Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O nome de Maria...


A Virgem, cheia de graça, ultrapassou os Anjos, por sua plenitude de graça. E por isto é chamada Maria, que quer dizer, "iluminada interiormente", donde se aplica a Maria o que disse Isaías: (58,11) O Senhor encherá tua alma de esplendores. Também quer dizer: "Iluminadora dos outros", em todo o universo; por isso, Maria é comparada, com razão, ao sol e à lua.

(...) O Anjo reverenciou a Bem-Aventurada Virgem, como mãe do Soberano Senhor e, assim, ela mesma como Soberana. O nome de Maria, em siríaco, significa soberana, o que lhe convém perfeitamente.

A Virgem ultrapassou os anjos em pureza. Não só possuía em si mesma a pureza, como procurava a pureza para os outros. Ela foi puríssima de toda culpa, pois foi preservada do pecado original e não cometeu nenhum pecado mortal ou venial, como foi livre de toda pena.

(...) A Virgem foi isenta de toda maldição e bendita entre as mulheres. Ela é a única que suprime a maldição, traz a bênção e abre as portas do paraíso. Também lhe convém, assim, o nome de Maria, que quer dizer "Estrela do mar". Assim como os navegadores são conduzidos pela estrela do mar ao porto, assim, por Maria, são os cristãos conduzidos à Glória.

Sto Tomás de Aquino, O Pai Nosso e a Ave Maria
Blog Widget by LinkWithin

21 comentários:

  1. Eu sou evangélico, e penso da seguinte maneira: eu devo comentar mas não agredir ninguém e respeito a todos, porque agente está aqui pra debater e aprender. eu sou dono de um blog que trata sobre os assuntos de Deus. http://www.biblia-verdades.blogspot.com/. eu quero que vcs entrem lá e comentem e debatam se quiserem porque eu posso aprender aqui assim como vcs podem aprender lá.
    A Minha opinião:
    Eu me baseio na bíblia. Se vocês entrarem no meu blog vão ver que tem citações bíblicas e tals. em todas as postagens que eu escrevi.
    Sobre essa postagem eu tenho contra o seguinte:
    O que a bíblia classifica como Santo?
    1 coríntios 1.2
    2.À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que, em todo o lugar, invocam o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

    Repare que ele diz: aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos. então quem é santos? aquele que é santificado em cristo. E sou santificado em cristo; apartir do momento em que eu aceitei a jesus e passei a ter uma vida com ele. E não só eu, mas todos os que o aceitaram de coração. porque eu escolhi servir a Deus. ninguem me obrigou. a salvação é individual.
    Em fim; eu coloquei apenas 1 versículo aki em cima; mas existem vários outros.
    Agora vou colocar os versículos que falam sobre a idolatria.
    Atos 17.29
    29.Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
    Repare em uma coisa: artifício e imaginação dos homens. O homem sabe como era maria ou como foi jesus? se não sabe. ele imaginou; ele inventou.
    vou colocar aqui o versículo 30, só pra ter mais sentido.

    30.Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia, agora, a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

    E ainda tem mais vários versículos tratando da mesma coisa. eu nem vou colocar o versículo que está em: Salmos 115. porque ele é muito grande. mas vou deixar escrito a localização pra quem quiser ler.
    Salmos 115.

    agora vou colocar só mais uma passagem pra resaltar aqui:
    essa passagem são palavras de Maria:
    Lucas 1.48-49
    48.Porque atentou na baixeza da sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada:
    49.Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E SANTO É O SEU NOME.

    Disculpem pelo tamanho do comentário. mas quando são coisas de Deus eu acabo falando muito mesmo. Se vocês quiserem acessem meu blog e debatam. se acharem que está errado olhem na bíblia e podem debater e/ou concordar. o meu e-mail é: vitu_bs@hotmail.com
    podem falar comigo. me digam a sua opinião. eu sou jovem. tenho 15 anos. eu estou aqui pra aprender e pra dividir oque eu sei com vcs. Fiquem na paz.
    Atenciosamente. Victor.

    ResponderExcluir
  2. Caro Victor, quero primeiramente agradecer pelo comentário e pelo to respeitoso que demonstrou em toda a sua missiva. Deus o abençoe.

    Salve Maria Santíssima...

    Vamos lá.

    Você começa, já, de modo estranho, Victor, pois vc escreve: "A minha opinião". Em matéria de religião, opinião é um negócio perigoso, pq cada um tem a sua. Opinião não é um negócio legal. A gente opina sobre sabonete, marca de calçado, etc... Com religião, isso não é muito bom.

    Você diz se basear na Bíblia. Com isso, vc parece aderir à Sola Scriptura de Lutero. É o caso? Se for, me responda: Onde na Bíblia se diz que ela, somente ela, é a fonte de revelação, estando excluídas todas as demais? Onde, na Sagrada Escritura, se diz que ela se basta a si mesma? Se vc for procurar, verá que é justamente o contrário: ela permite, numa leitura subjetivista, vários tipos de interpretação, até mesmo contraditórias. Ora, o Espírito Santo é Deus e não se contradiz. Disto se deduz que há um modo correto de interpretá-la. Para que se possa chegar com certeza a este modo correto, é forçoso haver uma autoridade que o ensine. É o caso, por exemplo, do Eunuco que diz que não entendia a passagem de Isaías se não tivesse quem lho explicasse. S. PAulo, por sua vez, diz que a Fé vem pelo ouvir, não simplesmente pelo ler, querendo significar que nós devemos aprender de alguém. Logicamente, este alguém deve ter a autoridade do ensino, o que não se consegue com opiniões pessoais, mas com um estudo sério e submissão às legítimas autoridades. Deduz-se daí que estas autoridades existem! O resto, eu vou deixar pra que vc mesmo perceba, como jovem inteligente que eu acredito que seja, todo o problema do protestantismo, fundado nos disparates de Lutero e nas opiniões subjetivas de milhões de iludidos.

