Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Espiritualidade da Cruz - Sta Catarina de Sena


Penso que ninguém consegue participar dos benefícios da graça (divina) se o seu coração e o seu afeto não se enxertarem no ardente amor do Filho de Deus. Sem tal enxerto seria insuficiente para nós a união da natureza divina com a humana, e da natureza humana com a divina (em Cristo). De fato, além disso vemos o Homem-Deus correndo em direção à morte na cruz. O Verbo enxertou-se na cruz, lavou-nos no seu sangue e fez germinar como flores e frutos as virtudes. Eis o que fez o enxerto do amor. Um amor cálido, luminoso e atraete, que amadureceu as virtudes tirando-lhes toda acidez. Tudo porque o Verbo divino enxertou-se na natureza humaa e, depois, também na santíssima cruz. Antes (da encarnação) as virtudes eram imperfeitas e nenhuma delas conduzia ao porto da vida. A caminhada de Adão, realizada na desobediência, não fora ainda corrigida pela obediência do Verbo, Filho Unigênito de Deus.

Digo-vos porém que, apesar de toda essa suave união, a humanidade não consegue participar da graça, se não assumir com amor o amor paciente do Filho de Deus, trilhando seus passos. Por sermos árvores estéreis, improdutivas, temos que nos enxertar na árvore da cruz, árvore que é Jesus Cristo. Caríssimo e reverendo pai, quem terá um coração tão endurecido, que resista ao conhecer o inefável amor que lhe devota o Criador, e não se enxerte em Cristo, amando? Não entendo como poderá agir assim! Tantos enxertam-se na árvore do demônio: amam a si mesmos, os prazeres, as honras, as riquezas do mundo, com muito orgulho e vaidade. Ai! Tais pessoas privam-se da vida de Deus, tornam-se árvores estéreis, mortas. Alimentam-se do que vivem, encaminham-se para a condenação eterna. Pois suas ações são vícios e pecados. Camiham fora da estrada e dos ensinamentos do Verbo encarnado. Vão no escuro, espiritualmente mortos e muito infelizes.

Não vivem desse modo aqueles que trilham a senda da verdade, com o entendimento atento. Estes sabem que por si mesmos nada são; gratos, afirmam que tudo receberam gratuitamente de Deus, sem nenhum mérito pessoal. Desse modo crescem seu amor por Deus e seu ódio ao pecado e à concupiscência. Em força de tal amor e ódio, tais pessoas enxertam-se pela humildade no sofrido e consumado amor do Filho de Deus. Aparecem, então, os frutos, isto é, as virtudes que aperfeiçoam a própria alma e as almas do próximo. O cristão torna-se zeloso da glória divina e da salvação dos irmãos. É muito importante e necessário atingir a união com Cristo. Sem isso, eu dizia antes estar desejosa de vos ver enxertado na árvore da cruz. Peço-vos, então, por amor de Cristo crucificado, que vos esforceis, sem negligência. Não continueis dormindo o sono do descuido, pois o tempo é breve e a caminhada é longa.

Sta Catarina de Sena, Cartas Completas, Espiritualidade da Cruz.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...