Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Devemos ser cristãos antes que católicos?


Ontem, no encerramento dos festejos de Santa Maria Madalena, uma banda musical que todos juram ser católica, já no desfecho da procissão, arriscou soltar uma flatulência teológica: "e não esqueçam que nós devemos, antes de ser católicos, ser primeiro cristãos". É interessante como sempre estou sem estilingue nessas situações. Seria uma conspiração do outro mundo? rs.. Acho que deve ser porque eu não tenho um.

Agora, detalhe: ao lado do nosso relinchador estava simplesmente um padre, e de braços dados com esse representante da teologia moderna! Por isso eu defendo que, além da formação teológica e filosófica - que, sejamos sinceros, não vai bem - os seminários deveriam formar em defesa pessoal! Deveriam aprender arte marcial tradicional pois, também aqui, o tradicional é melhor. rs...

No entanto, de nada serviria estar fisicamente preparado para golpes eficientes se, filosófica e teologicamente, os sacerdotes não percebem o problema da afirmação do rapaz. E também por isto, ninguém ao redor parecia incomodar-se com aquele ensinamento típico de quem não teve os rudimentos da catequese. Ao contrário, uma senhora, algum tempo depois, reforçou a mesma coisa que o rapaz tinha dito. E, neste contexto, a gente fica se perguntando sobre a compreensão que a maioria dos assim chamados católicos têm da própria Fé. Se ao menos parassem de ler os gibis dos favos, dos chalitas, dos curys, dos boffs, dos helders, dos bettos, etc, etc...

Eu sei que pode parecer um tanto forte, mas não tenho medo de afirmar tranquilamente que, enquanto um sujeito assim sustenta uma posição tão descabida, está simplesmente impedido de saber o que seja a santidade e de alcançá-la. Ora, se é fato que ele, não somente é católico, mas existe precisamente para ser santo - é este o motivo pelo qual Deus o sustenta nesta vida - então podemos compreender como uma crença assim romântica, bem ao gosto de todo mundo - sobretudo do diabo -, bem relativista e aparentemente cordial torna-se o impedimento da sua realização como ser humano. E isto é sério! Bem mais do que parece.

Charmar-me-ão dramático! Rs... Por muito menos, S. João da Cruz usa termos como "impedimento total" para a união com Deus. Mas, a fim de evitar que os leitores mais "tolerantes" rasguem suas vestes diante desta página virtual, expliquemos o que se dá nesta proposição disparatada do rapaz que, sinceramente, ainda não é católico. Lembremos que o dom da Fé, que é Virtude Teologal e não mero assentimento à versão pessoal da vizinha, perde-se com qualquer explícita negação de um ponto essencial da Doutrina. E é o caso. Vamos lá.

Catolicidade e Cristianismo não são coisas diversas, mas uma e a mesma realidade. Ser católico é ser cristão e - pasmem - vice versa. S. Paulo refere-se, nas suas cartas, a "uma só Fé, um só batismo e um só Senhor". Disto se segue que, para tal, uma só Igreja é legítima. A diversidade de seitas produz uma diversidade de credos, de batismos e de senhores - ainda que estas construções mantenham um só nome comum - e isto, creio, é evidente. Portanto, distancia-se totalmente do ensino de S. Paulo. Os católicos, nos inícios da Igreja, eram designados pelo nome genérico de cristandade. Os protestantes - ô tempo bom - não existiam e os hereges eram combatidos com rigor. Este combate teológico ganhava legitimidade porque, então, a Verdade, ela mesma, se tinha feito Carne, habitado entre nós e nos comunicado a Sua vida. Defendê-la e ensiná-la, portanto, era um imperativo: "Ide e ensinai".

Então nós temos, neste contexto, a Verdade e as doutrinas que divergem dela. Estas doutrinas podem ser entendidas como precursoras da Verdade ou como impedimentos para ela. De um modo ou de outro, a Verdade deve substituir-lhes, assumindo e promovendo, claro, aquilo que, nestes corpos doutrinais alternativos, não lhe fosse oposto e até lhe facilitasse na sistematização do seu discurso. Tal é, por exemplo, a relação entre a Fé cristã e a Filosofia grega.

É evidente que a verdade deve gozar de superioridade. Igualá-la ao erro é desrespeitá-la. A verdade é, por natureza, exclusiva. O nosso século, no entanto, se auto-proclamando o século do diálogo, tende a relativizar tudo, sob o pretexto de não desagradar as partes. Mas, ora! Que tipo de sinceridade é esta? É claro que, num tal ambiente ideológico, a verdade não respira e torna-se, pelas implicâncias de sua própria natureza, algo que se deve evitar, que se deve negar. O relativismo é o desrespeito para com a verdade. E relativismo, no âmbito religioso, significa pôr em pé de igualdade todas as propostas doutrinais, por mais diversas e até contraditórias que sejam. Um sujeito que aceite aderir a esta sopa não pode querer receber o qualificativo de cristão de forma justa, pois Jesus, Ele mesmo, nos disse: "Eu sou a Verdade". O que há nesta curta afirmação de não entendível?

O protestantismo surge como negação de verdades católicas, e, para a Igreja Católica, suas verdades não são produto de um mero esforço humano, uma construção puramente cultural e, por isso, contingente. Não. Para a Igreja, sua doutrina é revelada, isto é, foi-nos dada por Deus e, disto se segue que seja perfeita e, por isso, imutável. Alguém pode não querer aderir a isto, mas então não se afirme católico, oras! A Igreja não obriga ninguém a sê-lo. No entanto, os que são, ao menos façam o mínimo esforço para saber o que Ela diz a respeito de si mesma.

