Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Noite de São Bartolomeu II - A Religião Católica não teve parte alguma


1º A Religião não estava diretamente interessada na questão;
2º Nem a Santa Sé interveio, nem eclesiástico algum fazia parte do conselho real;
3º No massacre, não aparece participação alguma da Igreja;
4º A Igreja não aprovou a São Bartolomeu.

-----

É preciso não ter mais sentimento algum de justiça para acusar a Religião católica dos males sofridos pelos franceses durante as infelizes guerras que assolaram a França nos reinados dos três irmãos, Francisco II, Carlos IX e Henrique III, e ainda mais para lhe atribuir a resolução de Carlos IX.

Por certo, não queremos pretender que a Igreja se desinteressou da grande questão religiosa que agitou a França no século XVI, nem que ela ficou espectadora indiferente na luta que se travava debaixo de seus olhos.

Naquela época, a Religião católica era a religião do Estado na França. Guarda do direito dos reis e dos povos, protetora nata da fé e da moral cristã, tinha por missão e dever de opôr-se à Reforma e às suas intrigas, e assim o fez energicamente. E pois que a heresia protestante atacava com as armas na mão, a Igreja podia, por sua vez, invocar contra ela a força do braço secular. Ninguém pode lhe imputar a crime sua intervenção nas lutas religiosas daquela época agitada.

Mas importa muito determinar de que modo interveio. Será verdade, como pretenderam seus adversários, que a  Igreja seja responsável da São Bartolomeu? Será verdade que por conselhos, manejos, tenha escandalosamente triunfado? - Não, ela não interveio neste fato, nem como motivo, nem como conselho, nem como agente.

1º Antes de tudo, notemos que o verdadeiro motivo do massacre não foi a religião. Se, no princípio da Reforma na França, a crença contribuíra por alguma coisa na luta entre a Liga e os calvinistas, a questão, em 1572, era mais política do que religiosa. Não se tratava mais de dogmas, porém de rebelião. Três revoltas anteriores, muitas cidades subtraídas à obediência real, cercos sustentados, tropas estrangeiras introduzidas no reino, quatro batalhas travadas contra o exército do rei, o duque de Guise assassinado: tais eram os motivos de queixa do rei e de sua mãe. Por isso, Carlos IX, depois da São Bartolomeu, escrevia a Schomberg, seu embaixador na Alemanha, falando dos protestantes: "Não me era mais possível aturá-los."

Em parte alguma é invocado o motivo religioso, e vê-se, pelo contrário, que os editos reais recomendavam de não molestar de modo algum os membros da religião reformada. O martirológio dos protestantes refere que os matadores diziam aos transeuntes, ao mostrar os cadáveres: "São eles que nos quiseram constranger para matar o rei!"

2º Mas será possível admitir-se que a Santa Sé excitou o rei da França ao exterminar os protestantes, sob o pretexto de conservar ao catolicismo sua supremacia religiosa? Interveio a Igreja como conselho? Voltaire, naturalmente copiado por numerosos historiadores, acusa disto São Pio V, um papa, um dominicano, portanto um inquisidor, e enfim um santo. Que há de verdadeiro nesta afirmação?

Carlos IX reinava em França havia já seis anos, quando subiu ao trono de São Pedro um papa de grande virtude, São Pio V. Teve este dois grandes fins: deter os progressos sempre crescentes da Reforma na Europa, e alistar os príncipes cristãos numa cruzada contra os Turcos. - Para alcançar estes fins, compreendia muito bem a necessidade que tinha do concurso da França, e por isso multiplicou os avisos e conselhos a Carlos IX, em vista de reduzir a heresia e assegurar ao rei socorros e alianças.

Desses conselhos faz fé a correspondência pontifical. De conselhos sanguinários, porém, de maquinações pérfidas, de conluios urdidos na sombra, não há vestígio, nem prova (1). Além disso, sabe-se como a corte de França não fez caso dos conselhos do Papa e assinou a paz de São Germano (1570), que fazia dos protestantes um poder político no Estado.

