Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O Direito de Propriedade é inviolável

"Os sectários do socialismo, apresentando o direito de propriedade como uma invenção humana que repugna à igualdade natural dos homens, e reclamando o comunismo dos bens, declaram que é impossível suportar com paciência a pobreza e que as propriedade e regalias dos ricos podem ser violadas impunemente. Mas a Igreja, que reconhece muito mais útil e sabiamente que existe a desigualdade entre os homens, naturalmente diferentes nas forças do corpo e do espírito, e que esta desigualdade também existe na propriedade dos bens, determina que o direito de propriedade ou domínio, que vem da própria natureza, fique intacto e inviolável para cada um".

Leão XIII, Encíclica Quod Apostolici Muneris, de 1878
Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Fábio...esse posicionamento da igreja a respeito da propriedade privada é atual ou ainda é o mesmo da época da enciclica rerum novarum? pois estive lendo algo semelhante que me fez lembra ao ler essa postagem!

    ResponderExcluir
  2. Priscila, Salve Maria.
    Este posicionamento da Igreja a respeito da propriedade privada é atual e é o mesmo da Rerum Novarum, porque a Igreja não muda sua doutrina segundo a época. Não se pode julgar uma posição por ser nova ou antiga, mas por ser correta ou errada.

    Compreendendo que a propriedade privada é um direito natural do ser humano, a Igreja o defende e o declara inviolável. Leão XIII ensinava que, se o homem é dono de si, o é também do produto do seu trabalho.

    O comunismo, ao atacar o direito de propriedade, não pretende libertar ou emancipar o homem, mas ao contrário: pretende fazê-lo escravo.

    A posição da Igreja se fundamenta na Revelação do Verbo e nos princípios da Lei Natural. Por esta razão, ela é imutável porque perfeita. Abraço.

    Quaisquer dúvidas, estamos às ordens.
    Seja muito bem vinda por aqui.

    Abraço. Pax.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  3. Priscila, há um farto material a este respeito.
    Se vc se interessar, é só dizer.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fábio... quando perguntei se a posição da igreja em relação ao direito da propriedade privada é antigo ou atual, não foi minha intenção julgar se é certa ou errada, mas apenas esclarecer uma dúvida dentre algumas que tenho... que aliás ficou bem explicada, associando sua explicação com algumas leituras que tenho feito sobre o assunto!

    Ah! sim me interessa sim saber mais sobre o assunto...
    Obrigada pela resposta! :D

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Priscila,
    Eu sei que não foi sua intenção julgar se é certa ou errada. Eu não pretendia te corrigir ou algo assim, rs...

    É que aproveitamos pra deixar diversas coisas claras e a resposta aproveita a outros que a lerem.

    Grande abraço.
    Disponibilizarei alguns links pra leitura neste sentido.

    Pax.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...