    Depois, caberia ainda perguntar: de onde surgiu a Bíblia? Como foram formados os seus livros? Como foram escolhidos? Quais os critérios de escolha? Pelo simples fato de vc aderir à Bíblia, Victor, isto já supõe muita coisa anterior à formação da própria Bíblia. Vc sabia que, no início da era cristã, a pregação se dava, sobretudo, de modo vocal? Que os evangelhos demoraram para serem escritos e, mesmo depois de escritos, eles não eram conhecidos por todos? NEsta época, a pregação, como eu disse, era feita por via oral. Ora, esta pregação por via oral é de se desprezar? Não, claro! E sabe o que vai ser esta pregação por via oral? A tradição, meu caro! E S. Paulo é tão cuidadoso com isso que ele escreve: "se alguém vos pregar evangelho diferente do que vos temos anunciado, seja anátema". Note aqui o "vos temos anunciado". O termo "Vos" se refere a um conjunto de autoridades. Quem eram? Os apóstolos! Note que pregar algo diferente da doutrina dos Apóstolos implicava em erro grave! Ser fiel a Nosso Senhor significava ser fiel aos Apóstolos, afinal Ele mesmo disse: "Quem vos ouve, a Mim ouve; quem Vos rejeita, a Mim rejeita".

    ResponderExcluir
  3. Chegamos, então, a uma conclusão: A Sagrada Escritura estava submetida a uma autoridade, e era esta autoridade quem podia ensinar o modo correto de interpretá-la. "Ide e ensinai" disse Jesus à Igreja. Ele não disse: ide e difundi livros. Não. "Ide e ensinai", vcs que têm autoridade. Além disto, a mera leitura da Sagrada Escritura não garante nada. É preciso ler no Espírito de Cristo. Este Espírito foi dado aos Apóstolos, abrindo-lhes o entendimento, conforme nos relatam as Escrituras: "E soprou sobre eles abrindo-lhes o entendimento para que entendessem as escrituras".

    Fica, então, refutado este costume perverso e nocivo de supor que, pelo mero fato de ler a Bíblia, a pessoa atinge a verdade. Já demonstramos como isso é absurdo, mas ainda poderíamos apelar para os fatos: vc já notou as absurdidades que defendem tantos desses que se autodenominam pastores? É terrível! Lutero era um mané, Victor. Não siga o exemplo daquele devasso!

    Continuemos.
    Sobre os santos, você cita S. Paulo:

    "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que, em todo o lugar, invocam o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso."

    Pelo menos você aceita que nós podemos ser santos, rs.. Afinal, tal foi a ordem que Jesus nos fez: "Sede santos como o Vosso Pai é santo". Então, é possível sê-lo. Então, existem santos! Jesus é Deus, e não se engana. Portanto, não nos ordenaria a santidade se não nos possibilitasse meios de alcançá-la. Mas o que significa ser santo? Esta é a pergunta que você faz e que responde equivocadamente.

    ResponderExcluir
  4. Os primeiros cristãos, de fato, chamavam-se uns aos outros de santos, mas isto porque eles perseveravam na prática dos preceitos evangélicos. E aqui há que se notar duas coisas: A graça, dada por Deus, e a perseverança ou correspondência dos esforço humano a Deus. Para haver santidade, não pode faltar nenhum destes. Se o homem pensa, como o herege Pelágio, que pode alcançar a santidade pelos próprios esforços, só poderá fazer a experiência da própria miséria. Jesus Cristo nos disse claramente: "Sem mim, nada podeis fazer". O que se deduz disso? Que não basta ler uma bíblia e começar a querer ser bonzinho. É preciso o auxílio objetivo - não imaginativo - da graça. Note o que Jesus diz a Nicodemos, um doutor da Lei, experimentado na vida e, com certeza, virtuoso: "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino". Água e Espírito não estão aí à toa: são os sinais do Sacramento do Batismo pelo qual adentramos no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. É aí que somos regenerados e os efeitos da Cruz do Senhor passam a nos abarcar. Note que não é suficiente ficar simplesmente pensando que agora a graça lhe envolve, ficar sentindo coisinhas, arrepios e friozinhos na barriga, ou dando gritinhos e espasmos estranhos. Nada disso é suficiente. Tudo isso é só esforço humano e auto-sugestão. A Graça é, no entanto, bastante objetiva e exige adesão objetiva a uma doutrina objetiva sob uma autoridade objetiva, membro da Igreja objetiva de Nosso Senhor. Opinião aqui, Victor, vale tanto quanto uma flatulência. Nada disso que eu escrevo é opinião minha. O assunto é muito sério pra alguém simplesmente opinar.

    Vamos ao outro ponto: Uma vez que há a graça, que é o que nos possibilita sobrenaturalizar as nossas ações, é preciso o esforço pessoal. Este negócio que já estamos salvos é balela! Cristo disse: "Quem perseverar até o fim, será salvo". Quem perseverar = quem colaborar, quem fizer esforços para corresponder às exigências firmes do Evangelho; Será Salvo - futuro do presente = ainda não está salvo. É por isto que, por ora, apenas nos é dado ter esperança na Salvação, não certeza. Ter certeza é presunção. É o que Paulo nos diz: "Por ora, prevalecem a Fé, a Esperança e a Caridade". A Fé nos dá o conhecimento sobre Deus; Conhecendo-O passamos a ter esperança no Seu auxílio e na Sua glória na outra vida; e tudo isto nos impele a amá-Lo.

