A Liturgia no Santo Sacrifício da Missa, perpetuação do Calvário de Nosso Senhor, deve ser algo sublime, digna do momento e do lugar. Toda a Igreja, em todo o seu tempo de existência, sempre prezou muito pela beleza e dignidade da Liturgia, que é dirigida a Deus.
Não obstante assim seja, o que vemos hoje é um tal descaso que certas celebrações parecem ser animadas por artistas circenses ou por cantores pops. Há mesmo grupos que parecem surdos e parecem querer tomar o centro da Santa Celebração com instrumentos e microfones altíssimos e com músicas intermináveis, sem falar da total inconveniência destas com as partes da Santa Missa.
E, como se não bastasse isso, é comum que, mesmo em partes tão sublimes como o "Sanctus", a música seja encerrada com, nada mais nada menos, um solo distorcido de guitarra... E na hora da Elevação do Santíssimo Corpo e do Santíssimo Sangue de Nosso Senhor, de repente (Deus nos acuda) escutamos elevar-se também o inconveniente som dos instrumentos musicais. Ora, e virou o que?! É show mesmo? Eu diria que é amor-próprio-desesperado!
Percebemos aqui erros crassos (crassíssimos!!!). Primeiro, o que motiva toda esta palhaçada é a vaidade, o orgulho, o sentimento do estrelato. Depois, temos a total ignorância do que seja a Liturgia, sendo que tal atitude chega a ser uma profanação. Depois, consideramos a possibilidade de algum problema de audição. E, por fim, a total falta de bom senso.
Como dizia o Papa João Paulo II, ninguém deve buscar ser o protagonista do Santo Sacrifício e os cânticos devem ser ordenados e convenientes para o Santa Missa. Para isto nos diz Sua Santidade, parafraseando o Papa Paulo VI, que o modelo supremo da música litúrgia é o canto gregoriano. Este é, pois, o critério para a orientação do que seja conveniente ou não. Quanto mais a música se aproximar deste modelo, tanto mais é digna do Templo e, quanto mais dele se distancia, tanto mais é indigna.
Porém, a partir da idéia de "inculturação", distorcida ao bel prazer dos artistas, tem se incluído na Missa verdadeiras cacofonias, como a infame "dança do espetinho". Desconfio que, para estes e outros abusos, a MTV tem dado sua contribuição e os "artistas" católicos, impossibilitados de obter fãs naquelas proporções, se aproveitam da morte de Nosso Senhor para a sua própria auto-promoção.
Haverá, neste mundo ou no outro, maior contradição? O Deus humanado humilha-se na Cruz enquanto um "zé" se aproveita pra tentar construir a sua fama ou para arrancar aplausos do "público", distraindo-os mesmo do que acontece sobre o Altar? Até onde vai a vaidade humana?
Seria cômico se não fosse trágico: Deus se humilha e um "verme" como o homem quer se exaltar a partir da humilhação de Deus..
Enfim... estamos no fim do mundo. E, como dizia Deus Pai a Santa Catarina de Sena: "até os demônios sentem asco das almas que tratam a Eucaristia com desdém".
Miserere Nobis.
Fábio Luciano
Música Sacra na Santa Missa ?
ResponderExcluirnunca vi nem ouvi
A Missa virou um culto protestante. É a mesma coisa.
Por exemplo, veja esse vídeo:
www.youtube.com/watch?v=fj9f7gpyUe8
A banda tocando uma música protestante em plena Missa.
Ainda existe igreja católica no Brasil ??
cara. olha a diferença:
ResponderExcluirSanctus da igreja católica apostolica romana
www.youtube.com/watch?v=CVQOWthjIJw
Sanctus da igreja católica quase protestante Pentescopal
www.youtube.com/watch?v=hU0T1mq_TD0
quem mais contribui para isso? a canção nova. E pq os líderes de lá, que sabem que isso é errado n falam nada?
ResponderExcluirPq? pq querem agradar a todos por dinheirooooooooo
Infelizmente, a Canção Nova se tornou referencial de música católica, e isto sem o menor merecimento...
ResponderExcluirA maioria destes ministérios artistas que existem por aí têm sua inspiração neles...
É uma pena...
Acho que Fabio postou isso porque viu algumas coisas ontem..
ResponderExcluirNa verdade, Andrya, ontem eu já tinha escrito. Mas foi pelo mesmo motivo, e ontem eu só fiz confirmar.
ResponderExcluirAliás, mais uma vez, parabéns pela instituição!
Que Deus a abençoe...
obrigada, obrigada mesmo!
ResponderExcluirvoce é meio louco!!
ResponderExcluir