Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O papel da Filosofia e a idéia de Destino


A filosofia é, essencialmente, uma resposta ao problema da vida. O homem ocupa o lugar central na órbita da criação. Ele, porém, depende intrinsecamente em seu ser de Deus criador, e d'Ele depende como ser moral.

Não é o homem, apenas, um ser físico; o elemento fisico é nele a envoltura corporal de uma alma com destino eterno. Neste destino não está só; sendo criatura e filho de Deus com os demais homens, tem com eles uma comunidade de destino.

A noção de destino é algo essencial para a ordenação da vida humana; privado do seu destino, o homem desintegra-se, dissolve-se numa pluralidade de atos, fica apenas como "ser para a morte", na angustiada expressão do existencialismo heideggeriano.

O destino, a consciência de sentir-se espiritual e imortal, ordenado a outra existência mais valiosa, reduz à unidade todos os atos humanos integrando-os numa síntese superior. É esta idéia que penetra e sustenta ao homem cristão, e é graças a esta consciência do destino que tinge de sentido humano e valoriza até os atos mais humildes; e deles faz atos humanos e meritórios de altíssimo valor. Pelo contrário, quando o homem não ajusta sua vida à moral, afasta-se de seu destino eterno e desaparece aquela ordenação dos seus atos que orientam sua vida.

Perdida a unidade de referência, que só o destino dá, e que unifica os atos do homem, este se desumaniza, se desmoraliza, e esta situação repercute gravemente em suas atitudes para com seus semelhantes.

Mas a imortalidade e o destino do homem só são compreensíveis dentro da doutrina que, acerca de Deus, trouxe a mensagem cristã.

Os antigos filósofos não lograram um conceito claro de um Deus pessoal, transcendente e criador. Isto é levado do Cristianismo que à idéia de Deus criador acresce a da Providência - em sentido mui diferente dos estóicos - e ainda ensina que Ele se identifica com o amor. Idéias luminosas que esclarecem toda a vida humana.

Emílio Silva de Castro, Filosofias da Hora e Filosofia Perene.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...