Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Voltando do recesso - África sem "Missa Afro"

Bem.. Depois de umas poucas e curtas postagens neste pequeno recesso não previamente avisado, este blog volta à sua plena atividade, em total submissão a Nosso Senhor e à Sua Santa Igreja. Que a Virgem Maria, Mãe do Verbo Divino, esmagadora das heresias e dos erros, nos conduza sempre à defesa e à vivência da Verdade e nos torne menos indignos deste nome que testemunha a nossa vocação: "Anjos de Adoração".

Mais uma vez, agradeço vivamente as orações...

***

Comecemos, pois, defendendo o ponto mais alto da nossa Fé: o Santo Sacrifício da Missa. Desde que foi introduzido um negócio chamado "inculturação", simultaneamente encontrou-se um pretexto para as criatividades sem conta, para verdadeiras bizarrices, para a introdução de grandes inconveniências nisto que é a atualização do Calvário de Nosso Senhor. Uma destas inovações ilegítimas, mas que goza de certa proteção por causa de um discurso ideológico que entende a rejeição de qualquer alteridade como preconceito, é a chamada Missa Afro que visa entronizar elementos da cultura africana na celebração da Santa Missa.

Neste sentido, surgiu uma ótima postagem no Salvem a Liturgia sobre como seria a Santa Missa na África. Haveria lá toda esta profanação? Seria a África escrava de seus elementos culturais supersticiosos? Limpar a Liturgia daquilo que com ela não se coaduna seria realmente uma atitude racista? Reproduzo o post abaixo, juntamente com as fotos.

**

Na África não tem Missa Afro…
Postado por Rafael Vitola Brodbeck

Pois é… Tanto se fala em colocar cultura afro na Missa romana por aqui, e, da África mesmo, a real, a de verdade, não a ideologicamente inventada, temos um belíssimo exemplo: Dom Gregory Ochiagha, Bispo Emérito de Orlu, Nigéria, celebrou seu Jubileu de Ouro com uma Solene Missa Pontifical na forma extraordinária.

Isso mesmo. Na África não tem Missa Afro. Na África tem Missa Tridentina!

Mas não diziam que o povo negro quer Missas com atabaques, falando “axé”, dançando no altar, com roupas extravagantes?

As fotos, que nos chegam via New Liturgical Movement, falam por si e nos dão esperança de que a liturgia será salva!

image

image
image
image
image
image
image
image
Após a Comunhão. Inspirador!

**

É... Parece que os africanos de bom senso respeitam a Liturgia. O zelo pela casa de Deus continua consumindo vários deles..

Eu tive a oportunidade de assistir uma palestra com o superior no Brasil desta Pastoral Afro, e só posso dizer que, embora mais comportado do que os que lhe são submissos, e dono também de uma certa eloquência ao falar, o seu discurso é, porém, muito apelativo, ideológico e problemático.

Sem falar que, objetivamente, muitas dessas pessoas, não obstante o posto eclesiástico que ocupam, aderem e defendem a um sem número de erros, muitos dos quais constam entre os condenados dogmaticamente em concílios passados...

Deus conduza os responsáveis pela Liturgia no Brasil. Se for pra seguir o exemplo destes africanos acima, eu não me importaria, e creio que Nosso Senhor o aceitaria de bom grado.

Fábio.

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Sou Católico Apostólico Romano - Liturgicamente falando, Romano!!!

    Rome Sweet Home!!!!

    Pax et Bonum

    ResponderExcluir
  2. kk.. É isso aí!!!

    Rome Sweet Home!

    Pax et Bonum.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos!!! Realmente inspirador...
    Ah!!! Posso repetir a frase?
    ROME SWEET HOME! (Agora com letras maiúsculas... rsrsrs)

    Pax et Bonun.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...