Requisitos para que a Confissão seja válida:
1- Arrependimento sincero - Surge daí o ódio ao pecado cometido e o propósito de não mais pecar
2- Exame de Consciência - Identificação dos pecados cometidos
3- Sinceridade cristalina na exposição dos próprios pecados - o pecador não deve buscar justificar-se, mas, antes, acusar-se, de forma breve e objetiva. Não poderá esconder nenhum pecado grave, sob pena de cometer outro pecado gravíssimo e não obter a absolvição.
***Após a confissão, cumprir humildemente a Penitência prescrita pelo Sacerdote.
Obs: O padre é obrigado por severas leis a guardar sigilo sobre os pecados que lhe contam...
***
Pessoas em pecado mortal NÃO podem comungar. Se o fizerem, estarão cometendo sacrilégio. Portanto, para receber o Corpo de Nosso Senhor é preciso estar em Estado de Graça, isto é, estar isento de pecados mortais. Aquele que comunga em pecado mortal, comunga a própria condenação.
Para enfatizar esta verdade, consideremos o que diz o cântico Lauda Sion, Sequência da Festa de Corpus Christi: "Recebem-no os bons e os maus igualmente, porém com efeitos diversos: os bons para vida e os maus para a morte. Morte para os maus e vida para os bons! Oh! Consideremos como são diferentes os efeitos que produz o mesmo alimento."
O mesmo já dissera S. Paulo. (Cf 1Cor 11,26-29)
Eis um ótimo material sobre o Sacramento da Penitência: Clique Aqui.
Aqui em União dos Palmares, na próxima Quarta Feira, a partir das 19:30 na Matriz de Santa Maria Madalena, haverá vários padres para a confissão dos fiéis.
Pax et Bonum
Fábio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.