Este é um ponto que gera polêmica, pois a maior parte dos católicos românticos de hoje em dia, não apenas querem cantar músicas do Régis Danese ou do Diante do Trono nas Santas Missas, mas ainda se servem destes cantores e grupos como fonte de inspiração. A estes, inculcar que não se pode cantar música protestante na Santa Missa se torna difícil.
Transcrevo abaixo um texto do saudoso Dom Estêvão Bettencourt sobre o assunto.
***
"Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas pelas razões seguintes:
1) Lex Orandi Lex Credendi (Nós oramos de acordo com aquilo que cremos). Isto quer dizer: existe grande afinidade entre as fórmulas de fé e as fórmulas de oração; a fé se exprime na oração, já diziam os escritores cristãos dos primeiros séculos. No século IV, por ocasião da controvérsia ariana (que debatia a Divindade do Filho), os hereges queriam incutir o arianismo através de hinos religiosos, ao que S. Ambrósio opôs os hinos ambrosianos.
Mais ainda: nos séculos XVII-XIX o Galicanismo propugnava a existência de Igrejas nacionais subordinadas não ao Papa, mas ao monarca. Em consequência foi criado o calendário galicano, no qual estava inserida a festa de São Napoleão, que podia ser entendido como um mártir da Igreja antiga ou como sendo o Imperador Napoleão.
Pois bem, os protestantes têm seus cantos religiosos através de cuja letra se exprime a fé protestante. O católico que utiliza esses cânticos não pode deixar de assimilar aos poucos a mentalidade protestante; esta é, em certos casos, mais subjetiva e sentimental do que a católica.
2) Os cantos protestantes ignoram verdades centrais do Cristianismo: a Eucaristia, a Comunhão dos Santos, a Igreja Mãe e Mestra... esses temas não podem faltar numa autência espiritualidade cristã.
3) Deve estimular a produção de cânticos católicos com base na doutrina da fé."
Dom Estêvão Bettencourt, O.S.B., Revista Pergunte e Responderemos. (Grifos meus).
Prezado Fábio,
ResponderExcluirPermita-me:
Só o fato de que todo protestante não crê na Eucaristia e nos dogmas marianos, já põe em "xeque-mate" a prática de suas canções dentro de um ambiente católico.
Como fazer a releitura de uma canção composta e executada por quem despreza o Corpo e Sangue de Cristo e ofende a honra de Nossa Senhora?
Isso só ocorre com muita frequência pela gritante maioria carismática que invadiu as paróquias.
Li certa vez que a tal da Aline Barros disse ter muito constrangimento por saber que suas composições são executadas por uma "igreja" que diviniza uma "pedacinho de pão com vinho"...
A outra amiga dela e cúmplice na heresia protestante, a Sra. Ana Paula "beyoncé" Valadão já até profetizou a queda da Igreja Católica da qual considera ser a babilônia.
Não posso crêr que o sangue derramado de tantos mártires;suas lutas e batalhas em defesa da Igreja, sejam resumidas num triste lamento ecumênico de um lá-ri-lá-lá protestante.
Santo Cura D'Arns, rogai por nós.
Obrigado.
Olegário.
Leia-se também http://beinbetter.wordpress.com/2010/05/28/nos-oramos-de-acordo-com-aquilo-que-cremos/
ResponderExcluirOlegário, fique sempre à vontade por aqui.
ResponderExcluirSubscrevo tudo o que você pôs aí...
E também peço que S. João Maria Vianney interceda por nós, juntamente com S. Pio X, e nos dê sempre um grande zelo pela Santa Liturgia, extirpando pra bem longe tudo o que for sombra de protestantismo para que, como pedia o servo de Deus João Paulo II, "A Sagrada Liturgia possa expressar o brilho que lhe é próprio" sem reducionismos...
Abraço. Pax.
Que Blog maravilhoso, cheio de luz e paz.
ResponderExcluirDepois dá uma passadinha lá no do nosso ministério...
Um abraço á vocês e fiquem com Deus!
Vale lembrar
ResponderExcluirna europa foram introduzidas os cantos "poplares" dos fieis na liturgia da igreja seguindo a praxe dos protestantes. E ainda, uma boa parte dos cantos era de origem protestante.
COM ISTO NAO QUERO DEFENDER A PROTESTANTIZAÇAO DA NOSSA SAGRADA LITUGIA. Mas vale a pena de lembrar este fato.
Miguel
também acho!! "não deis aos cães o que é dos filhos!!"
ResponderExcluire concordo mais uma vez: Ecumenismo NÃO!!!!!
..."Os cantos protestantes ignoram verdades centrais do Cristianismo: a Eucaristia, a Comunhão dos Santos, a Igreja Mãe e Mestra... esses temas não podem faltar numa autência espiritualidade cristã."...
ResponderExcluirOnde está na BÍBLIA SAGRADA essas coisas??
Igreja Mãe e mestre?? MESTRE é só o Nosso Senhor Jesus....
Nós cantamos o que está nas Sagradas Escrituras...é o que vale...o que Deus nos deixou escrito através de seus profetas...
Caro Eduardo, num curto comentário vc comete muitos erros.
ResponderExcluirPrimeiro: Vc crê na Bíblia Sagrada. Vc sabe quem foi que organizou a lista desses livros que vc lê no Novo Testamento? Foi a Igreja Católica, Mãe e Mestra. Portanto, se vc acredita que lê a Palavra de Deus, vc tá fazendo um ato de fé na Igreja que foi quem escolheu quais os livros canônicos que deveriam compôr a Bíblia.
Segundo: É óbvio que a Bíblia não poderia falar dos protestantes, pois estes somente começarão a existir 1.500 anos depois de Cristo. Portanto, os protestantes não têm qualquer ligação nem com Cristo nem com os Apóstolos. Logo, é óbvio que os escritores sagrados não poderiam escrever nada sobre os protestantes. O máximo que fizeram foi referir-se genericamente a vcs, quando dizem: "chegará tempo em que os homens afastarão o ouvido da verdade e se atirarão às fábulas".
Terceiro: vc pensa que tudo está na Bíblia. No entanto, essa sua crença não é bíblica. A Bíblia nunca disse que só vale o que está nela. Muito pelo contrário... Sobre este assunto, leia por favor este meu texto http://anjosdeadoracao.blogspot.com/2011/08/refutacao-protestante-ii-o-erro-da-sola.html
Por fim, seu comentário parte de uma total ignorância do que seja a Santa Missa, do que seja a Liturgia Católica e do que sejam estes pontos doutrinais, como a Eucaristia, a Comunhão dos Santos, etc... Se vc não os entende, tampouco poderia entender um texto que fala dessas coisas.
Se quiser mesmo conhecer tudo isto e até tecer alguma crítica mais substancial, vc terá, antes, de estudar o assunto. Não banalize, rapaz.
Esperando que compreenda, me despeço.
Salve Maria Santíssima
Fábio.