Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Carismatismo na Etiópia e desprezo pela Tradição.


"ROMA, segunda-feira, 12 de julho de 2010 (ZENIT.org) – No contexto do crescente entusiasmo por um cristianismo pentecostal, a associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) oferece um precioso apoio para manter os jovens carismáticos etíopes na Igreja católica."

***
Rs... Segura, senão eles correm!!! E por que correm? Porque notam a diferença, pois, de fato, é diferente. No entanto, a fim de segurá-los, o que se faz? Torna o diferente parecido. Como? Empurra de cá, amassa de lá, tira isso, põe aquilo e tchan! Eis a escultura síntese: um catolicismo pentecostal! Qual o mal? Ora, além de mudar o imutável, nenhum... Além de adaptar o que é inadaptável... Além de desprezar o rigoroso edifício espiritual católico em função de tolas novidades importadas do protestantismo....

E ainda se diz, no artigo, o motivo pelo qual os jovens aderem a estas coisas: 

"O estilo de adoração pentecostal atrai cada vez mais jovens no país, ferquentemente insatisfeitos com a liturgia tradicional em voga na Etiópia há mais de 1.500 anos."

 Ora, se é assim, então despreza os 1.500 anos... Isso mesmo.... O que é bom é o que é novo. O Espírito Santo, pra esse povo, parece ter mudado nestes dias.. Parece estar mais... é... mais espetaculoso. Se Elias vivesse hoje, não distinguiria a presença de Deus numa brisa suave.. não, não mais.. Isso pertence à tradição antiga.. Hoje, certamente, segundo esse povo, ele o veria no rebolation de um pastor pentecostal...

O que estes jovens precisam é de uma boa catequese! Uma catequese que os faça ver a beleza que agora desprezam. A juventude atual é muito mais sensível ao fútil, ao que satisfaz imediatamente os sentidos. Eduquem-nos ao invés de ceder aos seus caprichos...

Tentando remediar a situação (catolicizar o protestantismo), lê-se no artigo:

"Com o apoio da AIS, a Igreja local implementará um programa de formação de líderes para a Renovação Carismática, dando aos grupos uma melhor compreensão dos ensinamentos católicos."

Que lhes façam ler S. João da Cruz e Sta Tersa D'Avila, além de outros clássicos da correta espiritualidade católica, tão tristemente desprezada nos dias de hoje. Isto sim é um tesouro escondido: tesouro porque é valiosíssimo; escondido, porque os que poderiam dá-los a conhecer, os condenam às gavetas e às prateleiras inertes, onde ninguém vai.

Querem ajudá-los? Façam-nos ser bons católicos e não protestantes!

Há quem considere meu posicionamento exagerado...
Eu, porém, não sei como se pode conciliar uma coisa com a outra. Sendo honesto - e já escrevi diversas vezes sobre isto: o pentecostalismo, de origem protestante, tem identidade diversa do catolicismo e o conhecimento de ambos só reforça esta afirmativa.

Quando se considera o valor de uma alma (e é ainda muito maior do que o supomos), todo zelo por isto se torna justificável.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...