Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assembléia de Deus e sua Divisão (Pentecostais)


Fundação

A Assembléia de Deus foi fundada em 1914 na cidade de Hot Springs, EUA, por um grupo de pastores provenientes de diversas denominações protestantes. Estes pastores conseguiram reunir mais de 100 congregações diferentes em uma só denominação que se chamou Assembléia de Deus.

Orientação

Os pontos doutrinários são tirados das outras igrejas protestantes, aceitando quase todos os princípios destes, como: somente a Bíblia, somente a fé salva, negação do culto a Maria, etc.

Divisão da Assembléia de Deus

Os membros da Assembléia de Deus estão sujeitos a uma divisão sem controle, pois eles pensam que o Espírito Santo age diretamente em cada um deles. Quando alguém diz ter uma visão, ou um sonho, ou uma profecia, etc., e alguém discorda, aí começa a separação, dando início assim a uma nova seita.

Principais grupos no Brasil

a) Congregação cristã do Brasil: começou em 1909 em São Paulo, vinda dos EUA. Distingue-se das outras congregações por certas características próprias.

b) Cruzada "Brasil para Cristo". Fundada pelo pastor Manoel de Melo em 1955, que se desligou da Assembléia de Deus por motivos financeiros.

c) "Deus é amor". Fundada por Davi Miranda, cunhado de Manoel de Melo, em 1962, também por motivos financeiros.

d) "Casa da bênção", igreja da graça, igreja universal do reino de Deus, etc. Todos se separaram por motivos de dinheiro.

Além destas existem outras seitas: Cruzada Nova Vida, Evangelho Quadrangular, Igreja da Restauração, Reavivamento, Cristo Pentecostal, etc.

Doutrina

Aceitam duas espécies de batismo. Batismo de água e batismo do Espírito Santo. Batismo de água é administrado só aos adultos e significa um simples sinal de arrependimento (como o de João Batista). Batismo do Espírito Santo é sempre acompanhado pelo dom das línguas.

Outro ponto fundamental: as curas milagrosas. Para eles qualquer tipo de doença é obra do demônio. Por este motivo, todo seu trabalho consiste em expulsar demônios das pessoas. É evidente que, desta forma, criam nas pessoas um clima de medo e de terror, que muitas vezes prejudica irremediavelmente a saúde mental e física. É evidente, também, a exploração das emoções e dos sentimentos dos mais pobres e doentes. A insistência com que pedem dinheiro aos pobres, doentes e velhos, e de modo astucioso, fez revoltar muita gente, pois os pastores se tornaram ricos de modo escandaloso. As pessoas mais esclarecidas, logo percebendo o engano, se afastam, e voltam a procurar sua Igreja Católica, que é a única fundada por Jesus.

Conclusão

É necessário que todo católico se conscientize que é chegada a hora de assumir a responsabilidade da evangelização. Sobretudo no meio do povo pobre que sempre é explorado e manipulado por estes espertalhões sem escrúpulo.

Frei Battistini, A Igreja do Deus vivo. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 137-138.
Blog Widget by LinkWithin

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Oh, seu mané, está assembléia acima é aquela porcaria de reunião lá na Azuza Street, EUA, que influenciou os batistas suecos espertalhões, Gunar Vigren e Daniel Berg, que espalhou tais porcarias em Belém do Pará, passando a perna em um pastoreco batista daquela cidade.eles fizeram proselitismo arrebanhando incautos e influenciando outros espertalhões para fundar outras seitas assembleianas: madureira,missões, a dos últimos dias, vitória em Malafaia...
      Geraldão O Galão

      Excluir
  2. Conte-nos, então, qual teria sido a história de vocês..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, tal história é outra assembléia, um tipo de convenção protestante, inventada desde os tempos dos fanáticos puritanos congregacionais, passando pelas seitas batistas e adotada por outras denominações heterodoxas do protestantismo. Os fundadores deste estrume pentecostalista, assembléia, foram Daniel Berg e Gunnar Vigren, que passaram um outro prosélito, um batista tradicional, para trás em sua ausência.
      Geraldão O galão

      Excluir
  3. coitado nao sabe nem a historia da igreja dele e que falar dos evangelicos..pra seu conhecimento so de tortua o catolicismo romanos e seus barbaros papas matou muita gente queimada na inquisiçao isso vc nao fala ne? sabe quantos anos de inquisiçao..560 anos e mole,, e tem mais a maior latifundiaria de terra e a igreja catolica ..tem mais e ainda o governo estadual-federal-municipal..gasta com reforma de suas igrejas..coisa que ja que sua igeeja e romana e o vaticano e um pais ..e nosso pais e laico jamais suas igrejas deveriam ser restaurada com nosso dinheiro..porque eu tambem pago imposto..nossas igrejas sao contruidas com nossos dizimos e oferta nao entra dinheiro de governo..isso e so uma historia pra vc saber..agora se alguem roubar seja la padre pastor bispo etc..no dia do juizo..sem sobra de duvida eles darao conta de suas mazelas..ai nao tem choro nem vela..e fica na paz

