"A proposta de Jesus é socialista, né? O socialismo tem sido mal interpretado. Bem aplicada, sem os exageros da antiga União Soviética, a proposta socialista só edifica." (Pe. Fábio de Melo)
Fonte: Adversus Haereses
Ora.. Veja o que diz a Rerum Novarum de Leão XIII
"Os Socialistas (...) instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para - os Municípios ou para o Estado. (...) Mas semelhante teoria, longe de ser capaz de pôr termo ao conflito, prejudicaria o operário se fosse posta em prática. Pelo contrário, é sumamente injusta, por violar os direitos legítimos dos proprietários, viciar as funções do Estado e tender para a subversão completa do edifício social."
Pio XI, na encíclia Quadragesimo Anno, escreve que:
"O princípio fundamental do socialismo primitivo [é] contrário à fé cristã.
"O socialismo quer se considere como doutrina, quer como facto histórico, ou como « acção », se é verdadeiro socialismo, (...) não pode conciliar-se com a doutrina católica; pois concebe a sociedade de modo completamente avesso à verdade cristã."
"Socialismo religioso, socialismo católico são termos contraditórios : ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista."
Leia-se ainda a Encíclica Divini Redemptoris, também de Pio XI, sobre o comunismo.
Deus tenha misericórdia do Pe. Fábio que tem parecido uma ostra super-evoluída, soltando pérolas e mais pérolas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.