Pio V morreu três meses antes do massacre da São Bartolomeu, Gregório XIII lhe sucedeu a 13 de maio de 1572, e seguiu a mesma norma de conduta que seu predecessor, procurando aproximar a Espanha da França, afim de de alcançar uma pacificação religiosa que permitiria dirigir os esforços comuns contra a ambição da Turquia. O historiador francês, H. Martin, que não se pode suspeitar de parcialidade em favor da Igreja, reconhece que Gregório XIII, "não só não favoreceu as intriga que precederam a São Bartolomeu, mas nem delas teve conhecimento (2)"

Pois do lado de Roma, nenhum conselho de perseguição ou de represálias sangrentas. Mas o rei de França neste ponto teria sido influenciado pelo clero católico?

Nos conselhos reais, segundo a narrativa do doque de Anjú (mais tarde Henrique III), intervieram o rei, a rainha, a senhora de Nemours, o marechal de Tavannes, o duque de Nevers, Birague, de Retz, etc., porém nenhum cardeal, nenhum bispo, nenhum sacerdote. Os essais sur l'Histoire générale andam errados julgando que se trata dos cardeais de Birague e de Retz: são os marechais desses nomes que são designados. O cardeal de Biragues revestiu a púrpura só em 1578, e de Retz em 1587.

3º A Religião católica que não interviera em nada nos conselhos, nem tampouco aparece como agente no massacre. Falou-se em sacerdotes, em frades, de uma milícia inteira de burel, que teria andado de envolta com os matadores e que, como diz Voltaire, como contam os romancistas, imolava suas vítimas com a espada numa das mãos e o crucifixo na outra. Falou-se daquelas famosas cruzes brancas que adornavam os chapéus dos assassinos, daqueles punhais bentos pelo cardeal de Lorena...

Onde está a verdade? Em Paris, por uma especial proteção da Providência, não se vê nenhum sacerdote no massacre, a não ser João Rouillard, cônego da catedral e conselheiro no parlamento, que foi arrastado no lugar  do massacre para dele ser vítima. Os escritores protestantes, na verdade, citam os nomes de alguns sacerdotes que tomaram parte nos massacres das províncias. Mas a ser isto verdade, a conduta repreensível deles, em fim de contas, não pode ser imputada à Igreja.

Eis o que a imparcial e verídica história pode afirmar: o clero católico, durante os massacres, desempenhou o papel que lhe competia. Em lugar de matar ou ferir, salva. Basta lembrar o nobre procedimento do bispo de Lisieux, Hennuyer, que, por sua energia, salvou todos os protestantes de sua diocese.

O martirológio dos protestantes, em que não se pode lançar a suspeita de querer fazer o elogio dos católicos, cita muitos fatos como o precedente. "Em Tolosa, diz ele, os conventos serviram de asilo aos calvinistas; em Burges, católicos pacíficos salvaram alguns; em Romans, de sessenta que foram presos, conseguiram soltar quarenta, e dos mais só pereceram sete; em Troyes, em Bordéus, muitos foram igualmente salvos por sacerdotes."

Em Paris, os huguenotes perseguidos acharam também protetores católicos, e em Nimes, esquecendo-se da Miguelada, houve corações assaz generosos para defender os calvinistas de uma carnificina demais autorizada pelo exemplo, mas de nenhum modo permitida pela Religião.

Como, depois disso, acusar a Igreja e seus ministros de terem banhado as mãos no sangue dos hereges? Quanto às cruzes brancas, não passavam elas de um emblema, de um sinal. Além disso, o cardeal Carlos de Lorena achava-se em Roma desde três meses antes do massacre. Como poderia então benzer os punhais destindados a um massacre que foi improvisado? Portanto, a cena introduzida por Chénier no seu Carlos IX, e por Scribe nos Huguenotes, merece ser desterrada entre as fábulas.