Ora, se a Igreja crê que a sua doutrina é perfeita e diz a verdade infalivelmente, então, tudo o que dela se afaste implica em erro. Alguém poderá reclamar da suposta pretensão dos católicos de possuírem a verdade. Mas não nos poderá chamar incorentes porque agimos assim. Incoerência é a desse rapaz que vomita besteiras sem a mínima dimensão do que está dizendo e pretendendo-se, com esse discursozinho, ser um representante do verdadeiro catolicismo, visto que tais clichês pretendem ser reprimendas para os ditos "católicos obscuros", quadrados, medievais, etc. Percebe-se, desse modo, que o aparente discurso da tolerância universal é tolerância somente com o erro e, de outro lado, intolerância pura e simples com a verdade.

Estar com Cristo é estar com a Igreja Católica, e foi o que Ele mesmo disse: "Quem vos ouve, a Mim ouve; quem vos rejeita, a Mim rejeita". Lutero, portanto, rejeitou a Nosso Senhor, e com ele todos os que se inspiraram na sua desobediência mal travestida de devoção. Ser plenamente cristão identifica-se, então, com ser católico e ser católico identifica-se com ser cristão. Isso é catolicismo. Se alguém quiser defender coisa diversa, que o faça, mas não se pretenda católico depois disso.

Sem a Verdade, não haverá vida espiritual. Sem o dom da Fé, íntegra e pura, não haverá Esperança teologal e nem Caridade, o que é terrível. E, sem a Caridade, como nos diz S. Paulo, tudo é nada. É possível desenvover virtudes morais, ainda que fora dos limites católicos, pois todos partilhamos de uma mesma natureza humana que traz, escrita em si, a Lei Natural que nos orienta, a grosso modo, sobre o que seja uma conduta correta.

Só que isto está anos luz abaixo do que seja a santidade propriamente dita. E sem entender o que seja a Igreja, sem corrigir este conceito disparatado, este rapaz não chegará lá. A santidade só é possível na Verdade. Alguém poderá dizer: "mas Deus pode, levando-lhe em consideração a inocência, conduzir-lhe." Pode, claro. Mas, se tal acontecer - o que geralmente se dá de forma ordinária, isto é, por uma  real formação doutrinal e não por um "êxtase" numa reunião carismática -, com certeza, no meio do processo, o rapaz terá de corrigir a sua visão sobre a Igreja. E isso é regra! Ninguém vai a Deus pela mentira.

E quem ama a Igreja não pode deixar de sentir uma tristeza quando, no meio de um evento assim católico, estas discrepâncias surgem e são acolhidas como produto sublime da Fé. Sinto muito, mas em vários meios católicos a formação catequética tornou-se o que de menos importa. Seguindo a linha individualista protestante, cada um tem acolhido as verdades que lhe soam bem, que lhe agradam pessoalmente e é geralmente esta sopa disforme que nos é mostrada - seja na TV, seja em passeatas, retiros, etc - sob o nome de catolicismo.

Que a Virgem Santíssima socorra a Igreja de Seu Filho.

Fábio
Blog Widget by LinkWithin

33 comentários:

  1. Você parece uma pessoa culta, mas sem o Espírito Santo, continua cego. Me desculpa, mas preciso pelo menos te intrigar para buscar na Palavra de Deus:

    João 8:31-32: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

    ..Mateus 22:29: Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

    Ache UMA, apenas UMA passagem onde podemos ser saber que Maria intercede por nós! Ache base bíblica sobre o sinal da cruz ou para rezas repetidas. Leia Mateus 6:7

    A Escritura só afirma ter um Deus, Um Senhor, Um Mediador, Um Advogado e Um Salvador. Prefiro ficar com ela do que com as heresias da Igreja.

    ..1 Corintios 8:5-6: Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há UM só DEUS, o PAI, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e UM só SENHOR, JESUS CRISTO, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ELE.

    ..1 João 2:1: Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, JESUS CRISTO, o JUSTO;

    Veja que não temos nenhuma Senhora e caso vc afirme o contrário, está chamando a bíblia de mentirosa. Já catolicismo ou cristianismo perdem TODO o fundamento. Por favor, publique meu comentário em Nome de Jesus e dê voz para o Espírito de Deus e não para o papa, padre ou pastor.

    ResponderExcluir
  2. Vezes 7, rs...

    Eu fico cada vez mais convencido de que, na verdade, só os católicos é que conhecem a Sagrada Escritura. Os chamados protestantes, dela só sabem partes fatiadas e, ainda assim, com um sentido

    bastante torcido.

    Como vê, seu comentário foi publicado. Não há nenhuma dificuldade em comentar neste blog, pois não me sinto intimidado por essas estrategiazinhas de vocês. Mas vamos lá, ao seu comentário. Verá que

    não há nada demais nele.

    "João 8:31-32: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    Justamente. São também palavras de Nosso Senhor: "Pedro, tu és Pedra e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja" (Mt 16,18)

    "Pedro, apascenta os meus cordeiros" (Jo 21,15-17)

    "A minha carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue é verdadeiramente uma bebida" (Jo 6,55)

    "Quem come a Minha carne e bebe o meu Sangue permanece em Mim e eu nele" (Jo 6,56)

    Considerando que toda a Sagrada Escritura é inspirada, concluímos que tudo o que lá se lê é Palavra de Deus. Então aí vão mais algumas:

    "Se alguém, ainda que um anjo do céu, vos pregar um Evangelho diferente do que vos temos anunciado, seja ele anátema" (Gal 1,8)

    "As Sagradas Escrituras não estão abertas à livre interpretação" (II Pe 1,20)

    E aí, vc permanece na palavra dEle?

    ResponderExcluir
  3. "Ache UMA, apenas UMA passagem onde podemos ser saber que Maria intercede por nós!"

    "Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
    Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
    Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
    Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.
    Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser." (Jo 1,1-5)

    Essa passagem, inclusive, demonstra a obediência de Jesus à Sua Mãe.

