Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Música, Liturgia, humildade e bom senso


A Liturgia no Santo Sacrifício da Missa, perpetuação do Calvário de Nosso Senhor, deve ser algo sublime, digna do momento e do lugar. Toda a Igreja, em todo o seu tempo de existência, sempre prezou muito pela beleza e dignidade da Liturgia, que é dirigida a Deus.

Não obstante assim seja, o que vemos hoje é um tal descaso que certas celebrações parecem ser animadas por artistas circenses ou por cantores pops. Há mesmo grupos que parecem surdos e parecem querer tomar o centro da Santa Celebração com instrumentos e microfones altíssimos e com músicas intermináveis, sem falar da total inconveniência destas com as partes da Santa Missa.

E, como se não bastasse isso, é comum que, mesmo em partes tão sublimes como o "Sanctus", a música seja encerrada com, nada mais nada menos, um solo distorcido de guitarra... E na hora da Elevação do Santíssimo Corpo e do Santíssimo Sangue de Nosso Senhor, de repente (Deus nos acuda) escutamos elevar-se também o inconveniente som dos instrumentos musicais. Ora, e virou o que?! É show mesmo? Eu diria que é amor-próprio-desesperado!

Percebemos aqui erros crassos (crassíssimos!!!). Primeiro, o que motiva toda esta palhaçada é a vaidade, o orgulho, o sentimento do estrelato. Depois, temos a total ignorância do que seja a Liturgia, sendo que tal atitude chega a ser uma profanação. Depois, consideramos a possibilidade de algum problema de audição. E, por fim, a total falta de bom senso.

Como dizia o Papa João Paulo II, ninguém deve buscar ser o protagonista do Santo Sacrifício e os cânticos devem ser ordenados e convenientes para o Santa Missa. Para isto nos diz Sua Santidade, parafraseando o Papa Paulo VI, que o modelo supremo da música litúrgia é o canto gregoriano. Este é, pois, o critério para a orientação do que seja conveniente ou não. Quanto mais a música se aproximar deste modelo, tanto mais é digna do Templo e, quanto mais dele se distancia, tanto mais é indigna.

Porém, a partir da idéia de "inculturação", distorcida ao bel prazer dos artistas, tem se incluído na Missa verdadeiras cacofonias, como a infame "dança do espetinho". Desconfio que, para estes e outros abusos, a MTV tem dado sua contribuição e os "artistas" católicos, impossibilitados de obter fãs naquelas proporções, se aproveitam da morte de Nosso Senhor para a sua própria auto-promoção.

Haverá, neste mundo ou no outro, maior contradição? O Deus humanado humilha-se na Cruz enquanto um "zé" se aproveita pra tentar construir a sua fama ou para arrancar aplausos do "público", distraindo-os mesmo do que acontece sobre o Altar? Até onde vai a vaidade humana?

Seria cômico se não fosse trágico: Deus se humilha e um "verme" como o homem quer se exaltar a partir da humilhação de Deus..

Enfim... estamos no fim do mundo. E, como dizia Deus Pai a Santa Catarina de Sena: "até os demônios sentem asco das almas que tratam a Eucaristia com desdém".

Miserere Nobis.

Fábio Luciano
Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Música Sacra na Santa Missa ?
    nunca vi nem ouvi

    A Missa virou um culto protestante. É a mesma coisa.
    Por exemplo, veja esse vídeo:
    www.youtube.com/watch?v=fj9f7gpyUe8

    A banda tocando uma música protestante em plena Missa.

    Ainda existe igreja católica no Brasil ??

    ResponderExcluir
  2. cara. olha a diferença:

    Sanctus da igreja católica apostolica romana
    www.youtube.com/watch?v=CVQOWthjIJw


    Sanctus da igreja católica quase protestante Pentescopal
    www.youtube.com/watch?v=hU0T1mq_TD0

    ResponderExcluir
  3. quem mais contribui para isso? a canção nova. E pq os líderes de lá, que sabem que isso é errado n falam nada?

    Pq? pq querem agradar a todos por dinheirooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, a Canção Nova se tornou referencial de música católica, e isto sem o menor merecimento...

    A maioria destes ministérios artistas que existem por aí têm sua inspiração neles...
    É uma pena...

    ResponderExcluir
  5. Acho que Fabio postou isso porque viu algumas coisas ontem..

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, Andrya, ontem eu já tinha escrito. Mas foi pelo mesmo motivo, e ontem eu só fiz confirmar.

    Aliás, mais uma vez, parabéns pela instituição!
    Que Deus a abençoe...

    ResponderExcluir
  7. obrigada, obrigada mesmo!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...