Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Medjugorje e Fim dos Tempos

 Igreja em Medjugorje

Conversando com um rapaz que é absolutamente crédulo nas supostas aparições de Medjugorje, e que acompanha as novidades que lá se dão a partir de revistas das quais é assinante, ouvi dele que há uma vidente (ou são dois... não tenho certeza) a quem Nossa Senhora teria revelado que três dias antes do castigo, Deus daria um aviso à humanidade e que ninguém precisava ficar preocupado se veria o tal aviso, pois ele seria imensamente divulgado de modo que todos saberiam.

Porém, o que mais me espantou foi ouvir da boca do rapaz que os tais videntes sabem a data e a hora em que isto irá acontecer, além da natureza do castigo... Vejam... Eu realmente não disponho de outras fontes e me abstenho de o fazer pois  isto não me interessa mesmo, visto que não acredito nas supostas aparições e, como católico, não tenho esta obrigação. Além disto, o rapaz a que estou me referindo acompanha o tal evento a anos. Eu ainda era um pré-adolescente e ele já me falava dos tais videntes. Portanto, não é mentiroso nem tratou de assunto com o qual não esteja familiarizado.

As "aparições" de Medjurgorje não gozam de aprovação geral. Pelo que soube, o próprio bispo local não vê com muitos bons olhos o fenômeno. Disto já surge uma questão: que tipo de legitimidade católica tem algo que leva a desobedecer, sem motivo grave, o senhor bispo a que se está submetido? Pode-se argumentar que as aparições de Nossa Senhora são motivo particularmente grave. Porém, não creio que a Virgem suscitaria movimentos de desobediência prática a um príncipe da Igreja.

Além desta questão, alguns já alertaram sobre problemas doutrinais no que se refere às supostas mensagens que a Virgem estaria constantemente enviando aos videntes. Ora, a Virgem ensinando coisas divergentes da doutrina católica é simplesmente inconcebível.

Outra coisa que chama a atenção é uma como que "banalização" do fenômeno da aparição. O número é assombroso, ao ponto de o "extraordinário" ter se tornado "ordinário" naquela localidade.

Bem.. Mas sobre a declaração que escrevi no início do post sobre os "videntes" saberem o dia e a hora do tal aviso, acredito que já tenha ficado claro aos leitores o grande problema dessa afirmação. Se, por castigo, quer se referir ao término da história ou, pra usar um termo mais bíblico, ao "fim dos tempos", conhecer o dia e a hora do aviso, que se daria três dias antes, seria naturalmente conhecer o dia do juízo final, o que contradiz frontalmente a afirmação feita por Nosso Senhor: "Não convém a vós saber o dia nem a hora que o Pai determinou".

A Igreja sempre considerou no mínimo imprudente, para não dizer "sem noção" procurar saber aquela data, uma vez que o próprio Deus afirmou que ela nos escapa.

Se o "fenômeno medjugorgje" supõe mesmo que esta "revelação" é autêntica, temos então uma prova cabal da não catolicidade do evento. Se, de outro lado, ela divulga tais coisas sem nelas crer, teríamos então uma grossa mentira. Em ambos os casos, a coisa é complicada.

Uma terceira alternativa seria a de que este rapaz que me falou disto estivesse mentindo ou mal informado, e eu sinceramente não creio que seja este o caso.

Fábio.

Ps.: Não tenho nenhum gosto ou interesse pessoal em dizer que as supostas aparições são falsas. Ao contrário, muito me agradaria que o evento não fosse falso, pois isto implicaria na honestidade dos envolvidos. Mas confesso que todo o contexto me parece, a mim, um tanto desafinado. Porém, minha opinião pessoal realmente não interessa.
Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

  1. Estão misturando verdades com imaginação. Parte do que te falaram é verdade outra parte não.As mentiras são colocadas exatamente para confundir e criar o descredito em todo o fenomeno.

    ResponderExcluir
  2. Esto misturando verdades com imaginao. Parte do que te falaram verdade outra parte no.As mentiras so colocadas exatamente para confundir e criar o descredito em todo o fenomeno.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, peço então que esclareça o que precisamente é verdade e o que não é...

    Pax.

    ResponderExcluir
  4. Fábio, vc está tomando uma atitude fundamentalista! Você só está querendo defender o lado q te interessa. Também me interessa defender o direito das crianças nascerem, mas se não promovermos o debate, e somente impormos nossas visões, estaremos fadados a criarmos dois grupos: os condenados e os condenadores! (Eu não me sinto no direito de condenar ninguém por causa de minha visão, há uma explicação lógica para tudo que as pessoas professam, tenho visto que você ataca aqui nesse espaço as mais variadas correntes de pensamento religioso, desde os membros do CEBI aos da CN, que de certa forma são antagônicos, só isso já me fez ter descrédito por suas palavras, longe de querer julga-lo, acredito na Comunhão, e essa comunhão é também comunhão de ideias e de respeito à pessoa humana, seja ela quem for)

    Paz de Cristo!