    E, que tal o "Todas as gerações me chamarão de bendita"? (Lc 1,48)

    E que tal o que o Anjo diz a Nossa Senhora: "Ave, cheia de graça" (Lc 1,28) do grego "kecharitomene" que significa "antes, agora e sempre plena da graça divina".

    E que tal o "Mulher, eis aí o teu filho; Filho, eis aí a tua mãe"? (Jo 19,27)

    Há ainda diversos símbolos que falam de Maria:

    Quando a Rainha Ester que intercede ao Rei pelo povo.

    O livro dos Cânticos refere-se a Maria: "És toda bela, ó minha amiga, e não há mancha em ti". (Ct 4,7)
    - És formosa, amiga minha, como Tirsa, graciosa como Jerusalém, temível como um exército em ordem de batalha. (Ct 6,4)
    "uma, porém, é a minha pomba, uma só a minha perfeita; ela é a única de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada, rainhas e concubinas a louvam.Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha? (Ct 6,9-10)

    Leia ainda Gn 27, e verá outro belíssimo símbolo da Mãe de Deus e da Sua Missão.

    ResponderExcluir
  4. "Ache base bíblica sobre o sinal da cruz"

    A cruz simboliza a morte de Cristo, pela qual tivemos vida. Escreve S. paulo: "ou ignorais que, vós que fostes batizados, o fostes no Sangue do Cordeiro, pela Sua morte?" (Rm 6,3)

    O sinal da Cruz, portanto, nos relembra esta morte que nos permitiu ter vida. MOstra ainda como devemos viver, segundo o mesmo S. Paulo: "Nós, que somos de Cristo, crucificamos a nossa carne com as

    suas paixões e concupiscências" (Gal 5,24).

    E quanto às rezas repetidas, se vc se refere ao terço, não tem nada a ver.
    O próprio Jesus, como Judeu, cumpria os preceitos judaicos que incluíam a repetição de orações ao longo do dia.

    Quando JEsus condena as orações repetidas, Ele se refere à prática farisaica de tentar convencer a Deus à força de belas palavras, como se Deus se compadecesse diante da cultura do orante. E isso é

    tão óbvio, 7vezes, que me espanta vc usar isso como argumento.

    "A Escritura só afirma ter um Deus, Um Senhor, Um Mediador, Um Advogado e Um Salvador. Prefiro ficar com ela do que com as heresias da Igreja."

    Rs.. Pois é. Nós, católicos, também afirmamos que só há um Deus e um Senhor. E também acrescentamos, com S. Paulo, que há uma só Fé e um só batismo (Ef 4,5). Vc diz que a Igreja prega heresias.

    Mas, meu caro, heresias são distorções de uma doutrina. Quem fez isso foram vcs, protestantes. E caíram na condenação de S. Paulo que eu pus acima: "se alguém vos pregar evangelho diferente..." rs.

    Cuidado, meu caro. Se informe direito.

    ResponderExcluir
  5. "..1 Corintios 8:5-6: Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há UM só DEUS, o PAI, de quem
    são todas as coisas e para quem existimos; e UM só SENHOR, JESUS CRISTO, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ELE."

    rsrs.. Essas passagens da Escritura não me assustam, pq eu concordo plenamente com elas. De fato, há só um Deus. Agora, deixa só eu dar um exemplo da estratégia protestante. Se fosse outro, poderia

    argumentar: "mas Jesus, citando o salmo 81,6 disse: 'vós sois deuses'" (Jo 10,34). Daí vc nota, meu caro, que há uma interpretação correta e há as falsas. Eu gostaria de saber como que vc sabe distinguir uma das outras. Daí vc nota a necessidade de um Magistério, alguém que ensine, coisa que vcs não têm. Dentre as milhares de interpretações, como vc garante que a sua é a correta? rsrs..

    Aliás, qual o nome da sua seita?


    "..1 João 2:1: Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, JESUS CRISTO, o JUSTO;"

    Sim, verdade. Aliás, São João foi aquele que acolheu a Virgem Santíssima em sua casa. Vê como não há contradição? Todos nos reconciliamos com Deus em Jesus. Mas isto não impede que, nEle, existam outros auxílios. Assim como vcs admitem o auxílio dos anjos... Aliás, vcs também têm o hábito de intercederem uns pelos outros, e isto não contradiz a mediação única de Jesus. AO contrário, esta interseção de vcs só têm sentido por causa da mediação única de Jesus. Assim também os santos que já estão com Deus. Eles, em virtude dos méritos de Cristo, podem pedir a Deus por nós e, dentre eles, de modo particularíssimo, a Virgem Santíssima.

    ResponderExcluir
  6. E aqui, vc se equivoca de vez:
    "Veja que não temos nenhuma Senhora e caso vc afirme o contrário, está chamando a bíblia de mentirosa. Já catolicismo ou cristianismo perdem TODO o fundamento."

    Rs.. Primeiro, meu caro. A Bíblia não surgiu do nada. Ela foi organizada pela Igreja Católica Apostólica Romana. Portanto, ela é filha da Igreja. Depois, nela não há tudo. Jesus, antes de ir ao
    Pai, disse aos Apóstolos: "muitas coisas tenho ainda a dizer-vos, mas não as podeis suportar por ora". O que isto significa? Que Ele diria depois, quando eles pudessem suportar. No início da pregação apostólica, não eram livros que eram distribuídos, mas a pregação se dava sobretudo por via oral. Justamente por isso S. Paulo escreveu: "A Fé vem pelo ouvir" o que também situa a pregação
    dentro de uma tradição, pois ouvir significa submeter-se a um outro, ao invés de um aprendizado solitário e subjetivista, como é o de vcs. Note o que disse o Eunuco ao Apóstolo quando, lendo o

    profeta Isaías, foi-lhe perguntado: "vc entendeu o que leu?" e ele respondeu: "como poderia entender, se não há quem me explique?" Aprenda, meu caro.

