Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Deus e o pecador


Entre Deus e o homem havia um abismo insondável: o Filho de Deus se fez homem; e reunidas ambas as naturezas, o abismo foi preenchido. Entre o Verbo Divino, Deus e o homem ao mesmo tempo, e o homem pecador, havia uma distância imensa; para reduzi-la, Deus colocou, entre seu Filho e sua criatura, a Mãe de Seu Filho, a Virgem Santíssima, a mulher sem pecado. Entre a mulher sem pecado e o homem pecador, a distância era ainda grande, e Deus, em sua misericórdia infinita, colocou os santos pecadores entre a Virgem e o homem pecador.

Quem não se admirará de tão grande, e soberano, e maravilhoso, e perfeito edifício! O maior pecador não precisa senão de estender sua mão pecadora para encontrar quem o ajude a subir, de degrau em degrau, do abismo do seu pecado até aos cumes do céu.

E tudo isto não é outra coisa senão a forma visível e exterior, e, por ser exterior e visível, até certo ponto imperfeita, dos efeitos maravilhosos daquele socorro sobrenatural com que Deus acode ao homem, para que percorra com pé firme os ásperos atalhos da vida. Para se ter uma idéia deste sobrenaturalismo maravilhoso, é necessário penetrar, com os olhos da fé, nas mais altas e recônditas regiões; é mister ter os olhos voltados para a Igreja, movida perpetuamente pela ação secretíssima do Espírito Santo; penetrar no secretíssimo santuário das almas e ver ali como a graça de Deus as solicita e busca, e como a alma do homem fecha ou abre seus ouvidos àquele chamamento divino, e de que maneira se entabula e prossegue continuamente entre a criatura e o seu Criador um silencioso colóquio; ver, por outro lado, que faz ali, e o que diz ali, e o que ali busca o espírito das trevas; e como a alma do homem vai e vem, e se agita e se afana entre duas eternidades, para finalmente se abismar, conforme o espírito a que segue, nas regiões da luz ou nas regiões tenebrosas.

Donoso Cortés, Civilização Católica e Erros Modernos.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...