Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Refutação Protestante II - O erro da Sola Scriptura

Fim do mundo em Maio de 2011... Eu fui!

Os protestantes afirmam que a única regra de fé válida é a Sagrada Escritura - Sola Scriptura. No entanto, este princípio vai remontar a Lutero, o que significa que ele tem por fonte um sujeito que só depois 1.500 anos d.C. é que vai inventar essa conversa. A Sola Scriptura é, portanto, evidentemente extra-bíblica. E, conforme poderemos ver, não só extra, mas anti-bíblica. Em suma, este princípio é absolutamente contraditório e o que espanta é que ainda encontre adeptos; é de se esperar que os propagadores dessa idéia sejam leitores assíduos e profundos da Sagrada Escritura, já que ela seria a única regra de Fé. Porém, como que estes supostos leitores tão atentos não percebem que a Bíblia faz referência, inúmeras vezes, a fontes exteriores a ela mesma? Tudo isto nos leva à conclusão de que, não obstante a afetada defesa da Bíblia, os protestantes parecem não ter nenhuma diligência especial para com ela. Como se pode levar a sério alguém que defende ser a Escritura o único modo pelo qual Deus nos fala e, ao mesmo tempo, não se motiva a conhecê-la direito?

Mas, em que será que se baseiam os protestantes para defender a Sola Scriptura? Ponho abaixo alguns trechos que eles crêem fundamentar o disparate e, entre parênteses, comento rapidamente.

Gal 1,8 - "Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema." (Obviamente, Paulo não condena, de modo algum, a recorrência a fontes extra-bíblicas. O Evangelho a que ele se refere é a Boa Nova trazida por Jesus e não necessariamente aquilo que foi escrito. Aliás, no seu tempo, sequer os Evangelhos circulavam ainda. Paulo é o mesmo que diz que a Fé vem pelo ouvir (Rom 10,17), referindo-se claramente à comunicação oral do Evangelho. Mais à frente, veremos que Paulo comenta as duas formas de adesão à verdade: por escrito e de modo oral,  sendo este último a Tradição da Igreja.)

Ap 22,18-19 - "Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; e se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro" (O Apóstolo João aqui se refere às palavras do livro do Apocalipse... nada a respeito da Sola Scriptura. Aliás, João escreveu em símbolos o que, naturalmente, requeria uma interpretação autêntica, coisa muito diversa do livre exame onde cada um inventa - confortável isso - como quer entender. Como hoje se sabe, o Apocalipse, além dos acontecimentos futuros, refere-se à Liturgia, realidade que nos antecipa o Céu. Os protestantes,  no entanto, reduziram, acresceram e mudaram a Liturgia católica. Portanto, a eles se aplica a predição deste livro)

Jesus em conversa com os judeus em Jo 5,39 - "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (De novo, nada de "Só a Escritura". Jesus apenas está criticando os judeus que, não obstante examinassem as escrituras, não percebiam que elas testemunhavam a respeito d'Ele. Aliás, é a mesma coisa com os protestantes que dizem tanto ler a Bíblia e não notam nela que Pedro recebeu as chaves do Reino, nem que Jesus deu a Sua carne e o Seu sangue como comida e bebida, nem que Ele fundou a Sua Igreja e que as portas do inferno não prevalecerão contra ela, nem que Ele disse aos Apóstolos: "quem vos ouve, a Mim ouve; quem vos rejeita, a Mim rejeita", e assim terminam caindo nessa rejeição do Cristo porque rejeição da Sua Igreja)

Hb 4,12 - “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Aqui, o Apóstolo não se refere, precisamente, à Escritura, mas muito mais ao Verbo de Deus, também chamado Palavra de Deus, o Logos encarnado. E isto se torna evidente, se observamos o versículo seguinte: "Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas." Paulo está, claro, se referindo a Jesus, a Quem devemos prestar contas. Portanto, nada de sola scriptura aqui também.)

