Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A fé cristã não é produto do homem; vem de fora.

"O cristianismo somente pode acontecer como um novo nascimento. O ser cristão começa com o batismo, que é morte e ressurreição (Rom 6), e não com o nascimento biológico.

Romano Guardini, especialmente, apontou para um aspecto importante dessa figura fundamental da fé cristã, e até mesmo da fé bíblica, que não emerge do próprio interior, mas chega a nós de fora: o cristianismo, a fé cristã, diz ele, não é produto de nossas experiências internas, mas um acontecimento que nos penetra de fora. A fé depende de que algo (ou alguém) nos encontre, algo a que não alcance por si mesma nossa capacidade de experiência. A experiência não se alarga ou se faz mais profunda - esse é o caso dos modelos estritamente "místicos" -, mas sim que algo acontece. As categorias "encontro", "alteridade", "acontecimento" descrevem a origem interior da fé cristã e apontam para os limites da noção de experiência. Sem dúvida, o que aí nos toca provoca em nós experiência, porém experiência como resultado de um acontecimento e não do aprofundamento no que nos é próprio. É isso que significa exatamente o conceito de revelação: o não-próprio, o que não acontece no próprio chega até mim, arrebata-me para fora de mim, eleva-me sobre mim, cria o novo."

Joseph Ratzinger, Fé, Verdade e Tolerância
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...