Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

RCC: Espírito Santo como recompensa ao erro e à desobediência?


Sabemos que a Igreja é o sustentáculo da Verdade. Esta Verdade corresponde à idéia divina e se identifica com a Pessoa do Seu Verbo. Pela própria processão divina da geração do Verbo de Deus, a verdade somente pode ser uma e possui caráter absoluto. Sendo perfeita, esta Verdade é imutável, pois tudo quanto seja mutável, ou é perfectível (pode tornar-se perfeito, o que é incompatível com a idéia de algo já perfeito), ou é defectível (pode tornar-se menos perfeito). Nesta imutabilidade da Verdade é que se fundamenta o dogma também imutável e absoluto.

Os protestantes surgem precisamente num ato de protesto contra a verdade católica que, como vimos, é a única. Quando se protesta contra a verdade, incorre-se no erro e no engano. Não se opõe a verdade com a verdade, mas com a mentira. E aqui, nego também toda a possibilidade de o protestantismo ser procedente da vontade divina. Entendê-los como resultado do divino querer, como o afirmou em certa ocasião o pregador da casa pontifícia Raniero Cantalamessa, implica, ou em negar o caráter absoluto da Revelação, ou em conceber uma contradição na divindade. Ambas são posições heréticas.

Sendo que os protestantes não devem sua existência à vontade divina, mas, antes, têm sua origem justamente num movimento de apostasia, não há como admitir que deles pudesse surgir um fruto divino. Afirmar a manifestação protestante como algo divino seria, como o disse Sto Tomás, admitir que Deus assinaria o erro, o que, por certo, Ele não faz, mesmo porque o erro, como ausência de verdade, é totalmente incompatível com Deus, Suma Verdade.

Além, já, de toda esta problemática, a coisa piora se observarmos como o tal carismatismo adentrou em terreno católico. Isto se deu a partir de um ato de desobediência expressa ao Código de Direito Canônico da Igreja vigente na época. Observemos que as raízes nunca são boas. O Código de Direito Canônico de então proibia qualquer católico de frequentar reuniões e cultos protestantes. Não obstante, um grupo de pessoas ditas católicas, interessadas no fenômeno que viam acontecer com os membros de certas denominações, quiseram também partilhar daquela experiência, pelo que pediram a estas pessoas que lhes impusessem as mãos. Não é preciso fazer notar aqui, acredito, de um lado a ingenuidade em supor aprioristicamente que tais manifestações tinham sua origem na divindade, e, de outro, na irresponsabilidade de tal atitude. Isto prova que, no mínimo, qualquer ator os enganaria sem esforço.

E interessante que esta “comunhão” entre católicos e hereges permaneceu. As primeiras reuniões carismáticas eram, em geral, pandenominacionais e os católicos que partilhavam daquela forma de rezar eram conhecidos como neopentecostais católicos. Devemos notar que reuniões desta natureza não se fazem senão a partir de um total desprezo pela doutrina da Igreja, que sempre foi intransigente com o erro. A “novidade” (como se o embuste fosse novidade no mundo) tinha se tornado mais importante e questões doutrinárias eram agora secundárias. Enfim, agora todos falavam a mesma língua (desculpem-me o gracejo).

Tendo sua gênese no protestantismo, o movimento carismático segue com sua linha fortemente característica fiel às origens. Claro é, então, que, para a maioria, esta linha de simpatia com o protestantismo e o erro permanece. Veja-se, por exemplo, a declaração do Monsenhor Jonas Abib, um dos referenciais do carismatismo no Brasil, que afirmou categoricamente que os protestantes são lindos e santos, como se alguém pudesse ser santo seguindo o erro. A santidade, para este povo, parece ser qualquer coisa de exterior. Revelador, ainda, é a conversão a este movimento por parte do Frei Raniero Cantalamessa: ele se tornou carismático num encontro de várias denominações, que apenas tinham em comum o suposto “batismo no Espírito Santo”.

Pelas suas características de origem e pelos seus princípios, dos quais poderemos tratar em outra ocasião, claro está que o carismatismo viria a ser um movimento de massa. Deus, no entanto, tem buscado despertar a Sua Igreja sobre este perigo.

Que Deus nos abençoe e nos ensine a seguir pelos Seus caminhos sem nos desviarmos nem para a esquerda(TL) nem para a direita (pentecostalismo) (Pr 4,27).

Fábio Luciano
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...