4º Mas, objetar-se-á, se a Igreja não preparou a São Bartolomeu, se o papa não foi dela nem conselheiro, nem cúmplice, não se pode negar que Gregório XIII a tenha altamente aprovado e dela se tenha regozijado. É certo que em Roma, ao receber a notícia desse nefando golpe de Estado, renderam-se a Deus solenes ações de graças; Gregório XIII foi em procissão da igreja São Marcos à de São Luis, indicou um jubileu, mandou cunhar medalhas comemorativas, e encomendou ao pintor Vasari, para o Vaticano, frescos destinados a perpetuar a lembrança de um acontecimento de que a corte romana concebia uma grande alegria.

Que esses fatos materiais sejam verdadeiros, não o discutimos. Mas, para conhecer-lhes o verdadeiro caráter e julgar-lhes a significação, é necessário e justo lembrar suas circunstâncias e explicar seus motivos.

Depois de ter recebido a notícia dos acontecimentos de Paris, o sumo Pontífice foi procissionalmente da igreja São Marcos à igreja São Luis dos Franceses; aí mandou cantar um Te Deum de ação de graças, ordenou procissões, marcou um jubileu, mandou ou deixou cunhar uma medalha comemorativa do massacre. É ainda verdade que o pregador Muret fez um elogio público na presença do papa, e o pintor Vasari representou as diversas cenas desse fato em três quadros que ainda adornam uma das salas do Vaticano. - Mas que pretendia celebrar a corte de Roma com essas demonstrações? Aquilo que lhe tinham revelado as notícias recebidas. Ora, continham o que se publicara por toda a parte na França e fora dela; que o rei e a família real acabavam de escapar ao maior perigo, sufocando uma nova conspiração tramada pelos huguenotes.

Neste ponto, não há dúvida possível; Carlos IX, numa carta dirigida, em 24 de agosto, ao senhor de Ferralz, seu embaixador em Roma, contava resumidamente o fato, deixando ao senhor de Beauvillé, portador da missiva, o cuidado de dar mais pormenores ao embaixador e ao papa Gregório XIII. Os pormenores eram os que tinham sido mandados aos governadores das províncias.

A correspondência oficial de Salvaiati, núncio do papa em Paris, mostra que ele ignorava completamente os projetos da corte. Nos seus relatórios particulares, endereçados ao conselho de Estado, fala da rebelião geral dos protestantes que obrigou a corte de França a lançar mão de uma resolução extrema para se pôr a salvo do perigo. Um curiosíssimo documento, conservado no Vaticano, veio recentemente confirmar todas essas afirmações. E o resumo manuscrito(3), em latim, de um leito de justiça realizado no parlamento de Paris. Encontra-se aí um trecho que explica de um modo, que se poderia dizer definitivo, o massacre da São Bartolomeu. Eis a tradução: "Nesta augusta assembléia, o rei Carlos declarou que, graças a Deus, descobrira as ciladas que o almirante Gaspard de Coligny armava ao governo do rei, chegando ao ponto de ameaçar toda a família real com uma catástrofe e com a morte, e que tendo tratado a ela e a seus cúmplices como o mereciam, queria que, no futuro, não se imputasse este fato a crime àqueles que foram os fiéis ministros de uma tão justa vingança, visto que tinham procedido só por vontade, mandato e ordem do rei".

Este mesmo documento relata que as execuções feitas a 24 de agosto não foram mais do que justas represálias contra as conspirações da facção protestante que devia, duas horas mais tarde, matar os membros da família real. Demonstra em segundo lugar que as execuções, ordenadas por Carlos IX, só assumiram o caráter de massacre pela intervenção do povo de Paris, irritado contra as facções. Menciona enfim a proibição expressa feita pelo rei ao mesmo povo de Paris, "de homicídios, combates, pilhagem e saque dos bens dos huguenotes", sem a intervenção do parlamento e dos magistrados públicos.

Tais foram as notificações feitas ao Papa, donde resulta que Roma entendeu celebrar não o assassinato dos hereges, mas a exterminação dos rebeldes, a libertação do reino, e, sem dúvida, como consequência ulterior, o fim de uma horrorosa guerra civil. O próprio Muret, na sua famosa prática pronunciada a 23 de dezembro seguinte, não celebrava outra coisa.