2 Tim 3,14-17 - "Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e plenamente preparado para toda boa obra” (Interessante que, quando Paulo escreve "permaneça nas coisas que aprendeu", ele se refere ao que disse antes: "te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina" (vers. 10). Os protestantes poderiam dizer: "que absurdo! não devemos seguir a doutrina de Paulo, mas a de Cristo!" Não é isso que eles dizem com relação aos nossos santos e àquilo que o Espírito Santo inspirou à Santa Igreja? Mas continuemos nesta passagem. Vimos que Paulo recomenda permanecer naquilo que Timóteo aprendeu, não somente com relação às "sagradas letras" mas, também, a partir da própria vida de Paulo, conforme ele vai relatando as suas provações e perseguições. Portanto, Paulo faz referência à Escritura, claro, mas também àquilo que Timóteo aprendeu do convívio com ele. De nenhum modo Paulo diz: "atém-te somente à Escritura". Ao contrário, ele diz para ater-se às escrituras e ao que Timóteo tinha aprendido da doutrina de Paulo. Com relação a dizer que a Escritura é útil para ensinar, para tornar sábio, para repreender, isso é evidente. Se bem que Paulo deixa claro: "mediante a Fé", isto é, por meio da Fé. Significa que a Escritura contribui para esta Fé, mas ela não encerra esta Fé.)

Mt 5,13 - "E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?" (Eu fico espantado com a falta de honestidade destes protestantes. Jesus, nessa passagem, está a conversar com os fariseus e aponta um erro deles que funcionava como uma estratégia para se livrar de uma obrigação. Não tem nada a ver com a condenação da tradição em geral. Pegar este trecho, e usar para provar que toda e qualquer tradição é errada, é o cúmulo da cafajestagem).

Bom. Há ainda argumentos semelhantes mas igualmente incapazes de provar o valor da Sola Scriptura. Vamos, agora, a outras passagens bíblicas que justamente indicam que a Escritura não é a regra ÚNICA de Fé. E vejam que, para demonstrar isso, utilizaremos da própria Bíblia.

Os Evangelistas utilizavam fontes extra-bíblicas. Em Mt 2,23, lemos: "e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno." Acontece, porém, que não há no Antigo Testamento nenhum lugar onde se diga que Jesus seria chamado Nazareno. Obviamente, se quisermos assegurar a sinceridade do Apóstolo, teremos de admitir que ele retirou isto de alguma coisa alternativa à Escritura.

Já em At 20,35, Lucas escreveu: "Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!" Mais uma vez, em nenhum Evangelho se lê essa afirmação de Jesus. Será que Lucas teria inventado? Rsrs... Sua fonte é, de novo, extra-bíblica.

Em Judas 1,9, encontramos o seguinte: "Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!" Novamente, não há qualquer referência a isso no Antigo Testamento.

Em Judas 1,14, outra passagem curiosa: "Também Henoc, que foi o oitavo patriarca depois de Adão, profetizou a respeito deles, dizendo: Eis que veio o Senhor entre milhares de seus santos" Mas Henoc não é aquele que foi arrebatado? Ele não era profeta e também não escreveu nada, rs. De novo, fonte alternativa. 

Vamos, então, a referências ainda mais claras de que nem tudo está dito na Bíblia.

Em Jo 6, 12-13, lemos: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão." Como bem se vê, Jesus faz aqui referência a um futuro em que o Espírito Santo ensinaria a verdade à Igreja. Haverá, portanto, uma continuidade da inspiração da Igreja. E isto fica claro neste trecho.

Em Atos 1,3, vê-se o seguinte: "Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus." Lucas não relata o que exatamente Jesus tenha dito, mas deve-se realmente supor que pelo fato de não estarem escritos, estes relatos de Jesus ressuscitado são sem importância? É claro que não! Certamente, aquilo que Nosso Senhor lhes disse passou para outros a partir da tradição oral.

