Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Não procurar as honrarias humanas. Querer a glória de Deus...


S. Gregório de Nissa

Deus chama "obra de pecado" ao movimento da alma que permanece dissimulado ( SI 57,3 ). Em conseqüência, Ele nos exorta a não procurarmos os louvores dos homens e a não nos envergonharmos de seu desprezo. Porque a Escritura afirma estarem privados de recompensa no céu aqueles que socorrem um pobre com ostentação e que se gloriam de sua esmola na terra. Se, com efeito, procuras agradar aos homens e práticas a caridade a fim de seres louvado, o salário de tua boa ação te ó pago pelos louvores humanos, em vista dos quais mostraste generosidade. ( Mt 6,2 ). Não procures, pois, outras recompensas nos céus, tu que pões nesta terra os teus labores e não esperes honras junto de Deus, tendo-as já recebido dos homens ( Mt 6,6 )

Desejas uma glória imortal? Revela, então, a tua vida, em segredo, Àquele que é bastante poderoso para te conceder o que desejas. Tens medo de uma eterna vergonha? Teme Aquele que manifestará tua vergonha no dia do juízo. Mas como poderia, então, o Senhor ter dito: "Brilhe a vossa luz diante dos homens a fim de que vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus?" ( Mt 5,16 ). É que Ele encoraja o homem que cumpre os mandamentos de Deus a realizar todas as suas ações com o olhar posto em Deus, a agradar somente a Deus, sem buscar qualquer glória vinda dos homens, fugindo dos elogios e aprovação dos homens, de um lado e, de outro, a nos tornarmos conhecidos de todos por nossa vida e obras. Ele não diz que os espectadores admirem a pessoa que os fez, mas sim que glorifiquem o Pai que está nos céus.

Ele nos convida a atribuir toda glória ao Pai e a realizar todas as ações conforme a vontade do Pai, junto de quem se encontra a recompensa das obras de virtude.

O Senhor te convida, pois, a fugir e a te afastares dos elogios das línguas mundanas. Pois aquele que os busca e para eles orienta a sua vida, não somente se priva da glória da vida eterna, mas pode também, desde já, aguardar um castigo. "Ai de vós", diz o Senhor, "quando os homens vos bendisserem" ( Lc 6,26 ). Fugi, pois, de toda honra humana, cujo fim é a vergonha e a confusão eterna e procurai os louvores do alto, aos quais se refere Davi: "De ti vem o meu louvor" ( SI 21, 26; SI 33,3 ) e: "No Senhor minha alma se gloria". ( SI 33,3 )

Mesmo quando se trata simplesmente de comer, o bem-aventurado Apóstolo recomenda não tomar, de qualquer maneira, o que foi preparado, mas a dar glória, primeiramente Àquele que nos concede os meios para sustentar a vida ( 1 Cor 10,31 ). Assim, em todas as circunstâncias, ele nos ordena desprezar a glória dos homens e procurar somente a glória de Deus.
 
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...