    QUem não fizer o esforço pessoal, porém, não vai não. QUem não levar a sua cruz de cada dia, não chega lá. É o que diz S. Paulo, mais ou menos nestes termos: "devo ter cuidado para que, uma vez que eu pregue a Fé aos outros, não venha eu mesmo a ser excluído da bem-aventurança". Paulo se considerava salvo? Neca de pitibiriba! Não mesmo.

    ResponderExcluir
  5. O que é, então, a santidade? É a correspondência, uma vez habitando no Corpo Místico de Cristo, com este mesmo Cristo. POsteriormente, o termo foi se reservando apenas aos que "perseveravam até o fim" ou que "combatiam o bom combate da fé" até a morte. Estes, uma vez que venceram o mundo, como Cristo, eram dignos do título de santos, o que significava que, então, eles tinham, de fato, provado a sua fidelidade e alcançado o prêmio dos justos.

    Aí me virá você dizer que os mortos estão dormindo, o que é uma afirmação muito curiosa e apenas demonstra como os protestantes, que negam a imortalidade da alma, são escravos da aparência (pois os corpos dos mortos realmente parecem estar dormindo) e da opinião. Mas, como dizia Nosso Senhor: "Como sois lentos para entender..."

    Vejamos o que nos diz, a este respeito, S. Paulo:

    "Viver para mim é Cristo e o morrer é lucro. POr um lado quisera desapegar-me do corpo, para estar com Cristo. Por outro, desejo ficar por causa de vós..."

    Paulo desejava morrer para estar com Cristo. E penso que isto seja claríssimo, não? Deste modo, o bom ladrão foi, realmente, para o céu naquele mesmo dia.

    Os santos são, então, aqueles que morreram fiéis a Deus, que se tornaram exemplo eminente de virtude e fidelidade, e que, agora, gozam da glória prometida aos justos. Estão no Céu e de lá podem interceder por nós.

    ResponderExcluir
  6. Vamos agora à idolatria. Primeiramente, vc sabe o que significa latria? Significa adoração. Teolatria seria adoração a Deus. Idolatria seria, então, adoração a ídolos. O ídolo seria tudo aquilo que toma o lugar de Deus, seja estátuas, pessoas, sonhos pessoais, valores, qualidades, etc. Só Deus deve ser adorado, o que implica que deva ser amado sobre todas as coisas. Continuemos.

    Vc escreve, citando S. Lucas nos Atos:
    "29.Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens." E acrescenta: "Repare em uma coisa: artifício e imaginação dos homens. O homem sabe como era maria ou como foi jesus? se não sabe. ele imaginou; ele inventou."

    De fato, o que S. Lucas está querendo dizer aqui? Que Deus está acima de tudo quanto conhecemos, seja mineral, seja vegetal, seja animal, seja humano, seja espiritual, seja imaginativo, seja o que for! Deus está infinitamente além dos nossos conceitos! É justamente por isto que não nos é lícito opinar sobre Deus! O que é uma opinião? É um julgamento pessoal sobre alguma coisa! Veremos que se aferrar à própria opinião em detrimento da objetividade das coisas é uma espécie de idolatria. Porém, vc faz referência entre isso e as imagens católicas.

    Veja o seguinte: Postulamos que Deus está acima dos nossos conceitos, não foi? Porém, isto nos impede de, por exemplo, afirmar que Deus é bom? Não, claro! Embora Deus esteja infinitamente acima do que nós entendemos por bondade. Tranquilo? No entanto, mesmo na nossa pequenez, o conceito de bondade nos diz algo de Deus e nos incita à devoção. Não é inútil; nós apenas devemos compreender que Deus está acima disso. Há um estágio da vida espiritual em que mesmo os conceitos deverão ser abandonados. Mas este é um assunto que o protestantismo nem sonha em entender pq ele nunca chegará aí. Desculpe-me afirmá-lo, mas isto é assim...

    Se, porém, eu pretendo que o meu conceito de bondade descreva estritamente quem é Deus, então eu caio também numa idolatria! Eu substituo Deus pelo meu conceito.

    Se uma imagem pretende substituir Deus, é claro que isto se tornará idolatria, seja ela de gesso ou seja imagem mental. Mas tal não se dá com as imagens católicas. A gente sabe muito bem diferenciar entre a imagem e a pessoa que ela representa, e entre essa pessoa e Deus. Os santos não são rivais de Deus, não estão competindo com Ele. Ao contrário, são como setas que dizem: "Olha, acredita mesmo! Isso que Deus diz é verdade. Sê fiel, rapaz! Eu vivi esse negócio aí e deu certo!"

    Quando vc olha uma foto da sua mãe ou de alguém que lhe seja querido, eu acredito que vc saiba diferenciar uma coisa da outra, né? Vc não vai substituir a pessoa que vc ama pela foto dela. Não vá fazer como eu que, quando tinha 12 anos, apaixonado por uma menina de 15, tinha conseguido uma foto dela, onde ela sorria largamente. Eu costumava beijar a foto e sempre me surpreendia por ver que ela continuava a sorrir.. kkk

    ResponderExcluir
  7. Mas continuemos.. rs

    O outro trecho que vc cita não faz referência nenhuma à idolatria. Passemos adiante.

    Tratemos, enfim, da grande Mãe de Deus, Maria Santíssima, minha soberana. (Escrevo com ênfase, não por ironia, mas por imenso respeito e amor mesmo. Dela eu sou um mísero escravo... Isto pode te soar mal, mas eu não me importo =D)

    Você cita S. Lucas:

    48.Porque atentou na baixeza da sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada: 49.Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E SANTO É O SEU NOME.