    Adriano

    ResponderExcluir
  5. Adriano, Salve Maria.

    Você se equivoca de vários modos.

    1- Quem disse que não promovo o debate? A própria possibilidade de vc comentar e de eu dar-me ao trabalho de te responder, mostra que deixo o espaço aberto pra troca de idéias. Observe que eu nem ativei a moderação dos comentários; isto porque estou muito disposto a responder possíveis objeções.

    2- Se, portanto, abro este espaço, é porque respeito a pessoa humana, seja quem for, como filho de Deus e como ser dotado de alma imortal. Não decorre daí, porém, que eu deva respeitar toda e qualquer posição. Aliás, não é possível debater quando não se discorda. Este sincretismo ideológico que tem como fim abraçar a alteridade, seja ela qual for, é totalmente avesso ao Evangelho. Você diz que tem lido o que eu escrevo; acredito, então, que a exclusividade intrínseca ao Evangelho de Nosso Senhor já lhe ficou patente.

    3- Se você bem percebeu, este é um blog católico tradicional. Portanto, o critério que aqui se usa é o da racionalidade, dom de Deus, e o da tradição católica, fruto da iluminação do Santo Espírito. É natural, portanto, que tudo aquilo que destoe do espírito católico seja mostrado como tal. Cristo veio trazer a luz e a verdade, a fim de que saibamos bem o que é certo e o que é errado. Ao fazê-lo, caro Adriano, naturalment estamos julgando, isto é, afirmando sobre o caráter correto ou errado de algo. Isto é perfeitamente natural. Vc, por exemplo, ao chamar-me fundamentalista, julga o trabalho que aqui desempenho como errado. Mas qual o critério que usas para isso? O de um respeito adocicado por tudo e qualquer coisa. Só que assim, meu caro, apenas mostras que não amas nada. O amor ao bem implica em odiar o mal. Veja bem: não odiar as pessoas que cometem o mal, mas odiar o mal que as pessoas cometem. Não fosse assim, não se detestaria o pecado que é, em si mesmo, detestável qualquer que seja. O critério, portanto, que aqui usamos, é harmonia ou desarmonia com o catolicismo.
    Portanto, se o CEBI se afasta do ensino da Igreja (e se afasta muito. Ele não é católico), ou se a CN também o faz, é claro que nós iremos nos opor. Ou você pensou que havia apenas as duas opções? rs... Não existe só esquerda e direita, meu caro. Aliás, é Deus quem diz: "não te desvies nem para a esquerda nem para a direita" (Dt 28,14).

    4- Sobre a sua comunhão de idéias: crês que alguém sério pode ter "comunhão de idéias" com quem diz que 2 + 2 são 5? A Verdade que aqui cremos, caro Adriano, não é qualquer coisa: é absoluta porque o próprio Deus feito homem, Ele mesmo a Verdade, veio a nós e no-la revelou. Tudo o que se afaste de tal verdade é erro. Admitir a comunhão do erro com a verdade é ofender a verdade.

    5- Chamar alguém de fundamentalista porque sai de cima do muro é muito fácil e confortável. Mas nós, tradicionais católicos, já estamos acostumados a tais pechos que antes nos honram. Nosso amado Bento XVI advertiu-nos de que diriam isto de nós, caso fôssemos sérios na guarda da verdade.

    Pra terminar:
    Caro Adriano, eu o respeito profundamente como filho de Deus. E sabe o que este respeito implica? Que eu te deseje o bem. E sabe o que isto significa? Que eu desejo a tua conversão. Tal conversão não se dará se não deixares os erros, as concepções erradas, e não aderires à verdade com toda a tua inteligência e toda a tua vontade, verdade que te libertará...

    Portanto, meu respeito pela sua natureza humana, pela sua alma imortal me leva a atacar o teu erro e desejar a tua conversão.
    Espero que tenhas entendido...
    Aqui não me importam os bons mocismos nem fazer fama ou ganhar admiradores. Aqui importam a defesa da Verdade e a conversão das almas.

    Que a Virgem Santíssima te conduza

    Fábio.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fábio,

    Antes de mais nada, gostaria de agradecer o tempo que gastastes me respondendo. Achei sua resposta e argumentação muito profundas. Muitas coisas me fizeram refletir, algumas delas julgo que o próprio Espírito Santo tenha te revelado (pois você me disse coisas que há tempo acho que precisava de 'ouvir'). Na verdade, te confesso, que não consegui digerir todo o texto/sua resposta, acredito que tenha de lê-la mais vezes para absorver ao máximo essas palavras iluminadas.

    Espero poder interagir contigo mais vezes nesse espaço.

    Desculpe-me os julgamentos antecipados,


    Paz e bem,

    Adriano

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo Adriano, Salve Maria.

    Fiquei muito feliz por vc ter compreendido...
    É sempre uma honra poder ser instrumento de Nosso Senhor.

    Fique à vontade para comentar neste blog.

    Grande abraço. Pax.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...