Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A Verdade cortante de Jesus


Quando se tratava de dar testemunho da verdade, Jesus não sabia tergiversar nem fraquejar por medo. Tinha um caráter de lutador. Não se esquece de quem é nem se deixa arrastar. A sua cólera é sempre a expressão da mais alta liberdade, a expressão de um homem que tem consciência de "não ter vindo ao mundo senão para dar testeminh da verdade" (Jo 18,37).

Jesus, tão inabalavelmente fiel à vontade de seu pai e a si mesmo, tão firme no seu "sim" e no seu "não", reagia com um vigor extraordinário contra tudo o que não fosse de Deus ou que fosse contra Deus, quer se tratasse de formulações teológicas torcidas, quer de ordens vindas das autoridades. E a história da sua vida mostrou, aliás, que em qualquer momento estava pronto a comprometer a sua própria vida e a morrer pela verdade, para apoiar a sua palavra forte e corajosa.

Visão clara e varonil na ação, lealdade impressionante, sinceridade áspera, numa palavra, caráter heróico da personalidade: é o que chama imediatamente a atenção do psicólogo que estuda a fisionomia humana de Jesus. Era também o que, já ao primeiro contato, predia a Ele os discípulos

A atitude decidida, cortante como aço, de todo o seu ser, exprime-se bem nas fórmulas e sentenças curtas e penetrantes que o Evangelho nos conservou. Foi nelas que, depois das parábolas, Jesus plasmou a sua vontade, completamente voltada para a inteireza, para a consequência prática, para a pureza interior. Por isso dão verdadeiramente a impressão de algo autêntico, original: "Se o teu olho te escandaliza, arranca-o!" (Mt 18,19), "Quem perder a sua alma, ganhá-la-á" (Mt 10,39); "Ninguém pode servir a dois senhores" (Lc 16,13).

Karl Adam, Jesus Cristo.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...