Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Chesterton sobre o Tomismo e o Evolucionismo


"Ora, ninguém começará a compreender a filosofia tomista, que em verdade é a filosofia católica, sem que advirta logo que a sua base primária e fundamental é o louvor da vida, o louvor do ser, o louvor de Deus como Criador do mundo."

"Se alguém pensar profundamente, verá que o movimento supõe algo essencialmente incompleto, que se aproxima de algo mais completo. O verdadeiro argumento é muito técnico, e diz respeito ao fato de a potencialidade não se explicar só por si; além disso, em qualquer caso, só pode desdobrar-se o que estiver dobrado.

Basta dizer que os evolucionistas modernos queremo ignorar o argumento não por terem descoberto nele alguma falha, porque nunca chegaram a descobrir o próprio argumento, mas porque são demasiado superficiais para notar a falha do argumento deles; porque a fraqueza da sua tese está protegida por uma fraseologia da moda, como a força da velha tese está protegida por uma fraseologia fora de moda. Para aqueles porém que pensam verdadeiramente, há sempre algo realmente inconcebível a respeito de todo o cosmo evolutivo, tal qual o concebem, porque é algo que surge do nada, uma onda d'água sempre crescente a sair de um jarro vazio. Os que aceitam isto simplesmente, sem ver sequer a dificuldade, não têm probabilidade de se aprofundar tanto como Santo Tomás de Aquino e de ver a solução da dificuldade. Em uma palavra, o mundo não se explica a si mesmo e não pode fazê-lo só com o fato do seu desenvolvimento constante.

Mas, como quer que seja, é absurdo que o evolucionista se queixe dizendo que não se compreende que um Deus, reconhecidamente inconcebível, fizesse tudo do nadao - e depois pretenda que é mais concebível que o nada se tenha mudado em todas as coisas."

G.K. Chesterton, Santo Tomás de Aquino, Biografia.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...