    Como eu já pus acima, a existência do auxílio dos santos não compete, mas reforça o senhorio absoluto de Nosso Senhor. Nossa Senhora exerce o seu papel porque foi para ele constituída por Deus. E isto é consenso desde o início da cristandade. Nem sequer Lutero chegou ao disparate de duvidar do papel singularíssimo de Nossa Senhora.

    Por fim, vc me recomenda:
    "dê voz para o Espírito de Deus e não para o papa, padre ou pastor".

    Veja que o Eunuco não pretendeu ouvir diretamente ao Espírito Santo. Ao contrário, o próprio Espírito Santo foi quem possibilitou o seu encontro com o Apóstolo, que representava a Igreja e, uma vez
    que lhe ensinou a verdade, possibilitou o seu batismo. Esse negócio de ouvir diretamente o Espírito Santo é coisa de quem não é sério, meu caro, pois, em geral, vcs ficam imaginando besteiras e ficam pensando que é Deus. Mas, é óbvio que tal coisa é por demais frágil. Não nego que Deus inspire interiormente, mas tal inspiração deve estar inserida dentro da Verdade revelada. Lembre que S. Paulo disse que o demônio pode se transvestir de anjo de luz. E a maioria dessas inspirações aí são puras criações subjetivas. É claro que, sendo Deus um Deus de ordem, ele não estabeleceria uma
    religião assim etérea e dependente de imaginaçõezinhas e cócegas emocionais. Então, se quiser aprender quem é Deus, quem é Nosso Senhor, converta-se e submeta-se a um sacerdote ordenado que te ministre os sacramentos.

    Enfim, meu caro. Se quiser continuar conversando, por favor, responda as minhas objeções.

    Que a Virgem Santíssima, Mãe do Verbo divino, possibilite a sua conversão.

    ResponderExcluir
  7. Mas uma vez estou acompanhando e aprendendo...

    Deus esteja com você, Paz e Bem...

    ResponderExcluir
  8. Oh WIlson.. é um prazer tê-lo por aqui. :)
    Abraços.

    Pax.

    ResponderExcluir
  9. Atenção!Você que procura estar por dentro de assuntos sérios:
    Ficamos sabendo que o terceiro segredo de Fátima foi deturpado;aliás, todas as aparições famosas de Nossa Senhora foram ardilosamente manipuladas pelo poder eclesiástico,e nós leigos,temos o dever de saber a verdade, porque o papa Bento XVI mostrou a Raymundo lopes os escritos originais da pastora Lúcia.Favor acessar o site "espacomissionario.com.br" e tire suas próprias conclusões a respeito daquilo que Nossa Senhora verdadeiramente pretende com Suas aparições Mundo afora, que é de nos avisar do retorno de Jesus que está muito próximo, iminente. Isto é muito importante, é muito grave, é muito comprometedor...

    ResponderExcluir
  10. Fábio Graa! Foi por isso que sai do catolicismo. Eles tentam explicar de toda maneira que Maria realmente pode interceder montando uma colcha de retalhos com passagens TOTALMENTE sem nexo e fora de contexto, assim você usa de preceito um texto fora de contexto, sendo que Deus é simples, trino e perfeito.

    Não vamos ficar discutindo, pois a verdade só existe uma: Cristo e não virgem Semíramis, mãe de Ninrode, aliás, virgem Maria, mãe de Jesus homem, não Deus.

    A verdade é essa:

    1 Timóteo 2 : 5 - Porque há UM só Deus, e UM só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (comentário: não precisamos montar colcha de retalhos para afirmar isso, as Escrituras o fazem com clareza. Veja, Jesus Cristo, homem, pois Paulo já sabia que teria essas fábulas com Deusas.)

    Judas 1 : 4 - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em DISSOLUÇÃO a graça de Deus, e NEGAM a Deus, ÚNICO dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. (comentário: vocês negam que Cristo é o único caminho)

    1 Timóteo 1 : 4 - Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.

    2 Timóteo 4 : 3-4 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    ResponderExcluir
  11. Se vocês querem ocupar o tempo de vocês com fábulas, está ok, mas eu voltarei ao evangelho sempre! Só quis te alertar, apensar dos sinais estarem na cara. Jesus Cristo jamais quis fundar um Estado como o vaticano:

    “O palácio onde reside o Papa tem 5 mil quartos, duzentas salas de espera, 22 pátios, cem gabinetes de leitura, trezentas casas de banho e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas.”

    Olha o que disse o Salvador:

    Lucas 9 : 58 - Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça; (comentário: reparou no contraste?)

    Mesmo assim:

    1 Timóteo 4 : 1-2 - Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ENSINOS de DEMÔNIOS, pela hipocrisia dos que FALAM MENTIRAS e que têm cauterizada a própria consciência, PROIBINDO o CASAMENTO, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; (comentário: os padres não são proibidos de casar? a igreja não tem tolices sobre abstinência de alimentos?)

    Lembre-se que fui católico até os 17 anos, SEI do que estou falando.

    ResponderExcluir
  12. 1 Coríntios 1 : 21 - Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.

    Sei que é difícil enxergar, ainda mais quando se está tentando começar no leite espiritual:

    Hebreus 5 : 13 - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é MENINO.

    Mesmo lendo explicitamente que só Cristo é o Senhor e Salvador, vocês preferem continuar com as heresias, então, deixo contigo e com a Palavra Viva que é Cristo e quem sabe ele tira as escamas dos seus olhos.

    Finalizo assim:

    Lucas 21 : 17 - E de todos sereis odiados por causa do meu nome. (comentário: o papa não é muito odiado certo?)

    Lembra da Diana dos Efésios? Veja onde o dogma “Maria mãe de Deus” foi discutido... no Concílio de Éfeso. Por que será? Aliás, não sabia que Deus tinha mãe! Não seria o Criador e criou a criatura?

