Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Santa Teresa D'Avila e as modernices "espirituais"

Santa Teresa e São Pedro de Alcântara

Hoje, dia 15 de outubro, é dia de Santa Teresa D'Avila e quero chamar a atenção para uma coisinha...

Muitos católicos, hoje em dia, conhecem estes santos só de nome. Contudo, no fundo, eles - os santos - permanecem personagens desconhecidas, talvez estranhos por pertencerem a um contexto cultural tão diverso. Mas é impressionante como muita gente, sem ter lido sequer uma linha do que escreveram, já pensam conhecê-los a partir de uma lente das próprias "experiências" ou das próprias suposições sobre Deus.

Um exemplo: já vi mais de uma vez pessoas de espiritualidade carismática supondo conhecer bem a santa que celebramos hoje, acreditando partilhar com ela algumas "experiências" supranaturais. Aliás, Santa Teresa se tornou, não raro, instrumento de comprovação de teorias pentecostais. Nada mais falso...

Outros devocionismos, muito mais românticos que católicos, reduzem a santa (e qualquer santo) a uma mulher boazinha, bem educada e que tratava a todos com respeito, e não sei quê. E nesta inocente projeção, acreditam já conhecer o que foi a sua vida, embora dela não tenham lido sequer uma página.

Muito disso se deve, primeiramente, à grande ignorância em matéria espiritual que assola o mundo. Não é verdade que as pessoas se tornaram incrédulas; o que acontece é que, hoje em dia, elas se dão a qualquer misticismo ou teoria romântica sem o mínimo critério. Já não têm qualquer idéia do que seja a santidade, e isto tem sido provocado propositadamente por quem, ao invés de fazer conhecer estes tesouros da fé, os mutilam em função de suas ideologiazinhas mais politicamente corretas e adequadas ao tempo atual.

Resultado? Um monte de criancinhas brincando de fé e chamando de santidade o que pouco se eleva no âmbito moral. Enganam-vos, meus caros. É triste dizer isto, mas é o que fazem... Nunca como hoje o termo "tesouro escondido" teve um significado tão particular... De fato, escondem...

Há tantos livros que por aí circulam, sob o título de lcatólicos, e que não falam senão "baboseira teológica". Há muita gente que, por exemplo, ao ler Augusto Cury e o seu "Segredos do Pai Nosso" acredita ter compreendido a oração do Senhor a fundo. Outros que lêem certos livros pentecostais pensam ter descoberto o segredo da "invocação do Espírito Santo", quase como um Aladin que encontra sua lâmpada mágica e que, a partir de agora, terá seus desejos realizados, por mais vaiodosos que sejam.

Há ainda aqueles tipos que fazem uma "releitura" (importante este termo...) da vida espiritual de alguém, mostrando como, antes de tudo, o sujeito era um revolucionário revoltado contra o sistema e que sua mística era uma espécie de rebelião contra a hierarquia.

Todos vomitadores de balelas! Como já dizia alguém, quando forem ler um livro de espiritualidade, leiam de um autor cujo nome comece com a letra "s". Por exemplo: Santo Inácio, São Francisco de Sales, Santa Teresa D'Avila, São João da Cruz, São Paulo da Cruz, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Santo Ambrósio, São Gregório de Nissa, Santa Catarina de Sena, Santo Efrém, São João Clímaco, S. Gregório Nanzianzeno, São João Maria Vianney, S. Bento, S. Bernardo de Claraval, etc...

Aí sim, caríssimos, vocês terão alimento sólido que só vos fará bem. Estas outras leituras, erradas em muitos pontos, só vos colocará na alma pressupostos e conceitos falsos dos quais, depois, será preciso livrar-se. Digo-o por experiência própria, eu que carreguei, por um bom tempo, a sombra dos malditos sofismas freudianos, e tive que fazer uma boa limpeza com relação ao conceito que tinha do Espírito Santo, proveniente dos meus tempos de carismático. Isso além de outros "quês", aqui e ali, dos quais é preciso purificar-se com água limpa, água boa que só pode provir de Deus e de quem, de fato, O conheça.

Hoje é dia de Santa Teresa D'Avila, grande mística, doutora da Igreja, mestra de oração, mulher meio bruta, sem qualquer respeito humano; santa muito séria e apaixonada por Nosso Senhor; mulher cujo coração literalmente chagou-se de tanto amar. Um dos expoentes da poesia cristã; escritora eloqüente, profundamente respeitada por escritores de alto nível, e, de outro lado, solenentemente ignorada por certos católicos tolinhos que querem inventar o próprio conceito de santidade.

Peçamos que Santa Teresa nos ensine o que, de fato, é seguir a Nosso Senhor. Que ela nos ajude a deixar nossos medos e a correr para os braços de Quem, pacientemente, nos espera. Que ela nos ajude a compreender que somos d'Ele, como ela mesma escreveu:

"Vossa sou, pois me criastes; vossa, pois me redimistes; vossa porque me atraístes; vossa, pois me suportastes..."

Santa Teresa D'Avila, Queridíssima Mãe das almas carmelitas, rogai por nós. Ensine-nos que a Deus se vai, antes amando que falando. Intercedei por nós a Nosso Senhor.

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...