Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Belo Texto: Juan Donoso Cortés sobre o bom espírito de combatividade católica

 Fizeram isto com Ele. E você, vai mesmo se recusar a lutar?

Transcrevo este belo texto, disponibilizado pela Teresa, sobre a luta que nenhum de nós deve se abster de travar. Ponho-o aqui também para que não se interprete erroneamente o que, vez ou outra, escrevo...rs.

**

"Não me digas que não queres combater; porque no exacto momento em que o dizes, já estás a combater. Nem digas que ignoras a que lado deves inclinar-te; porque no mesmo instante em que o dizes, já escolheste um [o de lá].

Não afirmes que queres ser neutro; porque, quando pensas sê-lo, já não o és. Nem me assegures que permanecerás indiferente; porque escarnecerei de ti, dado que, ao pronunciares tal frase, já tomaste partido.

Não te canses em procurar asilo seguro contra os açoites da guerra, porque cansar-te-ás inutilmente. Esta guerra dilata-se tanto quanto o espaço e prolonga-se tanto como o tempo.

Somente na Eternidade, Pátria dos justos, poderás encontrar descanso; porque só lá não haverá combate. Não presumas, advirto-te, que se abrirão para ti as portas da Eternidade feliz, se não mostrares primeiro as cicatrizes que trazes do combate; porque aquelas portas não se abrem a não ser para aqueles que combateram aqui os combates do Senhor gloriosamente, e para os que vão, tal como Cristo, ser nesta vida já crucificados."

(Juan Donoso Cortés, “Ensaio sobre o Catolicismo, o Liberalismo e o Socialismo”, - edição de 1965, página 344) 

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...