    Sabe como foi confirmado o dogma da imaculada conceição? Leia no meu blog:
    http://vezes7.wordpress.com/2011/02/09/catolicismo-insight-2-imaculada-conceicao/

    Fica na paz do Salvador e não da salvadora.
    Publica esse comentário por favor!

    ResponderExcluir
  13. Caro vezes7, agora tenho que sair (Facul). Mas te respondo depois..
    Agora, interessantes duas coisas:

    1- Vc foi católico até os 17. E vc tem quantos? Pensei que tinha uns 12.
    2- Vc nem tocou nos argumentos que coloquei acima... rsrs E note que eu tinha escrito: "se quiser continuar conversando, responda as minhas objeções". Se vc nem tocou nelas, é pq não sabe.
    3- Não espere eu te refutar 7 vezes pra vc se convencer, rapaz...

    Fique no aguardo.

    Que a Virgem Santíssima, Mãe Puríssima do Verbo Eterno, verdadeira Mãe de Deus interceda pela sua conversão.

    Fiquemos com o Filho dEla que, assim como aos reis magos que O procuravam, é-nos apresentado por Ela...

    ResponderExcluir
  14. Vamos lá. Ponho algumas coisas que vc escreveu entre aspas e respondo em seguida. (aliás, coisa que vc deveria ter feito com o que pus acima...)

    "Foi por isso que sai do catolicismo."
    Que triste pra vc.

    " Eles tentam explicar de toda maneira que Maria realmente pode interceder montando uma colcha de retalhos com passagens TOTALMENTE sem nexo e fora de contexto, assim você usa de preceito um texto fora de contexto, sendo que Deus é simples, trino e perfeito."

    Será que você quer desenhado? rsrs
    Vc diz, aí, que Deus é simples e é trino. Como conciliar isso, rapaz? Sabe, como? Herança católica... rsrs
    Depois, Nossa Senhora pode sim interceder por nós. E isso é fácil de provar. Eu, por exemplo, posso interceder por ti.. rsrs tá bom, tá bom. Vcs acham que quem morre tá dormindo... Muito embora Maria tenha sido elevada ao céu. Mas, ainda que tivesse morrido, ela poderia interceder por nós. E eu provo:

    "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir. Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor; mas, de outra parte, continuar a viver é mais necessário, por causa de vós..." (Fil 1,21-24)

    Oras, o que Paulo está dizendo aí? Que desejaria morrer para estar com Cristo. Então, aqueles que morrem no bem vão para Deus. Ora, estando em Deus, essa pessoa não poderia pedir pelas outras? Neste caso, é fácil notar como esse tipo de interseção é, não só possível, como em nada contradiz a única mediação de Cristo, pq, aí, esta interseção se dá por dentro desta única mediação.

    Pegou?!

    ResponderExcluir
  15. Com relação à Virgem Maria, ela foi assunta aos céus, isto é, foi levada em Corpo e Alma. Ah, isto não está na Bíblia? É, não está. Também não está lá o coqueiro da minha casa, e nem por isso ele deixa de existir. Como eu pus acima, depreende-se que Cristo seguiria formando a Sua Igreja. O início da pregação apostólica era por via oral. E os Atos dos Apóstolos é um livro que conta o início da Tradição. Obviamente que esta tradição deveria continuar. Aff... É tão simples. A bíblia não é mãe da Igreja, mas filha dela. Inclusive, a bíblia que vc usa, embora adulterada por protestontos, só foi possível por causa da Igreja Católica que, sob a inspiração de Deus, elegeu os livros canônicos e os compendiou.

    O seu erro, meu caro, é pensar que a interseção de Nossa Senhora ou dos santos compete com a de Cristo. Mas não. De fato, Cristo é o único mediador, mas, a partir desta única mediação, torna-se possível toda uma realidade espiritual nova e dinâmica. Estamos, então, na interseção dos santos, coisa que vc ignora. Mas, se for sincero, é só dar uma lida nisso rapaz...

    Dentre os trechos bíblicos que vc põe, ainda que sem entendê-los, há este:

    "1 Timóteo 1 : 4 - Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora."

    Note o seguinte. Aí, Paulo diz que a edificação de Deus consiste na fé. Pra vc, fé é qualquer coisa que vc sente no estômago. Mas, para a Igreja - e isso desde os Apóstolos - a fé é a adesão a uma verdade que nos ultrapassa, a um corpo doutrinário objetivo. É por isto que o mesmo S. Paulo diz em outra passagem a que já me referi: "Se alguém, ainda que um anjo, vos pregar evangelho diferente do que vos temos anunciado, seja ele excomungado". Então, caríssimo, seja excomungado Lutero, Calvino, o seu pastor e quem mais que divergir do ensino apostólico. Ah, e isso tá na bíblia, tá? rsrs

    Estas divergências é que são as fábulas que vcs contam.

    ResponderExcluir
  16. Outra muito boa que vc põe:

    " 2 Timóteo 4 : 3-4 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."

    Quem é que junta doutores conforme as suas próprias concupiscêncisa? Quem é que escolhe a seita a depender do que se quer acreditar? Há inúmeros de vcs que, por exemplo, pq uma tal seita não aceita um segundo casamento, transita pra outra seita que aceita. Isso sim é procurar doutores segundo a concupiscência. Na Igreja Católica, ao contrário, temos uma teologia muito bem definida que, ao invés de satisfazer, ataca a nossa concupiscência. Faz um teste e se converte, rapaz. E, usando um pouco as expressões de S. Paulo em sentido inverso, eu te digo: desvie os ouvidos das fábulas e volte à verdade.

