Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ausência de todo o pecado em Maria


Tese: Maria foi isenta de todo o pecado venial.

Qualificação: Pode dizer-se de fé porque assim o ensina a Igreja no seu magistério universal ordinário. 

Provas

Explicação: A suma pureza da SS. Virgem não só se estende ao pecado original com a imunidade da "fomes de pecado" mas também a todo o pecado pessoal: mortal ou venial. A questão do pecado mortal é por si mesma tão patente que os teólogos costumam tratar só da imunidade do pecado venial. Esta isenção constitui um privilégio especial da SS. Virgem, porque é de fé que o homem justo não pode evitar todos os pecados veniais durante toda a vida. A SS. Virgem evitou-os em virtude de uma excepção a essa lei, isto é, por um privilégio especial, que não consta - pelo menos com esta amplitude - ter sido concedido a mais ninguém.

Adversários - Os protestantes

A) Tradição

"Se alguém disser que o homem, uma vez justificado... pode evitar durante toda a vida todos os pecados, mesmo os veniais, a não ser por um privilégio especial de Deus, como o ensina a Igreja tratando-se da Virgem Maria, seja anátema" (Conc. de Trento, ses. 6, cân. 23. D. 833.). Logo, segundo a doutrina da Igreja, em Maria não houve pecado de nenhuma espécie, nem mortal nem venial.

B) Escritura

A Sagrada Escritura diz que Maria havia de travar inimizades com o demônio: "Porei inimizades entre ti e a mulher" (Gn III, 15) e seria cheia de graça, "Ave, cheia de graça". Ora, não podia afirmar nem uma coisa nem outra se tivesse cometido algum pecado por menor que fosse; portanto, a SS. Virgem foi isenta de toda a mancha.

C) Razão Teológica

1- À SS. Virgem elevada à excelsa dignidade de Mãe de Deus - convinha estar ornada com a suma pureza; por conseguinte foi isenta de qualquer pecado ainda que levíssimo.

2- A fonte principal dos pecados veniais é a "fomes" do pecado; ora, tal "fomes" de pecado estava extinta na SS. Virgem, logo não cometeu nenhum pecado.

D) Consentimento dos Teólogos

Todos estão de acordo que Maria foi isenta da concupiscência que a incitasse ao pecado.

J. Bujanda S. I., Manual de Teologia Dogmática

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...