Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O desapego de si mesmo e a humildade


Sta Teresa D'Avila, Doutora da Igreja, Mestra de Oração.

É bem duro separarmo-nos de nós mesmas, sermows contra nós mesmas, porque somos muto agarradasa ao nosso eu e nos amamos excessivamente.

Aqui entra a verdadeira humildade. Esta virtude, a meu ver, anda sempre junto com o desapego. São duas irmãs inseparáveis. Não é destas parentas que vos aconselho fugir, antes quero que as abraceis e amsie e nunca vos queirais ver sem elas.

Ó soberanas virtudes, senhoras de todo o criado, imperatrizes do mundo, libertadoras de todos os laços e ciladas do demônio, tão amadas de Cristo, nosso Mestre, que nunca se viu um instante sem elas!

Quem as possui bem pode lutar contra todo o inferno junto e o mundo inteiro com suas seduções. De ninguém tenha medo. Seu é o reino dos céus. Não tem a quem temer, pois nada se lhe dá de perder todos os bens do mundo, e nem ainda o considera perda. Só teme descontentar a Deus, e vive a suplicar-lhe que o sustente na prática destas duas virtudes para não as perder por culpa própria.

Certo é que a humildade e o desapego têm a propriedade de se esconderem de quem as possui, de maneira que nunca as vê, nem se persuade de as ter, mesmo que lho digam.

Mas tanto as estima, que sempre anda procurando adquiri-las, e assim as vai aperfeiçoando em si cada vez mais. É bem fácil descobrir os humildes e desapegados. Sem percebrem dão-se logo a conhecer.

Mas que loucura pôr-me eu a louvar humildade e mortificação, estando elas tão louvadas pelo Rei da gl´ria e tão confirmada por seus imensos sofrimentos! Eia, pois, filhas minhas, mãos à obra para sair da terra do Egito. Achando estas virtudes, achareis o maná. Todas as coisas vos serão saborosas, e, por amargas que sejam ao paladar dos mundanos, para vós serão doces.

Sta Teresa D'Avila, Caminho de Perfeição, Cap. 9.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...