Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Vida nas mãos de Deus e Eucaristia


Edith Stein

O mais importante deve ser que a Eucaristia sagrada deve se tornar o ponto central da vida, que o salvador eucarístico torne-se o centro da vida que todo dia se tome e que seja devolvido em suas mãos, que todos os assuntos sejam deliberados com Ele. Com isso se dá a Deus chance para poder ser acolhido no coração, formar a alma, transformando os órgãos da alma com visão clara, e ouvido límpido para o supraterreno. Então acontecerá por si que aprendamos a ver as questões da vida pessoal com os olhos dele e decidir em seu espírito.

A isso se deve somar-se uma ponderação serena e sóbria das realidades e dos acontecimentos exteriores. Quem vive na fé sólida, de que nada acontece sem o saber e a vontade de Deus, mesmo os acontecimentos mais desconcertantes e os golpes mais duros não poderão tirá-lo do eixo. Conservará a calma, para ver as situações com clareza e para encontrar as linhas e diretrizes que são dadas na situação do conjunto para uma postura prática.

Ademais, a vida com o salvador eucarístico faz com que a alma seja elevada acima da estreiteza da vida pessoal/individual, que os assuntos do Senhor e de seu reino, justo como aqueles que se comprometeram com Ele por meio dos votos do estado religioso, transformem-se em seus assuntos e que tanto as necessidades e premências pequenas quanto as grandes na vida individual percam seu peso na mesma medida. Estabelece-se aquela liberdade e alegria que pode haurir da fonte eterna, uma nova: a partir dos grandes acontecimentos do drama mundial do pecado original e da redenção, que se renovam novamente na vida da Igreja e na alma de toda pessoa humana individual, deixando que a vitória da luz sobre toda treva torne-se sempre um acontecimento sempre novo.

Quem alcançou essa altura livre e essa visão ampla cresceu acima daquilo que, no sentido usual, chama-se de "felicidade" e "infelicidade". Ele pode ter que lutar duramente por sua existência exterior, pode renunciar à estadia junto a uma vida familiar no calor humano, ou a uma correspondente comunidade humana que lhe dá apoio e suporte - só e infeliz ele já não poderá ser. Nem sequer humanamente só: quem vive com a santa Igreja e sua liturgia, ou seja, vive de forma verdadeiramente católica, sente-se inserido nessa comunidade humana grandiosa, por toda parte encontra irmãos e irmãs, ligados com ele no íntimo. E uma vez que, de toda pessoa que se entrega nas mãos de Deus, brotam torrentes de água viva, ela exerce uma força de atração misteriosa nas almas sedentas; sem pretender isso, acaba tornando-se guia de outras pessoas que buscam pela luz, exercendo a maternidade espiritual, gerando e educando "filhos" e "filhas" para o Reino de Deus. A história da Igreja está repleta de pessoas, homens e mulheres, que trilhavam esse caminho "no mundo". E é evidente que nossa época tem necessidade dessas pessoas. Ao paganismo moderno, para o qual qualquer roupagem espiritual torna-se suspeita, e que não quer saber de qualquer doutrina de fé, a vida do além não poderá se aproximar de nenhum outro modo a não ser por meio de pessoas que, vistas a partir de fora, são iguais às outras, exercendo talvez a mesma profissão no mundo, que têm fortes interesses comuns com as pessoas deste mundo e, no entanto, sente-se que são sustentadas por uma força misteriosa, que provém de algum outro lugar.

O Senhor está presente no tabernáculo com a divindade e a humanidade. Não está ali por causa de si mesmo, mas por nossa causa: porque é sua alegria permanecer junto aos filhos dos homens. E Ele sabe que nós, como somos, precisamos de sua proximidade pessoal. A consequência disso para todo aquele que pensa e percebe naturalmente é sentir-se atraído para lá, e pode ali permanecer tantas vezes e quanto quiser. 

Sta Teresa Benedita da Cruz, Teu coração deseja mais
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...