John Knox, fundador do presbiterianismo |
Presbiterianos: Escócia - 1560
Oficialmente, o fundador da seita presbiteriana foi John Knox. Nasceuy em 1505, estudou em Glascow para ser sacerdote católico e foi ordenado em 1530, mas alguns anos mais tarde começou a aceitar a doutrina de Calvino e de Lutero. Viajou muito pela Europa. Chegou a ser capelão real anglicano. Lutou muito para tornar o anglicanismo mais luterano e calvinista. Recusou o celibato e casou-se com uma calvinista. Muitas vezes foi aprisionado e teve que fugir da Inglaterra e da Escócia. Em 1560 o Parlamento escocês aboliu a autoridade do Papa na Escócia, proibiu a celebração da Santa Missa e adotou a "Confissão de Fé" calvinista, codificada por John Knox.
Knox morreu em 1572. Tinha conseguido, sobretudo por meios políticos, introduzir o protestantismo na Escócia, em detrimento do Catolicismo. Seu sucessor, André Melville, aperfeiçoou o prestiberianismo na Escócia, escrevendo o "Segundo Livro de Disciplina". Neste livro expõe todo o sistema de governo da Igreja presbiteriana. Depois de mutias lutas, guerras e divisões, chegou-se à religião estável na Escócia.
Doutrina
a) A Bíblia é reconhecida como única autoridade em que se baseia a religião. Hoje, porém, muitos presbiterianos inteligentes reconhecem um certo valor na Tradição. Há muitos também que não reconhecem a Bíblia como inspirada e logicamente são levados a negar a divindade de Jesus Cristo.
b) Negam que Cristo tenha fundado uma Igreja: para eles a Igreja é uma simples associação de gente com a mesma finalidade e com a mesma fé em Cristo. Esta associação é voluntária. Ensinam, porém, que para se salvar, é preciso ser presbiteriano.
c) O ministério: há uma Igreja Baixa Presbiteriana, que ensina que "os mais velhos" e "presbíteros" são declarados tais por imposição das mãos e devem dirigir o culto, pregar o Evangelho e administrar os sacramentos. Porém, entre os leigos e estes presbíteros, não há nenhuma diferença. Os presbíteros são apenas encarregados pelos outros de trabalhar em favor dos fiéis.
d) A Igreja Alta Presbiteriana sustenta que Jesus instituiu uma classe de presbíteros para pregar a palavra e administrar os sacramentos.
e) A confissão de fé de Knox é o fundamento do Presbiterianismo. Esta confissão é continuamente modificada.
f) Os sacramentos: aceitam só o batismo e a ceia do Senhor.
Frei Battistini, A Igreja do Deus vivo. Petrópolis: vozes, 1992. p. 126-127.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.