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Heresia, apostasia e cisma - Delicta Graviora


Delicta Graviora são aqueles pecados considerados mais graves. Dentre estes, constavam já alguns referentes à profanação do Santo Sacrifício da Missa. São estes:

a) subtrair ou reter para fins sacrílegos ou deitar fora as espécies consagradas;
b) atentar a acção litúrgica do Sacrifício eucarístico ou a sua simulação;
c) concelebração proibida do Sacrifício eucarístico juntamente com ministros de Comunidades eclesiais que não têm sucessão apostólica nem reconhecem a dignidade sacramental da ordenação sacerdotal;
d) consagração para fins sacrílegos de uma matéria sem a outra, na celebração eucarística, ou, também, de ambas, fora da celebração eucarística. (Redemptiois Sacramentum)

Além dos já citados, há ainda o pecado de profanação contra o Sacramento da Penitência, e o pecado moral (contra a pureza) de um clérigo com alguém menor de 18 anos.

Esta lista existe desde 2001 quando o então Sumo Pontífice João Paulo II, no Motu proprio Sacramentorum sanctitatis tutela, discorrendo sobre os pecados mais graves e estabelecendo severas normas quanto a eles, os reservava à Congregação Para a Doutrina da Fé.

Agora, segundo Pe. Frederico Lombarde SJ, pela primeira vez os pecados de Heresia, Apostasia e Cisma constam nesta lista dos delitos mais graves. Cumpre que esclareçamos o que sejam, então, estes pecados...

Heresia - etimologicamente significa "escolha". Comete-se o pecado de heresia quando o indivíduo escolhe uma posição própria em detrimento do que ensina a Fé Católica.

Apostasia - etimologicamente significa "estar longe de". Enquanto a Heresia é a negação de uma das Verdades da Fé em função de uma escolha pessoal naquele determinado ponto, a Apostasia é, antes, um afastamento de todo o corpo doutrinal. Comete este pecado quem renuncia a Fé Católica.

Cisma - etimologicamente significa "separar". O Cisma está geralmente vinculado à Heresia, mas difere desta no sentido em que se ordena a uma coletividade e dá-se de forma mais ou menos organizada. Na Heresia, a escolha é pessoal. No Cisma, a separação se dá de forma mais sistemática, incluindo neste distanciar-se, não apenas o indivíduo, mas toda uma comunidade. O Catecismo define ainda o Cisma como "a recusa de sujeição ao Sumo Pontífice ou da comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos" (§ 2089).

***

Se, segundo os recentes acréscimos, estes pecados estão já reservados à Santa Sé, pelo menos em segunda instância, isto nos enche de esperanças, pois, particularmente no Brasil, a circulação, a defesa metódica e descarada de heresias é já um triste espetáculo quase diário. Esperamos confiantes que a Santa Sé chame a atenção de bispos, padres e leigos que, confortavelmente, têm confundido muitos católicos com seus ensinos dúbios e heterodoxos.

Depositamos toda a nossa esperança nos braços da Virgem Santíssima. Que ela interceda por nós.

Fábio.

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Um comentário:

  1. LA GRAN APOSTASÍA QUE COMETIÓ SAN PABLO, MADRE DE TODAS LAS APOSTASÍAS QUE SE HAN COMETIDO DESDE EL INICIO DEL CRISTIANISMO: Es la causa principal de que actualmente grandes multitudes abandonen la religión judeo cristiana ante la falta de congruencia de los dogmas y los textos bíblicos con la realidad. Pepe Rodríguez: (Mentiras fundamentales de la Iglesia católica), critica duramente a la Iglesia por tergiversar, mutilar, falsificar los textos bíblicos para reinterpretarlos de acuerdo a sus propios intereses, usos y costumbres. Sin tener en cuenta que antes de criticar la adecuación de los textos bíblicos al paso del tiempo, primero se debe criticar al profetismo judío, a fin de hacer objetiva la falta de significado de los textos racistas de la Torah para los que no somos judíos, y la necesidad de re expresar y reinterpretar los textos bíblicos para adecuarlos al momento y circunstancias (De manera semejante a la reinterpretación de la Torah que hacen los rabinos en el Talmud y el Mishná para encontrar su significado “aquí y ahora”); la cual omite aduciendo falazmente que es palabra de Dios. Juan José Tamayo, también omite la critica al profetismo judío, antes de señalar las causas de la perdida de religiosidad del pueblo español; así no se da cuenta que la acentuada deserción se debe a la separación entre la fe y la razón promovida por San Pablo a fin de evitar que se criticara el profetismo judío (1ª Corintios I, 17 al 27). Apostatando la enseñanza de Cristo sobre la relación indispensable entre la fe y la razón revelada metafóricamente al ciego de nacimiento debido a que es necesario utilizar el raciocinio para poder hacer un juicio justo de nuestras creencias, a fin de disolver las falsas certezas de la fe que nos hacen ciegos a la verdad (Jn IX, 39) __Lo cual hace patente la necesidad de una nueva reinterpretación bíblica, ante la pérdida de religiosidad de nuestra sociedad, debido al cambio del paradigma religioso a causa del progreso científico. Y justifica las adecuaciones de los textos bíblicos que se hicieron en el devenir histórico de la Iglesia__ http://www.scribd.com/doc/33094675/BREVE-JUICIO-SUMARIO-AL-JUDEO-CRISTIANISMO-EN-DEFENSA-DEL-ESTADO-LA-IGLESIA-Y-LA-SOCIEDAD

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