    ResponderExcluir
  4. coitado nao sabe nem a historia da igreja dele e que falar dos evangelicos..pra seu conhecimento so de tortua o catolicismo romanos e seus barbaros papas matou muita gente queimada na inquisiçao isso vc nao fala ne? sabe quantos anos de inquisiçao..560 anos e mole,, e tem mais a maior latifundiaria de terra e a igreja catolica ..tem mais e ainda o governo estadual-federal-municipal..gasta com reforma de suas igrejas..coisa que ja que sua igeeja e romana e o vaticano e um pais ..e nosso pais e laico jamais suas igrejas deveriam ser restaurada com nosso dinheiro..porque eu tambem pago imposto..nossas igrejas sao contruidas com nossos dizimos e oferta nao entra dinheiro de governo..isso e so uma historia pra vc saber..agora se alguem roubar seja la padre pastor bispo etc..no dia do juizo..sem sobra de duvida eles darao conta de suas mazelas..ai nao tem choro nem vela..e fica na paz

    ResponderExcluir
  5. Caro, você que não conhece a história nem da sua nem da Minha, hehe..
    Há artigos aqui no blog sobre a Inquisição. Dá uma lida, antes de ficar repetindo o que vc não sabe.
    E vá aprender a escrever minimamente antes de querer discutir esses assuntos.

    ResponderExcluir
  6. Caro Fábio, sou evangélico e gosto de estudar e ver vários pontos de vista à cerca de várias religiões, justamente para poder debater. Realmente no mundo de hoje vemos coisas do tipo que você citou (exploração dos pobres, expulsar demônios) mas não podemos generalizar. Sei que essas coisas existem mas nem todas são assim. Eu, por exemplo, faço parte de uma Assembléia de Deus que não condiz com sua descrição. O foco da igreja que faço parte não é o dinheiro e sim a salvação. Na igreja que faço parte vemos doença como doença. Oramos pedindo para que Jesus cure, mas também sabemos que médicos estão aí para nos ajudar mas não atribuímos à doença à demônios. Adoecer é da natureza do homem e temos consciência disso. Estou falando da assembléia de Deus que eu faço parte, sei que existem coisas erradas por aí, como existem em todo lugar, mas não podemos generalizar. Por exemplo, vemos vários casos de padres pedófilos, mas isso não quer dizer que todo padre seja pedófilo, não podemos generalizar. Existem padres que são pessoas sérias e merecem todo o respeito, não podemos simplesmente colocar um rótulo neles. Pois os justos acabam sendo taxados pelos injustos. À você e à qualquer um que quiser, as portas da igreja que faço parte estão abertas, para que possam conhecer e ver que existem igrejas evangélicas sérias que pensam no bem do povo e em sua salvação. Obrigado pela oportunidade de esclarecer essa situação aqui e deixo meu e-mail caso haja qualquer outra dúvida, farei o possível para esclarecer. A paz do Senhor esteja com todos. (lima.adp@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é protestante pentecostal herege.
      Geraldão O galão

      Excluir
  7. Caro Pedro, desculpe a demora. Vi o teu comentário somente agora, rs.

    Bem, você diz que a sua igreja é diferente, e eu não duvido. O artigo em questão, tirado de um livro, não pretende esgotar todas as igrejas possíveis, mas apenas falar do seu início. No mais, mesmo que vocês sejam mais sérios, ainda assim discordamos quanto aos princípios fundamentais, quais sejam Sola Scriptura, Livre exame, Sola Fide, etc.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Observei o que os caros disseram um ao outro tenho visto muitas guerras de foices e facas porem nasci num lar cristao nao vem ao caso dizer qual denominacao pois sei que descobriram no decorrer do que vos escrevo. Onde existe o erro onde uma obra e totalmente constituida no amor de Cristo? onde o unico Pastor e Jesus Cristo, onde Cristo disse ide por todos os lugares e nacoes pregar meu evangelho, onde o veu e sinal de poderio dos anjos e mesmo na igreja catolica ainda e usado com excessao de denominacoes que interpretam tal passagem de outro modo. Onde os salmos sao entoados como hinos ao Senhor, onde o Senhor nos deixou a saber que de graca recebestes e de graca vos dara nao tendo assim dizimos e sim ofertas para construcaodas igrejas, obras missionarias, fundo para socorrer os irmaos em necessidades extremas, onde quem prega trabalha para seu sustento sem receber um centavo se quer da igreja, onde tambem quem cuida da casa de Deus e musicos nada recebem somente tudo feito por amor e a obra ja esta nos 4 cantos do mundo pregando exatamente o que o Sr. Pediu e mandou junto aos dicipulos.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...