Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Combate! RCC X Tradicionais


Interessante que, visitando sites, blogs e outros espaços na net tenho constatado como a discussão a respeito da RCC tem se tornado cada vez mais frequente no meio católico. Há um tempo atrás, o que eu via era um número muito maior de pessoas convictas a respeito da catolicidade deste movimento. No entanto, agora eu presencio um embate ferrenho entre os que lhe são a favor e os que lhe são contra, incluindo-me eu também neste debate.

Mas, além dos argumentos de cada uma das partes, o simples fato da ocorrência assídua destas discussões fala de um possível incômodo, como que uma intuição quase generalizada de que algo não está certo. Recentemente, um bispo queniano proibiu as reuniões da Renovação Carismática em sua diocese. O grande motivo foi o de querer conhecer mais a fundo o movimento. Entusiastas do carismatismo ergueram-se afirmando que o bispo apenas quer conhecer melhor, e que a decisão é temporária. Mas o que vejo é que, se ele quer conhecer melhor, é porque, a princípio, algo não cheirou bem. Creio que esta atitude parte de uma certa desconfiança... Do contrário, o senhor bispo poderia aprofundar-se sobre as origens e princípios da RCC sem, necessariamente, vedar suas reuniões.

A discussão tem se acirrado e isto não é qualquer coisa. Muitos têm constatado, de fato, a total heterodoxia do movimento e, a partir de um zelo maior que tem inflamado o coração de muitos católicos, está havendo uma verdadeira batalha com o intuito de purificar o catolicismo daquilo que lhe seja estranho.

Além de toda a literatura medíocre, o carismatismo ainda atrai a si os olhares dos católicos pelo testemunho daqueles que lhe são seguidores e pelo conteúdo de suas pregações. Parece, de fato, outra igreja, pois vemos o Santo Padre pregar algo em Roma e, ao mesmo tempo, presenciamos uma outra natureza de discurso por parte dos "renovados". Claro que, a partir do momento em que se estabelece uma tensão como esta, faz-se necessário escolher a quem aderir.

Alguém já falou que "católico que não estuda, torna-se protestante, e protestante que estuda, volta correndo para a Igreja Católica". A frase parece ser meio fatalista, mas, à parte de seu exagero (somente na primeira parte), ela tem sua verdade. Aliás, eu creio que o mero bom senso e a correta observação das coisas permite uma atitude mais acertada. Porém, esta luta que se trava diante de nós, e na qual muitos estamos também como combatentes, se intensificou porque, talvez enjoados das sensações afetadas de uma pseudo-mística, vários católicos voltaram-se ao estudo daquilo que é verdadeiramente católico e daquilo que, no decorrer dos séculos, tenta se vincular à Igreja para legitimar a propagação de heresias.

Enfim, o próprio fato de a discussão estar tão presente já diz muito. Que Deus, a Suma Verdade, nos conduza para o bom combate e que Ele prevaleça sobre seus inimigos. É o que esperamos e pedimos pela intercessão da Virgem Santíssima Maria Imaculada.

Fábio Luciano
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Fábio, n foi um simples Bispo que barrou os rccistas, ele é Cardeal tb!!!
    http://sucessaoaapostolica.blogspot.com/2009/05/manda-fogo-meu-senhor-paz-e-fogo-muita.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ana MAria, pelo esclarecimento. Pax.

    ResponderExcluir
  3. NOssa Feh naum precisa ser Renovada...
    encaram como se o carisma catolico fosse Antiquario...

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...