    O termo "baixeza" aí parece traduzido deste modo propositadamente. Em geral, tem-se "pequenez" ou "humildade".

    Mas vamos lá. Maria é grande justamente pela sua perfeita humildade. Ela foi escolhida para ser mãe de Nosso Senhor e, ainda assim, era tão silenciosa, discreta... Você notará o mesmo traço em Jesus. Quando Maria é visitada pelo Anjo Gabriel - para fazer oposição à tentação de Eva pelo Anjo Lúcifer - Maria simplesmente diz: "Fiat", que quer dizer "faça-se", contrariando o grito da antiga serpente: "non serviam!" que significa "não sirvo". Este bendito "Fiat" será repetido por Jesus na noite do Getsêmani.

    Maria é o total oposto do demônio. E, assim como Eva, tentada por Lúcifer, deu ao mundo o fruto do pecado, assim Maria, saudada por Gabriel, deu ao mundo o fruto da vida: o bom Jesus.
    Ah Maria.................

    Sim, ela sempre foi humilde. É comum ela dizer "na pequenez de Sua serva". Nas bodas de Caná ela dirá ainda: "Fazei tudo o que Ele vos disser". É próprio dela conduzir tudo a Deus. Grande e doce Mamãe.....

    Maria não representa uma ameaça para Deus. Ao contrário, ela contribui intimamente com o plano da Salvação. Deus quis precisar dEla e, porque Ele quis, Ele a elevou soberanamente. Por ela, nos veio a maior de todas as Graças: Jesus Cristo, Nosso amável Deus! POr ela, também, iremos nós a Ele. Maria gerou a cabeça da Igreja, Jesus Cristo, adorável mestre. Ela deve gerar também o corpo da Igreja.

    Enfim, Maria não se iguala a Deus. De modo nenhum! Ela está infinitamente abaixo de Deus! Davi diz que olhou para Deus e eis que o céu e a terra eram nada. A Deus ninguém se compara. Vocês, Victor, parecem ter uma visão muito equivocada dos católicos. Maria não quer tomar o lugar de Deus e nós também não a pomos aí. Ao contrário: a atitude desta tão bondosa Mãe é sempre nos conduzir a Ele e trazê-Lo a nós.

    ResponderExcluir
  8. Maria não está dormindo. Está muito acordada. Provamos, acredito, por S. Paulo, que os santos não estão dormindo, mas estão com Cristo. A imortalidade da alma é provada ainda de diversas formas, tanto no campo da dogmática, como da filosofia. Não reduza a discussão a uma passagem única de eclesiastes, rs...

    Se, como Maria diz, é importante fazer o que Cristo nos disser, notemos o que Jesus disse já na Cruz: "Eis aí a tua mãe!" E o discípulo amado (é proposital que aqui não se

    diga o nome, pq somos todos nós) a acolheu consigo. O Apóstolo não relataria isso se não fosse sumamente importante. Diz o mesmo Apóstolo, no final do seu evangelho: "Muitas coisas fez ainda Jesus, mas as que aqui vão escritas, são para que creiais". Nada está por acaso, Victor.

    Enfim, meu caro, você diz que escreveu muito. O que eu fiz, então? rsrs Mas é com muito gosto que o faço, embora meu tempo esteja realmente bastante escasso.

    Se você quiser continuar o debate, Victor, estou disposto, desde que vc responda os argumentos que pus aí em cima, assim como fiz com os seus. Isto é uma demonstração de sinceridade.

    Outra coisa: eu vi seu blog. Se vc quiser divulgar essa conversa nele, que o faça (não estou dizendo para fazê-lo), mas desde que a ponha na íntegra. Não vá fazer como outro sujeito que, com muita má fé, mutilou noventa por cento do que eu tinha escrito, apenas para cantar de galo vitorioso no lixo virtual dele. Usar o Evangelho para a auto-promoção e para a mentira é algo muito baixo. Como diz S. Paulo: "de Deus não se zomba"; e como disse S. João Batista: "É importante que Ele cresça, e eu diminua..."

    Por fim, perdoe-me por não pôr as referências bíblicas. É que vou citando de cabeça. Eu considero bem mais importante compreender as passagens, do que decorar os capítulos e versículos. Não que eu considere inútil fazê-lo! De modo algum, até admiro quem o faz, mas não é muito o meu estilo. Enfim, peço que Nosso Senhor o esclareça sobre tudo isso.

    E desejo-te a paz, não a paz que o mundo dá, mas a que Nosso Senhor dá aos Seus. Se, para isto, vc tiver que entrar em alguma crise com a denominação que vc participa, que assim seja!

