As relações entre o nascimento do Salvador em Belém com a Eucaristia considerada como Sacramento, também se estabelecem com a Eucaristia sob o aspecto de sacrifício.
Em verdade, é um cordeirinho que nasce em Belém: Jesus nasce como o cordeiro, no estábulo, e a seu exemplo conhece unicamente sua Mãe. Seu primeiro vagido é oferecer-se desde logo ao sacrifício: "Hóstias et oblationes noluisti, corpus autem aptasti mihi" - Pai, não quiseste senão me dar um corpo, eis-me aqui (cf. Sl 39,7-9; Hb 10,5-7). Este corpo é a condição necessária para a imolação, e Jesus o oferece a seu Pai.
O cordeirinho vai crescer, ao lado de sua Mãe, e, dentro de quarenta dias, Ela conhecerá o segredo de sua imolação. Maria O alimentará com seu leite puro e virginal, guardando-O para o dia do sacrifício. Este caráter de vítima está de tal forma gravado sobre Ele que São João, ao avistá-lO no primeiro dia de sua vida pública, O designou pelo nome de Cordeiro divino: "Ecce Agnus Dei, ecce qui tollit peccata mundi" (Jo 1,29)
O sacrifício começado em Belém se consuma sobre o altar na Santa Missa.
S. Pedro Julião Eymard, Flores da Eucaristia
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