    **
    Diz vc:
    "Se vocês querem ocupar o tempo de vocês com fábulas, está ok, mas eu voltarei ao evangelho sempre! Só quis te alertar, apensar dos sinais estarem na cara. Jesus Cristo jamais quis fundar um Estado como o vaticano:

    “O palácio onde reside o Papa tem 5 mil quartos, duzentas salas de espera, 22 pátios, cem gabinetes de leitura, trezentas casas de banho e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas.”

    Olha o que disse o Salvador:

    Lucas 9 : 58 - Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça; (comentário: reparou no contraste?)"

    rsrs.. PRimeiro, deixa eu te perguntar uma coisa: o seu pastor vive assim, sem ter onde reclinar a cabeça? E vc? Segundo a sua interpretação, ter uma cama onde dormir, então, implicaria não seguir a Jesus Cristo? Compreenda primeiro, meu caro, o que quer dizer o texto bíblico. Veja o perigo do seu livre exame.

    ResponderExcluir
  17. O problema é que vc parte de um pressuposto naturalista; está entendendo a pobreza como virtude puramente material. Isto vem de outro erro, que tende a julgar os recursos materiais como maus. Isso é gnose. Mas deixa eu te mostrar algumas coisas sobre Jesus: tinha uma túnica inconsútil, típica dos ricos; recebeu ouro dos reis magos. Ordenou que Salomão construísse um templo todo em ouro para Deus. E ainda tinha estabelecido que o sangue de animais na Antiga Lei, prefiguração do Seu Sangue, fosse recebido em vasos de ouro. Quando foi celebrar a Santa Ceia, JEsus ordenou aos apóstolos que conseguissem uma sala espaçosa e dissessem: "o mestre precisa dela". Ora, talvez seguindo a sua interpretação, JEsus devesse ter feito a Santa Ceia no campo... No entanto, como o que iria fazer era algo importantíssimo, JEsus prepara um lugar e as condições necessárias.

    Ora, qualquer um que queira manter um trabalho a nível mundial deve ter a mínima condição para isso. E a proposta de Jesus é a conversão do mundo, conforme ele ordenou aos apóstolos. Ora, uma tal coisa precisa ter uma sede e precisa ter recursos para dar conta disso tudo. Precisa ter condições de bem formar os cristãos e precisa render um culto adequado e solene a Deus.

    É conveniente ainda distinguir a riqueza da solenidade. Esta última imprime respeito e expressa melhor o sagrado.

    Depois, a pobreza espiritual não é incompatível com a posse de bens. Davi, por exemplo, embora fosse rico, dizia ter sido pobre desde a infância. Contradição? Não, nenhuma. TAlvez sim pra vcs que não entendem nada. Nós somos soberbos quando acumulamos coisas somente para a nossa satisfação. Quando, ao contrário, conseguimos o melhor para dá-lo a Deus, ninguém pode nos reprovar, pq o que fazemos é expressão de amor.

    Depois, como a Igreja sustenta inúmeras obras de caridade - mais do que vc imagina -, hospitais, escolas, etc.. seria totalmente conveniente que ela tivesse os recursos para tal.

    Retiremos, ainda, o mito de que o vaticano é rico materialmente.


    Leia isso http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2010/01/06/%E2%80%9Co-vaticano-nao-e-rico%E2%80%9D/

    ResponderExcluir
  18. Por fim, o resto que vc escreve é tão tolinho que vou tentar resumir.

    Sobre o celibato dos padres, lembre que Cristo disse que "há homens que se fazem eunucos por amor do Reino". Lembre que o próprio Cristo foi celibatário. Lembre que Paulo diz que gostaria que os outros o imitassem não tendo mulher, mas reconhecia que alguns tinham nascido para isso e outros não. Portanto, Vezes7, eu só vou constatando que, na verdade, vc não conhece nada da Sagrada Escritura.

    Sobre a abstinência, a que vc chama de tolices, a Igreja não a recomenda por considerar que algum alimento é, em si, impuro. Na verdade, o faz para suscitar o sacrifício e o domínio de si mesmo pela mortificação. É a mesma lógica do jejum e que Nosso Senhor afirmou que seria praticado pelos seus quando Ele, o Noivo, fosse retirado do seu meio. Paralelos são encontrados em toda a Sagrada Escritura... Tem certeza que vc já leu a Bíblia mesmo? Ou só viu o que o seu "pastor" falou? rs

    Vc diz que foi católico até os 17 e sabe do que tá falando. Oras, meu caro, acorde! Um pivete que não conhecia da Igreja sequer a sombra, quer agora pretender entendê-la porque andou escutando e lendo as lorotas de um bando de sem noção e aproveitadores? Teu te perdoe por tua soberba e te converta!

    E quem está tomando leite espiritual é vc. Aliás, nem isso. Vc tá comendo é o sobejo da lavagem de Lutero. Que Deus te acorde!

    Por fim, vc sugere que o papa não é muito odiado.. Isso só prova o quanto vc é cego... Cego que pretende ver... Cego que se pretende guia. É como Saulo que, antes de se tornar Paulo, perseguia a Igreja de Cristo e pensava ver... Depois, descobriu que era cego. Tomara que esta descoberta aconteça com vc, meu caro.

    Considere-se honrado pelo longo texto que escrevo em resposta às suas asneiras. Que Deus se compadeça de vc e que a Virgem Santíssima, Grande Mãe de Deus, sane a tua desinteligência.

    A Jesus por Maria!