    Abraço.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  9. Oi Fábio. Primeiramente boa noite.(estou escrevendo a noite). Peço perdão pelos erros na ortografia e por algum mal uso de palavras. tentarei não fazer mais isto. Gostaria de te pedir que por favor quando tiver tempo coloque as passagens pois eu gosto de examinar e aprender ^^. Peço também desculpa por as vezes ser meio desorganizado. eu assim como você vou escrevendo conforme as idéias vem a mente e acabo respondendo fora de ordem. mas tentarei fazer o melhor que puder. Apartir de agora falarei baseado nas escrituras e não darei mais a minha opinião pessoal (já que isso não é certo em um debate)
    Respondendo a seu comentário final. caso eu venha a publicar este debate em meu blog eu o colocarei por completo pois eu também levo a sério as coisas do Senhor e como está escrito em meu sub título. o blog é para a glória do Senhor e não minha/.
    Agora vamos por partes. Me perdoe se eu deixar passar alguma. com certeza não foi por mal.
    Mais um detalhe que eu achei interessante dizer. eu não sou escravo do Senhor. Eu escolhi segui-lo. Mas quero que saiba que eu sei que quando disse "Dela eu sou um mísero escravo" você se referia ao afeto que tem por ela. E eu não irei usar estas palavras contra você e não irei distorcê-las de maneira nenhuma para parecerem outra coisa a não ser afeto.
    Eu gostaria de dizer tambem que eu sempre coloco as passagens porque eu tenho um programa que as encontra pra mim. porque como eu ja disse sou jovem. e ainda não li a bíblia toda. Eu li os livros(quando digo " eu li" me refiro ao livro inteiro. mas isso não quer dizer que tenha lido apenas estes que eu citarei)de Mateus a 2ª coríntios. e eu como você acabo não me lembrando exatamente onde elas estão, mas acho importante coloca-las na integra e dizê-las da maneira como foram escritas. e quero que saiba mais uma coisa. a tradução que eu tenho aqui em meu computador é católica.
    é importante falar sobre os assuntos do Senhor mesmo não tendo um título (seja pastor ou padre ou qualquer outro.) porque como eu avia dito antes, estou aberto a aprender e também a ensinar. e o que eu vier a dizer, procurarei sempre ter uma base bíblica e nunca me equivocar.

    ResponderExcluir
  10. Vou colocar uma passagem aqui. desculpe se ela for muito grande.(mas lembre-se que eu li a sua inteira :D)
    1ªCorítios 2.9-16
    9.Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou PARA OS QUE O AMAM.

    Perceba que aqui onde deixei um maiúsculo não há restrições.

    10.Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
    11.Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim, também, ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
    12.Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
    13.As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

    Quero frizar os 2 versículos seguintes.

    14.Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    15.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

    16.Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos A MENTE DE CRISTO.

    Primeiramente falando sobre os versículos 14 e 15:
    O que é classificado como um "homem espiritual"? Eu vou responder, mas quero que saiba que eu deixo essa pergunta em aberto para que você responda tambem.

    João 14.23
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e FAREMOS NELE MORADA.

    Efésios 2.13
    Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

    1ª Coríntios 6.19
    Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

    vou parar por aqui ou vai ficar muito grande. acredito que a bíblia fala por si ^^.

    Em relação a credibilidade da bíblia, vou colocar umas passagens que dão a convicção de que podemos nos basear nela.
    Hebreus 4.12
    Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

    2ª Pedro 1.16-21

    16.Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
    17.Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando, da magnífica glória, lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
    18.E ouvimos esta voz, dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.
    19.E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça nos vossos corações,
    20.Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
    21.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.

    Acho que está passagem informa de onde nós podemos nos basear e não de qualquer outro lugar. Está também aberta a comentários e debates.

    ResponderExcluir
  11. Sobre a mãe de Jesus:
    Lucas 8.19 ao 21
    E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão.
    E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.
    Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.
    versículos relacionados:( Mt 12:46-50 Mc 3:31-35 )

    Me desculpe se eu errar a localização em alguma citação acima.
    Fábio. Eu sinceramente peço desculpas se eu acabar fugindo um pouco do assunto. mas vou tentar manter o foco.

    EM RELAÇÃO AO PODER DE INTERSEÇÃO DE MARIA ENTRE NÓS E O SENHOR.

    1ª Timóteo 2.5-6
    5.Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.
    6.O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

    obs: quando ele diz: " a seu tempo" quer dizer: "no momento certo" e não no tempo em que aconteceu. isso é interpretação de texto e não de verdades e tals. não confunda as coisas.

    Comentário: Percebo que você é realmente interessado nas coisas de Deus. falo isso com total sinceridade. porque eu sei que existem pessoas que falam com ignorância tanto no meio evangélico quanto católico. eu tenho como exemplo disto o seguinte: já ouvi o seguinte: nós não adoramos os santos; nós os veneramos(procure no dicionário a palavra venerar ^^) ou então: nós não estamos dizendo que jesus não é o caminha até Deus; nós pedimos para maria para que ela interceda por nós até jesus para que ele só então possa interceder por nós até Deus. ou até : Maria intercede com Jesus e daí pra pior. E segundo o que acabamos de ler ali em cima. não é bem assim XD.

    E é isso ai Fábio. Desculpa qualquer coisa aew. Mas estou disposto a continuar este debate. me perdoe se perdi algum assunto. Mas espero a sua resposta. Quando responder. Me avise por e-mail se possível para eu saber que vc respondeu. Porque eu assim como você acabo ficando meio sem tempo. Mas estarei aqui a disposição. e me adicione no msn se quiser.vo repassar: vitu_bs@hotmail.com
    No meu blog falo sobre vários outros assuntos. e se quiser. comente. mas me dê a sua opinião quando o assunto for "na pratica".Por que eu acredito que as opiniões podem sim ser dadas. porque somos livres;temos o livre arbítrio.mas é claro mantendo o Devido respeito uns com os outros e em relação a Deus. Mas quando o assunto exigir; manteremos total imparcialidade. XD
    Fica na Paz Fábio
    Que Deus te Abênçoe
    E que você esteja aberto para ser moldado segundo a sabedoria do Senhor Jesus. assim como eu estou.
    Abraços.

    Victor.

    ResponderExcluir
  12. Eu já ia Dormir mas acabei me lembrando de Responder mais umas coisas.
    Quem foi que disse que os mortos estão dormindo? a bíblia diz em algumas partes que há pessoas que estão dormindo espiritualmente. ou seja, seus olhos "estão fechados" para as coisas do Senhor. Mas em relação ao que você me disse sobre Maria.

