Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A liberdade humana e a alta valia e responsabilidade de um voto.


Dante Alighieri

"O maior bem que por sua munificência Deus concedeu ao mundo; aquele que melhor revela a Sua bondade; o que Ele tem em mais alta conta - é o anseio de liberdade, do qual as criaturas raciocinantes, todas e exclusivamente, foram e são dotadas. Isto posto, podes valorar qual seja diante de Deus a alta valia do voto, pois nesse ato a aceitação d'Ele une-se ao querer humano. Ao firmar-se tal pacto entre Deus e o homem, este sacrifica o tesouro precioso do livre-arbítrio e o faz exercendo esse mesmo privilégio. Que outro bem pode compensar o rompimento de tal voto? Se pensas usar outra vez aquilo que já tenha ofertado, estarás pretendendo fazer bom uso de mérito fraudulentamente ganho. 

Com isto, ficas esclarecido no tocante ao ponto capital. Mas pensarás que a Igreja, dispensando por vezes a alguém dos votos, pratica contrariamente àquilo que ensinei. (Para compreender) é preciso que, raciocinando largamente sobre estes complexos temas aguardes melhores esclarecimentos, sem os quais desta doutrina não se alcança entendimento completo. Presta atenção ao que explico e guarda-o na alma, pois não resulta em aprendizado aquilo que é ouvido e não guardado.

Dois valores são necessários para constituir a essência do sacrifício (que é voto religioso): um é o objeto que se sacrifica (o livre-arbítrio), o outro é o pacto assumido. Este último, quando não observado, jamais conhece cancelamento. Mas a tal propósito já fiz, conforme ouviste, bem ampla exposição. Daí que os hebreus estiveram obrigados a cumprir perenemente o voto feito, embora, em alguns casos, conforme sabes, tenha sido possível permutar o objeto das promessas. Da matéria do voto é permitida mudança quando haja ensejo, sem que com isso falta seja cometida. Mas ninguém ouse, por sua própria sentença, sem o voltear da chave branca e da amarela (beneplácito da Igreja), mudar o peso que livremente aceitou. Esteja, além disso, seguro de que toda permuta será falaz se o objeto substituto não for maior do que o substituído, da forma pela qual o quatro está no seis contido. Assim, se o voto feito for de tal grandeza que incline ao máximo o prato da balança, naturalmente não haverá voto maior que o possa compensar.

Portanto, ó mortais, não contraí votos futilmente! Sede fiéis a tal propósito (...). Ó cristãos, sede ponderados em vossos votos, não agindo a tal respeito qual pluma sensível a todos os ventos, acreditando em que qualquer voto vos eleve aos olhos divinos. Para orientar-vos, tendes o Velho e o Novo Testamento e o chefe da Igreja. Isso vos baste para alcançardes a salvação. Não permitais que a cobia material empane vossa virtude; sede homens e não inermes, a fim de que os judeus entre vós de vossa fé não zombem, vendo-vos irrefletidos. Não procedais como o cordeirinho que, mal deixando de sugar o leite materno, inexperto, vivaz, por capricho puro contra si mesmo combate"

Dante, Divina Comédia, Paraíso, V.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...