As medalhas comemorativas, cunhadas em 1572, tendo a legenda: Ugonotorum strages, com a imagem de um anjo exterminador, armado de uma espada e perseguindo guerreiros, significavam a repressão de hereges rebeldes. As pinturas de Vasari não tinham outro sentido e deviam simplesmente transmitir à posteridade a memória de um fato que, aos olhos da corte de Roma, assumia um caráter providencial: a salvação da vida e do trono de Carlos IX, a vitória sobre a heresia, o fim das dissensões intestinas que desolavam a França.

Brantôme conta que, mais tarde, Gregorio XIII, melhor informado sobre os massacres de Paris e das províncias, chorou amargamente: "Lamento, dizia ele, a morte de tantos inocentes que não deixaram de pereceer de envolta com os culpados; é possível que a muitos deles Deus tenha concedido a graça de se arrependerem (4)"

-----
(1) Sobre esta questão pode-se consultar com fruto o Padre Lefortier, la Saint-Barthélemy, cap. v.
(2) H. Martin, Histoire de France, t. IV.
(3) Manuscrito nº 8041 da biblioteca Vaticana, p. 198. - Estudo pelo Padre Davin, Un nouveau document sur la Saint-Barthélemy (Univers, 24 de agost de 1885).
(4) Para mais amplas informações, consultar a obra do Padre Lefortier, la Saint-Barthélemy - O estudo desta questão, por Joge Gandy, na Revue des questions historiques, t. I, 1866.

Pe. Cauly, Curso de Instrução Religiosa, Tomo IV, Apologética Cristã, Parte Histórica, Cap. III, pp. 399-406
Blog Widget by LinkWithin

23 comentários:

  1. Sustentar, nos dias de hoje, a pretensa neutralidade do Catolicismo nos diversos crimes ocorridos na Europa ao longo de séculos de vínculos promíscuos com os poderes temporais, com a ganância de príncipes e com os impulsos assassinos de reis e políticos é dar mostras de uma profunda cegueira.
    Afinal Jesus, o legítimo defensor da moral cristã, nunca levantou as mãos para matar a ninguém. Ao contrário, alertou profeticamente aos seus seguidores que quem não fosse contra eles seria aliado da Verdade renovadora que Ele representava, para que os mesmos não repetissem velhos equívocos de outros que fizeram da fé instrumento de separação e sectarismo.
    As máculas de crimes que inquinam o Catolicismo estão registradas pela História, e não há sofisma capaz de mudar aquilo que está registrado nos fatos.

    ResponderExcluir
  2. Sofismas? Vc entendeu o que vc leu? Quais são as suas fontes, rapaz? Não se atenha aos gibizinhos de pré-vestibular; é o que te recomendo.

    Depois, vc diz que Jesus nunca levantou as mãos para matar ninguém; de fato, para matar não, mas para dar umas boas chicotadas, ah sim, isso Ele fez! Jesus permitia que Lhe batessem e, de fato, ofereceu a outra face quando o fizeram. Mas Ele não permitia que zombassem dAquele que Ele amava. Essa é a atitude do católico. Pare, portanto, com esse seu conceito ralo e adocicado de amor.

    Por fim, vc diz que Jesus não queria que a fé fosse instrumento de separação. Eu me pergunto de onde vc aprendeu sobre Jesus. Com certeza, não é o mesmo que está nos Evangelhos, pois Este disse: "Não julgueis que vim trazer a paz; vim trazer a espada e, numa casa, filhos ficarão contra pais e irmãos contra irmãos." É ainda o mesmo que disse "Quem crer em Mim será salvo; quem não crer será condenado".

    Antes de vir aqui e despejar abobrinha, se informe, rapaz. Estes textos sobre a famosa Noite de S. Bartolomeu estão muito bem fundamentados e são claros. Se vc discorda de algo, mostre em quê. Diga exatamente onde que está o erro e cite as fontes de que vc dispõe.