    Hebreus 9.27

    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo,

    Ou seja, morreu acabou; Depois de morrer só voltará no juízo. Quem está morto ainda se lembra do que fez em vida; mas está em gloria; e não se preocupa mais com as coisas da terra.
    Tem uma passagem que diz que no céu só entrará amor ou algo parecido. me desculpa agora não me lembro; mas quando achar certinho vou colocá-la aqui.

    Desculpe ter meio que começado denovo rsrs. mas acontece^^ agora vo dormir mesmo; amanha vou trabalhar ^^
    Fica com Deus
    Victor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Victor, a paz de Nosso Senhor.

    Responderei suas objeções, com prazer.

    Porém, para deixar mais claro, enuncio abaixo a lista de questões que eu havia escrito e que eu queria que vc respondesse antes de avançarmos.

    1- Vc segue a Sola Scriptura? Se sim, onde na Bíblia se diz que ela é a ÚNICA fonte de revelação? (eu vi que vc falou algo a respeito, mas ficou bastante vago. Retomarei a questão comentando a sua resposta.)

    2- Parece haver um modo correto de interpretação. Se houver, há também uma autoridade para fazê-lo. Supor que se está sendo inspirado pelo Espírito Santo é muito ingênuo e, como eu disse, dá margens pra inúmeros erros. Todos estes "pastores" que dizem os maiores disparates acreditam, todos eles, estarem sendo inspirados. Esta promoção do subjetivismo destoa muito da sobriedade e objetividade dos Evangelhos. Lutero, por exemplo, aplicando o seu livre exame detestava a carta de S. Tiago e dizia que o Apocalipse era inútil. E Lutero era tão crente de que estava sendo inspirado que ele afirmava categoricamente que qualquer um que dele discordasse estava indo contra Deus.

    3- De onde surgiu a Bíblia? Você sabia, caro Victor, que foi a Igreja Católica quem organizou a lista de livros do NOvo Testamento? Reconhecer a autoridade da Escritura é, portanto, reconhecer a autoridade da Igreja Católica Apostólica Romana.

    4- No início da era cristã, os pregadores não dispunham da Bíblia. Pregavam oralmente e difundiam seus costumes pelas comunidades. Isto será, posteriormente, a Tradição. Você considera que estes costumes são de se desprezar?

    5- Cristo diz aos Apóstolos: "Quem vos ouve, a Mim ouve; quem vos rejeita, a Mim rejeita". O livro dos Atos demonstram claramente que os Apóstolos encabeçavam a Igreja. (Temos inclusive um escrito do Sec I, chamado Didaqué. Sugiro que você o leia.) Qual é, Victor, a Igreja que tem ligação direta com os Apóstolos? Você sabe o que é sucessão apostólica?

    6- PAra compreender a Sagrada Escritura é preciso fazer parte do Igreja dos Apóstolos, pois foi a eles, e não a qualquer um, que foi dado compreender e ensinar. Como diz S. Paulo: "Quem pregar um Evangelho diferente, seja anátema..."

    7- A santidade exige a graça de Deus + o esforço pessoal. O Sola Gratia diz outra coisa.

    8- A certeza da salvação é presunção. Paulo demonstra claramente que não se considerava salvo. Cristo diz que o que perseverar até o fim será salvo. Perseverar implica esforço pessoal. E só no fim, poderá ser salvo. É por isto que Paulo põe, como uma das virtudes, a esperança. Esperança e certeza são bastante diferentes.

    9- Os mortos não estão dormindo. Se nós podemos interceder uns pelos outros, os que morreram em Deus também o podem.

    10- O fato de haver imagens não implica em idolatria. Se vc for nas catacumbas onde os primeiros cristãos se escondiam, notará nas paredes das cavernas inúmeros desenhos, inclusive da Virgem Maria, e pedidos de oração.

    11- Sobre Nossa Senhora, retomarei abaixo.

    Bom Victor, estes eram, basicamente, os pontos que eu queria que vc comentasse.

    Responderei, agora, os demais comentários que vc pôs e, por fim, farei, eu também, algumas perguntas. Vamos lá.

    ResponderExcluir
  14. Sobre colocar as passagens, eu vou fazer um esforço.. rs

    Sobre a minha escravidão à Virgem Santíssima, explico-te: Há dois modos de serviço: o do empregado que serve enquanto quer e reclama salário; e o escravo, que serve para sempre e não exige nada em troca. O perfeito serviço, então, pode ser entendido como uma "escravidão voluntária". Sou escravo porque quis sê-lo. E uso o termo "escravo" porque realmente sou consagrado à Virgem Maria por um método chamado "Escravidão de Amor a Jesus por Maria".
    Eu uso inclusive uma corrente no braço para simbolizar isso.

    Continuemos.

    Você cita S. Paulo:
    "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou PARA OS QUE O AMAM."
    e acrescenta:

    "Perceba que aqui onde deixei um maiúsculo não há restrições."

    Veja, caro Victor, há uma primeira restrição sim: esse prêmio aí, seja qual for, está restrito para os que ama a Deus. Isso é uma restrição. E o que é amar a Deus? Jesus vai dizer: "Aquele que me ama, cumpre os meus preceitos" (Jo 14,15). Amar, então, implica obediência e ação. O Sola Gratia, então, já era!

    ResponderExcluir
  15. Eu frizo igualmente os versículos que vc destacou:

    "14.Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido."

