Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A contemplação, a sobriedade do portar-se e as afetações da hipocrisia


Quem possui o dom da contemplação porta-se com toda a dignidade e, dominando o corpo e a alma, torna-se muito atraente aos olhos de quem o observa. Aliás, se a criatura mais antipática deste mundo tiver a graça de alcançar esse dom, verá que a sua sorte se modifica de repente. De fato, toda a pessoa boa se alegrará com a sua companhia, e ficará convencida de que a sua presença lhe comunica paz de espírito e a aproxima de Deus.

Assim, procura adquirir a contemplação, se fores bafejado pela graça, pois quem possuir esse dom será senhor de si mesmo e exercerá domínio sobre tudo o que lhe pertence. Tal homem saberá discernir, em caso de necessidade, o caráter e o temperamento de qualquer tipo de pessoa. Além disso, sem cair em pecado, conseguirá adaptar-se a quantos se relacionam com ele, mesmo que se trate de pecadores inveterados. Tal poder de adaptação será motivo de espanto para aqueles que o observam e, com o auxílio da graça, servirá para atrair outros homens ao trabalho espiritual em que ele mesmo se exercita.

Tudo num contemplativo revela sabedoria espiritual. As suas palavras e atitudes são fervorosas, e produzem muito fruto. A sua linguagem é sóbria e veraz. Nele não há falsidade, e não adere às imposturas dos hipócritas. Há pessoas, no entanto, que, com todas as energias interiores e exteriores, procuram fortalecer-se e firmar-se por todos os lados, de modo a evitar qualquer deslize. Esses murmuram palavras humildes, com muitos gestos piedosos, e põem mais cuidado em parecer santos à vista dos homens do que em ser justos diante de Deus e dos seus anjos. Ficam muito pesarosos com um gesto descontrolado ou uma palavra infeliz pronunciada diante dos homens, mas pouco se perturbam com mil pensamentos vãos e outros tantos impulsos maus, que voluntariamente acolhem em si mesmos, quando não os regurgitam na presença de Deus, dos santos e dos anjos do Céu. Ah!, Senhor Deus, quanto orgulho não existirá onde abundam as palavras melífluas! É com certeza digno e justo que os que são verdadeiramente humildes adotem a linguagem e o comportamento exterior que estejam mais de acordo com a humildade existente no íntimo do seu coração. Mas isso não significa que devam falar com uma vozinha débil e embargada, que nada tem de natural! De fato, se as palavras forem verdadeiras, serão proferidas com sinceridade, e com voz firme e resoluta. E se alguém, que tenha uma voz forte e clara por natureza, falar muito baixinho (sem que esteja doente ou em diálogo íntimo com Deus ou o seu confessor), podemos ver nisso um autêntico sinal de hipocrisia, seja qual for a idade da pessoa em questão!

Que mais direi acerca destas ilusões perniciosas? Não há dúvida que é necessário o auxílio da graça para renunciar às afetações da hipocrisia. E se Deus não intervier, eu julgo que a pobre alma, vendo-se retalhada entre as palavras humildes e o orgulho secreto do coração, não tardará a cair na tristeza.

A Nuvem do Não Saber
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...