E pra dar o último golpe no já defunto da Sola Scriptura:

II Tes 2,15 - "Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas oralmente ou por escrito." Conservai as tradições... as tradições... oralmente ou por escrito... oralmente... ou... ou...

Sola Scriptura Fail!



Como vimos, os Apóstolos nunca pretenderam que a Sagrada Escritura fosse, ela somente, a regra de Fé. Ela é também, mas não somente. Vimos também que os próprios escritores sagrados utilizavam-se de fontes outras que não estritamente a bíblica. E isto só é possível se eles consideram válida a tradição, desde que esta legítima.

Podemos refutar ainda a Sola Scriptura considerando que, sendo a Sagrada Escritura inspirada por Deus e, portanto, isenta de erro e, de outro lado, sendo ela escrita com linguagem humana e, portanto, provida de diferentes estilos, naturalmente permite interpretações diversas. Ora, esta diversidade pode resultar, obviamente, numa interpretação equivocada. Disto se percebe a necessidade de um limite hermenêutico que impeça as interpretações falsas. Este limite somente pode ser algo de exterior à própria escritura, donde a Sola Scriptura mais uma vez é tida como falsa.

A própria formação do cânon bíblico faz referência a uma anterioridade, isto é, às pessoas que selecionaram a lista dos livros inspirados. Ora, a crença na Bíblia supõe necessariamente o reconhecimento destas outras autoridades. Foi a Igreja Católica quem formou todo o cânon do Novo Testamento. Portanto, reconhecer o Novo Testamento como autenticamente inspirado por Deus supõe, no mesmo ato, reconhecer a autoridade da Igreja que o formou.

A Sola Scriptura conduz, fatalmente, ao Livre Exame. Ora, isto é condenado pela Escritura. Lemos S. Pedro advertindo sobre este perigo em pelo menos duas passagens:

"Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal." (II Pe 1,20) Nessa onda de interpretação pessoal, que começou com Lutero, há hoje quem defenda o espiritismo com base nos Evangelhos e, até, o tal "evangelho gay". Dignos filhos do devasso pai da reforma.

Nesta outra, Pedro faz uma referência às cartas de Paulo e menciona os protestantes. Vejam só:

"Nelas [as cartas paulinas] há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras." (II Pe 3,16) É nisso aí que leva o tal livre exame. Pedro quer dizer, então, que há um sentido verdadeiro, o que é óbvio. No entanto, é possível, pela leitura individual das cartas de Paulo, deturpá-las e fazê-lo também com as demais Escrituras. Disto surge, evidentemente, a necessidade de uma autoridade que resguarde o seu sentido autêntico!

Observemos ainda um outro trecho onde assistimos, de novo, o Livre Exame e, portanto, a Sola Scriptura, serem condenados.

"Um anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse: Levanta-te e vai para o sul, em direção do caminho que desce de Jerusalém a Gaza, a Deserta. Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar. Voltava sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. O Espírito disse a Filipe: Aproxima-te para bem perto deste carro. Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo? Respondeu-lhe: Como é que posso, se não há alguém que mo explique? E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele." (At 8,26-31)"

Ó eunuco que, mesmo antes de ser batizado, mostrava ter maior bom senso que os protestantes! O eunuco sabia que a pessoa aprendia o verdadeiro sentido da Escritura ao ser ensinado. Por isso a ordem aos Apóstolos: "Ide e ensinai" e não "ide e imprimi Bíblias". Os protestantes, no entanto, elevam a própria imaginação ao status de Espírito Santo e criam as mais ridículas interpretações e falsarias. 

Vemos, então, que a Sola Scriptura não se sustenta de nenhuma forma. Ainda muita coisa poderia ser dita, mas penso que neste artigo, já um tanto extenso, a coisa ficou demonstrada. Objeções, críticas ou acréscimos, postem nos comentários ou mandem-me um e-mail.

Salve Maria!

Fábio
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...