"Os sectários do socialismo, apresentando o direito de propriedade como uma invenção humana que repugna à igualdade natural dos homens, e reclamando o comunismo dos bens, declaram que é impossível suportar com paciência a pobreza e que as propriedade e regalias dos ricos podem ser violadas impunemente. Mas a Igreja, que reconhece muito mais útil e sabiamente que existe a desigualdade entre os homens, naturalmente diferentes nas forças do corpo e do espírito, e que esta desigualdade também existe na propriedade dos bens, determina que o direito de propriedade ou domínio, que vem da própria natureza, fique intacto e inviolável para cada um".
Leão XIII, Encíclica Quod Apostolici Muneris, de 1878
Fábio...esse posicionamento da igreja a respeito da propriedade privada é atual ou ainda é o mesmo da época da enciclica rerum novarum? pois estive lendo algo semelhante que me fez lembra ao ler essa postagem!
ResponderExcluirPriscila, Salve Maria.
ResponderExcluirEste posicionamento da Igreja a respeito da propriedade privada é atual e é o mesmo da Rerum Novarum, porque a Igreja não muda sua doutrina segundo a época. Não se pode julgar uma posição por ser nova ou antiga, mas por ser correta ou errada.
Compreendendo que a propriedade privada é um direito natural do ser humano, a Igreja o defende e o declara inviolável. Leão XIII ensinava que, se o homem é dono de si, o é também do produto do seu trabalho.
O comunismo, ao atacar o direito de propriedade, não pretende libertar ou emancipar o homem, mas ao contrário: pretende fazê-lo escravo.
A posição da Igreja se fundamenta na Revelação do Verbo e nos princípios da Lei Natural. Por esta razão, ela é imutável porque perfeita. Abraço.
Quaisquer dúvidas, estamos às ordens.
Seja muito bem vinda por aqui.
Abraço. Pax.
Fábio.
Priscila, há um farto material a este respeito.
ResponderExcluirSe vc se interessar, é só dizer.
Abraço.
Fábio... quando perguntei se a posição da igreja em relação ao direito da propriedade privada é antigo ou atual, não foi minha intenção julgar se é certa ou errada, mas apenas esclarecer uma dúvida dentre algumas que tenho... que aliás ficou bem explicada, associando sua explicação com algumas leituras que tenho feito sobre o assunto!
ResponderExcluirAh! sim me interessa sim saber mais sobre o assunto...
Obrigada pela resposta! :D
Fica com Deus!
Priscila,
ResponderExcluirEu sei que não foi sua intenção julgar se é certa ou errada. Eu não pretendia te corrigir ou algo assim, rs...
É que aproveitamos pra deixar diversas coisas claras e a resposta aproveita a outros que a lerem.
Grande abraço.
Disponibilizarei alguns links pra leitura neste sentido.
Pax.