Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Natal, Aniversário de um Esquecido...


"Por que meu aniversário não pode ser sobre mim?
É o meu desejo, Noel.
Isso é pedir demais?"

"Depois de amanhã é o aniversário dEle.. Mas quem liga? Quem se importa? Ele, o sumamente incômodo, cuja simples recordação parece estragar as festinhas, os prazeres, os comes e bebes; Ele que costuma vir com aquelas propostas inconvenientes de convidar os pobres para as festas, de se importar com os pequenos... Se bem que é o aniversário dEle... Mas não importa, achamos um substituto de peso: O Papai Noel! Este, ao invés de nos pedir, nos dá presentes e, se nos evocam o seu sentido cristão, é só dizermos que ele não existe."

Interessante... Parece que o nascimento adorável de Nosso Senhor costuma ser acompanhado, sempre, das mesmas circunstâncias que o envolveram naquela santa noite. "Não há lugar para você!!! Nasça ao relento, sob o desprezo dos homens. Eis o presente que te damos no teu aniversário: neste dia, teremos conduta particularmente devassa!!!"

Creio faltarem hoje aqueles gritos de S. Francisco de Assis, pelas estradas com os olhos fundos de chorar: "O Amor não é amado". Poderíamos dizer mais: a Doçura é desprezada, a Beleza é ignorada, cobrem o rosto diante dEla.... Simplesmente não a querem notar. Estarão tantos ocupados, lambuzados de vinho, carnes e outras "carnes", enquanto Ele, no seu escondimento, na sua solidão, nascerá sob o relento, no frio de uma noite, sob o véu da pobreza, seu manto real.

Que Deus nos conceda, como dizia Léon Bloy, um verdadeiro desprezo pelo mundo e suas vaidades, e suas futilidades e suas flatulações aclamadas, e nos faça amar a Beleza que, verdadeiramente, fez-se carne e acampou em nosso meio. Que nesta noite, o nosso presente ao divino Infante seja o de um coração ardente, abrasado por aquele fogo de amor que Ele veio trazer à terra e só deseja que esteja aceso. Como não inflamar-se, Senhor, ao ver-vos, Sol de amor, vindo a nós assim tão pobre?  Concede-nos, juntamente com os reis e os pastores, estarmos também nós diante de Vossa presença santa e contemplar-Vos e adorar-Vos no colo de Vossa Mãe Santíssima.



Ensina-nos a te amar e a te imitar...
Que o mundo se lambuze com suas festas.
Nós nos deleitaremos com Aquele cujo amor é mais delicioso que o vinho.

Venite Adoremus...

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. É verdade! As pessoas lembram de tudo, menos que o natal é o dia mais importante espiritualmente para nós! É o dia que nasceu o nosso salvador! Fala-se muito em espirito natalino, mas que de natalino não tem nada!

    ResponderExcluir
  2. Pois é...
    Que conosco seja diferente, então.

    Abraço e feliz Natal.

    Pax et Bonum

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...