Ontem, dia 02 de julho, no programa "Escola da Fé" dirigido pelo Prof. Felipe Aquino no canal Canção Nova, o Pe. Paulo Ricardo se pronunciou, dentre outros assuntos, a respeito de filosofias contrárias à religião, como o agnosticismo, o deísmo, o racionalismo, bem como outras erroneamente vinculadas à religião, como o fideísmo e o biblicismo (o Sola Scriptura de Lutero), tudo isto em referência à encíclica Fides et Ratio de João Paulo II, em 14 de setembro de 1988.
Com clareza singular, Pe. Paulo Ricardo demonstrava a incompatibilidade destes doutrinas com a visão católica, denunciando tendências racionalistas dentro da teologia, as quais chamou de "epidemias". Frizou ainda a necessidade de uma leitura bíblica que, embora amadureça o seu caráter literal, se ordene ao espiritual, como significado último e profundo da proposta bíblica.
Tratou ainda dos movimentos revolucionários que, à força de sua ideologia, projetam mundos ilusórios, arvorando-se em criadores a despeito da divindade, almejando claramente se substituírem a ela. Neste sentido, citou Nietzsche, que afirmou a inexistência "dos deuses" porque simplesmente, na ocasião de suas existências, ele não suportaria não ser um. Pe. Paulo Ricardo disse, então, que é esta a intenção dos tais revolucionários.
Sobre a discussão contra estes por parte dos católicos, Pe. Paulo Ricardo sustentou uma posição muito semelhante à do filósofo Olavo de Carvalho, segundo a qual pode se tornar perda de tempo discutir argumentos com as pessoas que se denominam revolucionários. Se lhes é mostrado um argumento superior, eles evadem afirmando que a razão também não é algo assim tão seguro. Frizou que muitos destes que se consideram racionalistas hoje, amanhã estão acreditando nos poderes dos cristais. Terminou por chamá-los de "safados", dizendo que o que se deve fazer é desmascará-los, denunciar-lhes a desonestidade intelectual.
Pe. Paulo Ricardo tratou ainda de outros assuntos, sempre dono de particular clareza. Além de sua manifesta inteligência e fidelidade à doutrina da Igreja (que inevitavelmente nos faz compará-lo à fraqueza doutrinária do Pe. Fábio de Melo, cujo programa teria início logo depois do término do "Escola da Fé"), o padre ainda se faz notar pelo porte e pelas roupas que usa, dignas de um sacerdote. Enfim, ver um padre assim desperta um santo orgulho, uma alegria de saber que há ainda, como dizia o Pe. Antônio Vieira, quem se ponha, nesta terra, contra o inferno e a favor do Céu.
Fábio Luciano
excelente sacerdote. Rezemos nesse ano sacerdotal para que Deus nos envie mais padres como esse.
ResponderExcluirOlha ele é ótimo e Felipe tem coisas boas tb, mas o problema deles é esse, levar com a barriga os erros crassos da rc"c"!!!!!
ResponderExcluirDeixo aqui o site dele: http://www.padrepauloricardo.org/ Vale a pena baixar e escutar os audios dele, são muito bons.
ResponderExcluirPq o Jô não convida pessoa assim para o seu programa????
Sim.. Escutei uma pregação deste site recentemente. A gente vai gravar uns cds pra locação no grupo. Se conheceres outros sítios onde seja possível baixar áudios dessa qualidade, agradeço se me informar. Pax.
ResponderExcluir