Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A Graça de Deus não frutifica naqueles que amam as coisas terrenas


Jesus

"Filho, a Minha graça é um dom precioso; não suporta misturas de coisas estranhas, nem de consolações terrestres. Convém, pois, que te desembaraces de todos os impedimentos, se desejas que te seja infundida.

Procura para ti um lugar retirado; deseja ficar a sós contigo: não andes atrás das conversas humanas; implora fervorosamente ao Senhor que te conceda a compunção do coração e a pureza da consciência.

Não tenhas o mundo em nenhuma conta; prefere o serviço de Deus acima de todas as coisas exteriores, pois não podes, ao mesmo tempo, tratar comigo e deleitar-te nas coisas transitórias.

(...) a alma ainda doente não consegue facilmente ter assim o coração desprendido de todas as coisas; e para mais ainda, o homem carnal ignora a liberdade do homem espiritual. No entanto, se quiser verdadeiramente ser espiritual, é necessário que renuncie tanto às pessoas estranhas como aos parentes e que de ninguém se guarde mais que de si mesmo.

Se te venceres perfeitamente a ti mesmo, mais facilmente subjugarás tudo o resto.

Aquele, pois, que conserva o domínio de si mesmo, de modo que a sensualidade obedeça à razão e a razão Me obedeça em tudo, esse é verdadeiramente vencedor de si mesmo e senhor do mundo.

Se desejas subir a tais alturas, é necessário começar varonilmente e pôr o machado à raiz, para arrancar e destruir até os restos mais ocultos do amor desordenado de ti mesmo e dos bens particulares e sensíveis.

Deste amor desordenado que o homem tem a si mesmo, nascem quase todos os vícios que ele deve vencer e desarraigar; logo que ele vença e subjugue este mal, gozará de grande paz e tranquilidade.

Como, porém, são poucos aqueles que procuram morrer perfeitamente para si mesmos e se desapegam do seu amor próprio, muitos ficam, por isso, envencilhados e não conseguem elevar-se, com o espírito, acima de si mesmos.

Aquele, porém, que livremente deseja seguir-Me, deve mortificar todas as suas inclinações desordenadas e não se deve prender a nenhuma criatura com amor apaixonado."

Imitação de Cristo, Livro III, Cap. LIII
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...