Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O Pecado como ilusão de um bem


Thomas Merton

O pecado, ou o mal só como tal considerado, nenhum interesse oferecem.

Esse mal não é uma entidade positiva mas a ausência de uma perfeição que devia existir. O pecado só como pecado é essencialmente aborrecido, porque é a falta de qualquer coisa que poderia interessar à nossa vontade e ao nosso espírito.

O que atrai os homens para as ações más não é o mal que nelas se encontra, mas o bem visto sob um falso aspecto e com uma perspectiva deformada. E o bem, visto sob tal ângulo, não passa de uma isca numa armadilha. Quando conseguis tocar-lhe, a armadilha funciona e deixa-vos com a vossa repugnância, o vosso tédio e o vosso ódio. Os pecadores são pessoas que odeiam tudo, porque o seu mundo está forçosamente cheio de traição, cheio de ilusão, cheio de decepção.

E os maiores pecadores são as pessoas que neste mundo mais tédio causam, porque também são as mais entediadas e as que acham a vida mais fastidiosa. Quando tentam ocultar o tédio da vida sob o ruído, a excitação, a agitação e a violência - inevitáveis frutos de uma vida dedicada ao amor de valores inexistentes - tornam-se algo mais do que enfadonhas: são flagelos do mundo e da sociedde. E ser flagelado não é simplesmente qualquer coisa triste ou fastidiosa.

Thomas Merton, Sementes de Contemplação
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir
  2. Meu caro "alguém" (vou chamá-lo assim, já que vc não põe aí o seu nome)

    Esta sua mensagem é bastante problemática e vem cheia de contradições. Como vc se dispôs a comentar neste blog, me permita mostrar em que vc erra.

    Veja só. Vc faz referência a uma única verdade. E logo em seguida, vc começa: "eu acredito que". Ora, se há somente uma única verdade, não importa o que A ou B acreditam; a verdade permanece independentemente do que dela pensam os diferentes indivíduos. Quando vc começa dizendo que acredita em não-sei-quê, vc dá a entender que isso é o que vc acha. No entanto, se a verdade é mesmo única, não importa o que vc acha.

    Então, vc diz: "Deus deixou o manual de instrução, a "BÍBLIA SAGRADA"". Bom, vc acha que Deus deu a Bíblia como deu as tábuas da lei a Moisés? Diretamente do céu? rs. Meu caro, a bíblia que vc lê foi organizada depois de uma eleição minuciosa de livros e tudo isto foi feito por quem? Pela Igreja Católica.

    Aí vc diz: "as pessoas precisam parar de comer tudo o que dão". E eu te digo o mesmo. Essas teoriazinhas suas, vc as recebeu por aí, embora pense que elas são originais. A doutrina da Sola Scriptura que consiste em afirmar que a Escritura se basta a si mesma, que não é necessário um intérprete, uma autoridade, só veio existir depois de LUtero. Durante 1.500 anos as pessoas simplesmente não cogitaram neste disparate. A própria Bíblia afirma que é preciso alguém que ensine o sentido dos textos. Ela não se destina a uma leitura meramente individual e a uma interpretação subjetivista. Esta prática aí é errada.

    E vc continua criticando essas pessoas que não questionam. E, na verdade, vc tá falando de vc mesmo.. rs Pois, então, se questione: de onde veio essa sua teoria de que a Bíblia se basta? Isso tem fundamento? Como vou saber se a minha interpretação é correta?

    Aí, por fim, vc põe um monte de perguntas tendenciosas e diz: "seja a sua bíblica de católico ou de evangélico". rsrs.. Vc é tão ingênuo que dispensa os riscos de erros de tradução e faz total abstração do processo de formação do cânon bíblico.

    Meu caro, sinceramente, vá estudar.

    Fábio.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...