    Mas, como ter a garantia de ser espiritual? Pq o simples fato de ver sentido em algo que parece loucura não é garantia de nada, Victor. Se eu vir alguém na rua pensando ser um ovo cozido eu vou saber que aquilo parece loucura e é... Isto não significa que o rapaz está sendo inspirado pelo Espírito Santo. Então, o simples fato de alguém não ser compreendido não implica que ele seja um santo, ou um apóstolo. Não é tão genérico assim. Eu eu não deverei, se não entendo aquilo, procurar um sentido espiritual, pq não tem. rs

    Daí que é preciso uma autoridade externa, algo ALÉM do próprio sentimento, para garantir a OBJETIVIDADE (existência real)da inspiração. Ora, isto é feito no batismo e pela manutenção no Corpo Místico de Cristo, de onde recebemos a graça. E, de novo, eu aponto
    para a necessidade de uma autoridade que tenha recebido este dom de comunicar a graça, conforme Paulo diz a Timóteo: "... o dom que recebeste pela imposição das minhas mãos". (II Tim 1,6)

    Este dom, Victor, é o sacerdócio ordenado. Timóteo foi ordenado Padre por Paulo que era bispo da Igreja.

    Aí vc pergunta o que é um homem espiritual. Penso que eu já respondi, mas o faço ainda mais claramente: é alguém que foi inserido no Corpo Místico de Cristo e que se mantém neste corpo, recebendo a seiva da Graça e fazendo esforços pessoais para a aplicação dos preceitos evangélicos, o aumento da caridade e, consequentemente, o aumento da intimidade com Nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Aí vc cita de novo S. Paulo:

    "Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto."

    O sangue de Cristo evoca o episódio da Cruz. Foi pela Cruz que Ele nos redimiu. A Cruz tem um caráter central no cristianismo. Foi por ela que Cristo nos reconciliou com o Pai. Ela servirá de total oposição ao demônio, que é soberbo. A cruz, ao contrário, é um
    caminho de amor - total doação - , de pobreza - despojamento de si mesmo -, de violência - que é uma das características do amor -, conforme Cristo mesmo disse: "São os violentos que alcançam o Reino, e este é tomado à força". (Mt 11,12)

    O Evento do Calvário se perpetua na Santa Missa... É por ela que os efeitos da Redenção são em nós aplicados.

    Aí vc diz que a Bíblia fala por si, e retomamos o problema da Sola Scriptura. Se isso fosse assim, o Eunuco não teria dito a Felipe: "Como vou entender se não há quem me explique?" (At 8,31) e S. Paulo, por sua vez, não teria dito: "A Fé vem pelo ouvir" (Rom 10,17); teria dito que vem pelo ler. E Nosso Senhor, por fim, não teria dito "Ide e ensinai" (Mt 28,19), mas "ide e distribuí livros".

    E então vc escreve:

    "vou colocar umas passagens que dão a convicção de que podemos nos basear nela.
    Hebreus 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta
    para discernir os pensamentos e intenções do coração."

    Eu não disse que não nos podemos basear nela.. rs É claro que podemos. A Bíblia não tem erros! O que eu disse é que devemos interpretá-la de modo correto e isto supõe sempre uma autoridade.

    Aí vc cita uma passagem de S. Pedro que eu gosto bastante. Nela, eu destaco a seguinte frase:

    "Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.21.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo."

    ResponderExcluir
  17. Vamos destrinchar esse negócio.. rs

    "Sabendo, primeiramente" significa que, antes de outra coisa, é importante notar isso aí. Há algo muito importante aqui. Vejamos o que é.

    "Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação porque a profecia é sempre de homens inspirados por Deus". Resumi pra ficar mais fácil.

    Veja: se nenhuma profecia é inventada, mas é sempre inspirada por Deus, daí se deduz que se alguém for interpretá-la deve, igualmente, renunciar o achismo e arrumar um jeito de garantir estar inspirado por aquele mesmo Espírito ou receber de alguém inspirado a
    verdade que subjaz à Escritura. O que Pedro diz aí é que ninguém deve se meter a querer praticar o livre exame com a Escritura. Isso a gente faz com um gibi, não com a Bíblia.

    Quando Pedro fala de "interpretação" fica claro que isto se refere não aos profetas, mas aos que leriam as profecias, pois interpretação é uma ação posterior a um texto; quando vc interpreta algo, isto supõe a existência prévia deste algo. O que Pedro quer dizer, numa linguagem bem moderna é: "Livre Exame Fail!" rs..

    Tratemos então, de novo, sobre a bendita Mãe de Deus, rsrs...

    Eu gosto bastante dessa passagem também, porque ela demonstra algo bastante importante. Vou reproduzi-la e passo a explicá-la. Vamos lá.

    "E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão.
    E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam."

    Primeiramente, vc deve saber que os "irmãos" aí não são irmãos de sangue, né? Isso se prova por diversas maneiras. Se tiver dúvidas quanto a isso, diz.

    Bom. Jesus parece destratar Maria, não é? rs.. Também nas bodas de Caná ele a chama de "Mulher". Este termo "mulher", repetido do alto da Cruz, é muito importante, mas não tratemos dele, por ora.

    Veja. Maria foi escolhida por Deus, né? O anjo Gabriel vem a ela e diz: "o Senhor é contigo". Isso já é grandioso... Então, ela dá seu sim a Deus e fica grávida, por ação do Espírito Santo, de Jesus. Com relação à geração de uma criança, o corpo de uma mulher faz tudo como que "sozinho" - entenda a expressão. A mulher não fica avaliando ou formando, por ela mesma, a criança. Ela fica como que alheia ao que acontece no seu ventre. De modo que meio que escapa ao seu mérito pessoal o processo de geração.

