Se o que segue abaixo procede ou não do Concílio em si é outra coisa - pelo texto se sugere que não. Mas, na prática, foi o que aconteceu. Eis o que descreve o Cardeal Domenico Bartolucci, por ocasião de uma Páscoa pós conciliar:
“Nos mandaram embora dizendo que a Sistina não deveria cantar, mas o povo. Foi uma revolução copernicana. O abandono do latim, que o próprio Concílio não desejava, na verdade, foi promovido por muitos liturgistas e assim todo o repertório tradicional do canto gregoriano e da polifonia, e, consequentemente, as schola cantorum, foram apontados como a causa de todo o mal. Ir ao povo havia se tornado lema, sem que se compreendesse as graves conseqüências dessa banalização dos ritos e da liturgia. Eu sempre me opus a isso e sempre defendi a necessidade da grande arte na Igreja, para sustento e benefício do próprio povo. Pensou-se que participar significasse cantar ou ler alguma coisa e assim se desprezou a sábia pedagogia do passado. Paradoxalmente, também o repertório dos cantos devocionais que o povo sabia e cantava desapareceu. Anos atrás, por exemplo, quando o povo assistia a uma missa por um morto, sabia cantar com devoção o Dies Irae, e recordo que todos se uniam para cantar o Te Deum ou as antífonas de Nossa Senhora. Hoje, dificilmente se acha alguém capaz de fazê-lo. Muitos hoje, felizmente, embora um pouco atrasados, começam a perceber o que aconteceu. Era necessário pensar naquela época, antes de proceder com tanta susposta sabedoria em favor de uma moda. Mas você sabe, na época todos renovavam, todos pontificavam. Felizmente, o Santo Padre está dando indicações muito precisas sobre a liturgia e esperamos que o tempo ajude as novas gerações”.
Fonte: Fratres In Unum
**
E a coisa decaiu tanto que hoje temos que escutar "CNBB - Só baião. Vol 30."
Quando não é o Regis Danou-se...
Aff... Miserere Nobis...
**
E a coisa decaiu tanto que hoje temos que escutar "CNBB - Só baião. Vol 30."
Quando não é o Regis Danou-se...
Aff... Miserere Nobis...
Buonasera sono Miryam e ho da pochi giorni creato un mio blog.
ResponderExcluirCasualmente ho scoperto che esiste , DIO sia lodato, un blog come questo, che mi aiuterà ad approfondire, a riflettere, a discernere.
GRAZIE, mi sento meno sola in questo 'infido' mondo telematico.
La Pace sia con voi!
Maranathà!
Miryam
Ciao Miryan
ResponderExcluirSiate i benvenuti ...
Non posso scrivere in italiano, ma io faccio una virtù ... rs
Scusa gli errori ... :)
Glad ti è piaciuto il blog.
Proprio come a casa qui.
Dio vi benedica.
Hug.