    Fábio.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde amigo,
    Uma discurção quase extremista de fato, cujo unico ponto de acordo suponho q seja:
    Deus Pai maior e supermo e Cristo como nosso Irmão maior e salvador, pois bem então trago-lhes (postarei tambem essa mensagem no blog de nosso outro amigo) uma mensagem (a maior de todas por sinal):
    "Amaras a Deus sobre todas as coias e ao proximo como a si mesmo."
    pois bem meus amigos e irmãos em Deus façais isso, somente isso e sereis feliz tanto aqui como no extra corporeo, tanto no céu, mundo dos espiritos, ou qualquer que seja o nome ou definição que dês...
    independente da religião respeitai o proximo, mesmo com crenças diferentes das tuas sejais pacificos que vos prometo o melhor
    Alem do mais mesmo que não acredite em Deus, conconda que se todos seguir esse caminho o mundo será muito melhor para viver?
    pois bem façais isso
    por favor desculpe pelos erros de ortografia ou qualquer ofença
    assim agradeço a paciência e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  20. Só para finalizar... Me esqueci de dizer:
    O grande Mestre nada escreveu pois seus ensinamentos não precisam ser escritos mas sim vivios como ele mesmo nos ensinou, por favor se desligem das palavras, de como dizer, dos dogmas, ou de qualquer outra "maneira" apenas viva seus ensinamentos, não importa se foi passado por uma padre celibatário que acredita em Santa Maria, por um pastor casado que não acredita em santos, ou qualquer outro individuo ou organização que os passe, o proprio Cristo condenou a lavagem excessiva da parte de fora dos copos e suas impuresas internas, faça o mesmo, siga seu exemplo apenas viva seu maior ensinamento.
    fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  21. Caro Jonas,

    Salve Maria, Mãe dos Filhos de Deus

    Eu conheço este tipo de conversa. Te perdôo, claro, os erros de português. Mas, como me recomendas "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo", o farei, e o farei de dois modos: defendendo Cristo e o que Ele ensinou e tentando ser útil a ti, mostrando as tuas contradições e esperando ser instrumento para te abrir os olhos.

    Primeiro, caro Jonas, quero que entendas que o teu discurso se insere dentro de uma linha chamada "romantismo" que prega um "amor" afetadamente sentimental em detrimento de uma verdade objetiva. Quero que me compreendas. Se algo não te soa claro, por favor, pergunta.

    Esta tua posição não é original e é perigosa porque, sob aparências de humildade, ela se fundamenta, na verdade, num orgulho velado disfarçado de virtude. Não estou te condenando; estou tentando de fazer ver o que para vc pode, por ora, parecer obscuro.

    E de que modo sei que é orgulho velado?
    1- Tentas me convencer de uma verdade sua. Criticas que eu defenda a Igreja e a sua doutrina, mas ao mesmo tempo tentas me convencer de uma linha de visão subjetiva sua.
    2- E tentas me convencer dizendo que, se eu seguir o que me dizes, tu me prometes o melhor. Veja: vc dá o critério de credibilidade: a sua promessa. rs... Enquanto o catolicismo se fundamenta na Palavra de Cristo, este seu naturalismo romântico se fundamenta na sua promessa. Pretensioso, não?

    Não estou te atacando; estou desmascarando algo que até pra vc pode parecer, como eu disse, obscuro. Não me leve a mal. Eu já vi muitos com esse seu discurso e sei que este tipo de afetação deixa de existir e abre espaço para um amor mais alto e autêntico tão logo os olhos adquirem a claridade do Evangelho. E é isto que eu desejo pra vc: a limpidez da Verdade.

    Vou continuar esta resposta pegando apenas umas pequenas partes do que vc escreveu e se invisto tempo nesta empresa é pq tenho esperanças de que Nosso Senhor te atraia de vez a Si. Vamos lá.

    ResponderExcluir
  22. Vc diz:
    "independente da religião respeitai o proximo, mesmo com crenças diferentes das tuas sejais pacificos que vos prometo o melhor"

    Sem querer voltar à questão da sua promessa, vc me pede para respeitar o próximo. Caro Jonas, o que vc considera uma atitude de respeito: a mentira ou a verdade? Vc considera que se eu acariciasse todo tipo de conversa que surge por aqui, independente da sua correspondência com a verdade, isto seria uma atitude de respeito? Vc acha que um pai passar a mão na cabeça de um filho drogado é respeito com ele? Ora, meu caro, este tipo de "respeito" é o que o diabo faz. Ao contrário, o respeito cristão é fundamentado no amor, e o amor é justo e claro: "quem não crê em mim será condenado" diz Nosso Senhor. Vc considera isto um desrespeito?

    Depois, aqui não desrespeitamos pessoas. Aqui nós atacamos as heresias, os erros. E isto é caridade! Por que eu me dou ao trabalho de te responder? Por caridade! E vc fala esse negócio de "independente de religião" porque aprendeu, erroneamente, que religião não importa, que é uma mera criação humana, que qualquer religião leva a Deus. No entanto, caro Jonas, isso não é verdade. A religião é o caminho para a Comunhão com Deus. O Filho de Deus fez-se homem para nos ensinar como fazer isto. Daí que a gente não pode inventar. Se pudéssemos inventar qualquer modo, ELe não precisaria ter vindo. Mas veio! E fundou uma Igreja: "Pedro, tu és pedra, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Isto não é historinha, rapaz.

    Se vc me pede pra amar a Deus sobre todas as coisas, eu te pergunto: faz parte do amor a Deus o ato de levá-Lo a sério? De levar a sério o que Ele diz? Pois bem! Eu lhe peço a mesma coisa: ame a Deus e Leve-o a sério. Depois, compreendendo que a Igreja é o caminho para Deus, somente poderei amar o meu próximo se desejar a Sua conversão. Então, caro Jonas, permita-me amá-lo e pedir: converta-se, rapaz. Eu só quero o seu bem.

    ResponderExcluir
  23. Aí vc diz:

    "Alem do mais mesmo que não acredite em Deus, conconda que se todos seguir esse caminho o mundo será muito melhor para viver?"