    O grande mérito de Maria não estava simplesmente em ter um corpo capaz de gerar. O grande mérito dela estava justamente no que Jesus enuncia: "ouvir a palavra de Deus e a executar". Ela era mãe de Jesus sobretudo por isso! Pq ela, filha de Abraão, superou a este na Fé e cumpriu com perfeição os preceitos divinos... É como se Jesus dissesse: "Não olheis apenas para o fato de ela ter Me gerado. Olhai, também, para toda a sua vida, como é de perfeita obediência e serviço". Cristo não renega a Sua Mãe.. De modo algum.
    Lucas diz que Ele lhe era obediente e Jesus viveu submisso (Lc 2,51) a Ela por seus trinta anos.
    Nao pensemos que, de uma hora pra outra, Jesus virou um rebelde. Não...

    ResponderExcluir
  18. Sobre a passagem de uma única mediação, eu pediria, Victor, que vc assistisse esse video. Fico grato: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oYFr9q8616Y

    Acho que aí ele explica bem. Se te ficar ainda alguma dúvida ou objeção, pergunta.

    Enfim, acho que é isso. Está sendo um prazer, Victor. Desculpe-me o senso de humor..rsrs É de mim mesmo.. hehe...

    Ah.. só pra terminar, eu gostaria também que vc abordasse as seguintes questões:

    1- Jesus funda uma Igreja: "Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". (Mt 16,18)

    2- Jesus confirma o primado de Pedro no final do livro de João: "Apascenta os meus cordeiros". (Jo 21,15-17)

    3- Jesus diz que os que são dEle devem comer a Sua Carne e o Seu Sangue e que estes, descartando toda possibilidade de interpretação simbólica, eram verdadeiramente comida e bebida. (cf Jo 6)

    4- Nós sabemos que o Sacrifício sempre teve caráter central, mesmo no judaísmo. Várias denominações protestantes têm-no, ao contrário, ou como secundário ou como inútil. O "fazei isto em memória de Mim" foi uma ordem dada por Cristo aos Apóstolos. Como vc vê isso?

    5- Se Jesus veio revelar a Verdade que é Ele mesmo (Jo 14,6), não seria conveniente e necessário estabelecer, de fato, uma autoridade que ensinasse a verdade e a guardasse contra os erros? Ele instituiu essa autoridade. É a Sua Igreja, que Ele afirmou que não seria vencida pelo inferno. Dizer que a Igreja se corrompeu ou que deixou de existir é dizer que Jesus mentiu ou não sabia o que dizia.

    6- Se o protestantismo fosse correto mesmo, porque Deus teria de esperar por 1.500 anos até "libertar" o povo da "idolatria"? rs

    São questões que eu gostaria que vc tratasse.

    Grande abraço.

    Pax et Bonum.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  19. Sobre a sua última passagem que terminei vendo no final mesmo (rsrs)

    De fato, há uma só morte. Eu não sou espírita nem defendo a reencarnação.. rs Não.

    Mas este juízo aí que ele diz é um julgamento pessoal pelo qual passamos por ocasião da morte. Daí a pessoa fica acordada. O sono ou a inconsciência é um estado físico.

    Quando dizemos que um santo intercede por nós, não dizemos que ele volta aqui.. rs nem que tenha o poder, por si mesmo, de conhecer as coisas da terra. Não mesmo. É Deus quem lhe permite conhecer o nosso pedido e, então, em Deus, ele pede.

    Isso é a chamada "Comunhão dos Santos" que é outro tema católico. Mas deixa isso pra depois. rsrs senão fica muito extenso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Iae fábio; Tudo bem?
    Cara eu acabei de ler a sua resposta e primeiramente gostaria de Dizer que vou responder; só não vai ser hoje porque voltei do trabalho agora, e preciso estudar para uma prova amanhã ^^; Portanto, tentarei te responder amanhã depois da Escola.
    Quero que saiba que eu tenho senso de humor e até um pouquinho de sarcasmo. mas tentei evitar utiliza-los para não confundir as coisas ^^
    esta mensagem é pessoal e você pode apagar ela depois de ler se quiser; eu só achei que seria bom vc saber que estou dando continuidade ao nosso debate; que apropósito está muito bom XD.
    Só queria te deixar um assunto básico antes de sair tambem(não precisa respondê-lo agora; nem aconcelho para que não confundamos as coisas)
    minha pergunta:
    O purgatório existe? XD
    boa noite mlk; logo vou responder;

    ResponderExcluir
  21. Só mais uma coisa(pode excluir esta tambem ^^)
    Eu não me baseio em Lutero; eu me baseio na bíblia. claro que ele contribuiu para o nascimento da religião "protestante". Mas agora me diga você, se você acha certo a igreja católica queimar,inforcar e perseguir dizendo estar fasendo-o em nome de Deus? Isto foi feito por seus "homens espirituais" ou "homens que tem herança" ou "homens que receberam a sabedoria" citados acima em seus comentários?
    E você acha que nós que não somos "instruídos" como estes homens citados por você, não podemos examinar as escrituras? me diga uma coisa, se eu não sei,mas está escrito,e você sabe o que está escrito e me diz uma coisa que você supostamente leu e me ensinou, eu não tenho o direito de ler onde está escrito e ver se é realmente o que você me falou?

    Cara eu nem ia comentar nada agora; mas acabei me extendendo rsrs.
    amanhã eu respondo bunitinho XD. mas o que eu falei ai em cima quero que você me responda futuramente XD. pode apagar este comentário se assim desejar ^^.
    desculpa alguma coisa. Boa noite
    abraços
    Victor.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...