    O caminho que vc recomenda é seguir o ensinamento de Cristo. Ora, como se seguirá esse ensinamento quem não acredita no Cristo? Isto é uma contradição. O que vc sugere, no entanto, não é o ensinamento do Cristo, mas o que vc pensa que seja este ensinamento. Em outro trecho, vc diz que o Cristo não escreveu nada e, por isto, nós devemos também apenas viver o que Ele ensinou. Mas, de que modo vc sabe o que Ele ensinou? Pelo que dEle escreveram os Apóstolos... rs.. Percebe a sua contradição, rapaz? Depois, o próprio Cristo disse aos Apóstolos e à Igreja: "Quem vos ouve, a Mim ouve; quem vos rejeita, a Mim rejeita". De modo que seguir a Cristo é seguir a Igreja; amar a Cristo é amar a Igreja. Ser obediente a Cristo é ser obediente à Igreja. Aí sim, o mundo será muito melhor para viver. Contribua para isto com a sua conversão, Jonas.

    Aí vc diz "por favor se desligem das palavras, de como dizer, dos dogmas". rsrs..
    Vc tem idéia do que seja um dogma, Jonas? Como vc pede para nos desligarmos dos dogmas sem saber o que é um dogma?
    Quando Jesus diz, por exemplo, que é Deus, isto é um dogma. Devo me desligar disso, Jonas?
    Quando Jesus fala da Santíssima Trindade, isto é um dogma. Devo me desligar disso? Meu caro, não se precipite a falar de algo quando não tem uma mínima noção daquilo. Não se contente com as conversas de esquina. A Igreja é muito séria!

    Por fim, insisto de que esta sua posição, nada rara de se encontrar, é uma invenção dos inimigos da Igreja. Este romantismo é uma máscara para chamar de amor algo que de amor não tem nada. É como aclamar uma aparência sem substância. E isto, Jonas, além de não ser amor, impede que o amor nasça e cresça e dê frutos. Converta-se, meu caro, e seus olhos se limparão, e conhecerás o Cristo, tão belo, tão amável, eternamente adorável.

    Que a Virgem Mãe de Deus te oriente.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
    Isaías 42:8

    ResponderExcluir
  25. http://www.youtube.com/watch?v=rALtsyZVNHQ

    ResponderExcluir
  26. http://www.youtube.com/watch?v=k52citcQjEI&feature=channel_video_title

    ResponderExcluir
  27. Pelo amor de Deus, tu ainda tá nessa de imagens?
    Eu diria que essa fixação de vcs é que é uma verdadeira idolatria.. rsrs

    Creio que se o povo desse muita trela a vcs, vcs se tornariam também homens bombas para destruir toda e qualquer imagem no mundo.. rsrs

    Querido, simples imagem é uma coisa; ídolo é outra. Ídolo é uma imagem a que se pretenda ser Deus.

    Note que Deus mesmo mandou fazer imagens: a serpente de bronze, os desenhos nas paredes do templo construído por Salomão, os querubins encimando a Arca da ALiança.

    Depois não reclamem por eu os chamar de protestontos, plagiando a minha cara Teresa.. rsrs

    Mas é que vcs dão a merecer. aff..

    ResponderExcluir
  28. Assista aí, ó rapaz

    http://www.youtube.com/watch?v=FeecaoYfTLI

    ResponderExcluir
  29. E esses papinhos de a Igreja Católica ser a protistuta do apocalipse e não-sei-quê é coisa tão tola, rapaz, que investir neste ponto é assinar um atestado de bobice...

    Ora, rapaz, vai crescer, vai estudar, e se converte.
    Tu ainda fica dando ouvido a esses salafrários?
    Se quiser se enganar, vai lá, mas não vem me encher o saco, oras.

    ResponderExcluir
  30. Ah, vê isso ainda

    http://www.youtube.com/watch?v=0I4puPMUM8s

    ResponderExcluir
  31. 2 Reis 18:3e4 "E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã."

    ResponderExcluir
  32. Caro Anônimo, desde que suas dúvidas sejam sinceras, estamos aqui pra te ajudar. Vamos lá, devagarinho.

    - Simples imagens: esculturas, desenhos, etc. que têm o propósito de ser uma ponte (símbolo) entre o dado objeto e o ser simbolizado. Uma foto, por exemplo, remete, uma vez olhada, não àquele papel, mas à pessoa ali representada. A simples imagem, portanto, fala de outro. Nenhum mal há se ela fala de Deus.

    - Ídolos: imagens, esculturas, dotes, propriedades, vícios, etc. que pretendem tomar o lugar de Deus. Neste sentido, o ídolo é uma usurpação.

    Aí vc me traz uma passagem bíblica: e como fica a serpente de bronze que, agora, foi destruída e a bíblia faz questão de mostrar que isso era "reto aos olhos do Senhor"?

    Deus mandou fazer a serpente com um propósito específico. Primeiro, de modo imediato, ela serviria para salvar aqueles que eram mordidos pela serpente, manifestando, assim, o favor de Deus. De um modo mais geral, a serpente prefigurava Nosso Senhor erguido no madeiro da Cruz.

    No entanto, como diz este trecho que vc trouxe, alguns começaram a cultuá-la, queimando-lhe incensos. Isto é, passaram a tratá-la por divindade. Isso, sim, é abominável e Deus, que é zeloso e ciumento, fez questão de destruir aquele negócio.

    Agora, sem referência a este contexto, se vc diz que Deus mandou destruir só pq era imagem, então vc entra num problema. Porque Deus mesmo mandou fazer, e depois Deus mesmo manda destruir. Poderíamos perguntar: O que Deus quer afinal? Ele mudou de opinião? Mas em Deus não há mudança, como diz S. Paulo. E se arrepender, em sentido literal, implica em reconhecer que se fez um erro. Ora, Deus não erra.

    Depois, e os anjos sobre a Arca da Aliança, e os desenhos nas paredes do templo que eu te disse?

    Enfim, se vc for minimamente humilde, haverá de reconhecer...
    Peço que Deus te mostre.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...