    Do contrário, nos poupe de seu escandalizar-se afetado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio
      Apesar de você fazer críticas ao Anônimo anterior, não há como negar os crimes que membros da Igreja Católica empreenderam a muitos, ao longo da História.

      Excluir
    2. Então, por favor, diga quais foram os crimes...

      Mas se vier com Cruzadas, Galileu, Inquisição, etc..., eu sugiro que você leia os textos a respeito que eu já disponibilizei aqui no blog.

      O grande problema de vocês é que, pelo fato de terem tido contato com um livreco desses nos cursinhos da vida, ou no ensino médio, vocês se agarram àquilo como se fosse uma garantia irrenunciável de que sabem alguma coisa. Por mais que teóricos sérios e especialistas na área refutem as informações falsas inventadas e aumentadas pela Renascença e pelos troçadores da Rev. Francesa, vocês não cedem.

      Minha dica é: estudem a sério... Mas não me venham fazer críticas tendo apenas uma idéia enevoada do que aconteceu. Sejam sinceros. Eu disponibilizei textos aí não foi para enfeitarem o blog. Foi para serem lidos e para ajudar um pouco a tirar os equívocos. Leiam os textos, entendam os argumentos, observem as fontes... E se têm alguma crítica, fundamentem.

      Mas nunca é o caso. Vocês criticam sem ter qualquer idéia do que estão fazendo.. somente porque lhes apetece criticar... ou porque ouviram alguma num comercial ou programazinho tendencioso da globo ou record ou coisa que o valha. Sinceramente... não sejam tão crédulos com a primeira coisa que lhes surge à frente.

      Excluir
  3. a noite de sao bartolomeu a igreja catolica nao teve parte !?!??! como toda a inquisição a igreja catolica não fez párte néééé!?!??!?!brincadeiraa

    http://jesusemarianao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oh meu Deus! Mais um que chega dando piti e sequer toca num só argumento do texto...

    Leu o texto, rapaz? Refute-o.. Senão, shut up!

    Oh tempos modernos nos quais qualquer tolo acha que sua simpatia ou antipatia são critérios de verdade...

    ResponderExcluir
  5. O que você me diz da inquisição na espanha em 1567-1573 contra os protestantes holandeses, a igreja catolica não teve nada a ver de novo?

    ResponderExcluir
  6. Tenha a boa vontade de ler, por favor:

    I - A Inquisição Eclesiástica
    (http://anjosdeadoracao.blogspot.com.br/2011/08/inquisicao-i-inquisicao-eclesiastica.html)

    II - A Inquisição na França
    (http://anjosdeadoracao.blogspot.com.br/2011/08/inquisicao-ii-inquisicao-na-franca.html)

    III - A Inquisição Espanhola
    (http://anjosdeadoracao.blogspot.com.br/2011/08/inquisicao-iii-inquisicao-espanhola.html)

    IV - Exame das Censuras Feitas à Inquisição
    (http://anjosdeadoracao.blogspot.com.br/2011/08/inquisicao-iv-final-exame-das-censuras.html)

    ResponderExcluir
  7. Fabio, infelizmente não da para discutir com você, seu fanatismo o torna um cego, daqueles que não querem ver, realmente só posso sentir pena de você, religião é a desgraça do mundo, e você como tantos outros interpretou erradamente as palavras do Cristo, a gente consegue perceber no seu retrucar o quanto seu ego cresce, cara você tem problemas muito grandes e deve sofrer muitos conflitos internos, vai te tratar irmão.

    ResponderExcluir
  8. hahahahhahahhahahhahahah.....

    Vocês me divertem...
    Rapaz, que psicologia barata é essa? rs Negócio de corno..

    Não queira falar do que você não sabe..
    Você fala de um suposto crescimento do meu ego porque provavelmente vc está se projetando em mim...

    Agora, interessante: quando vocês não têm mais argumentos, partem para acusações pessoais.. Quem que é o cego aí? Pus textos, pus informações, pus argumentos. E você? Como não sabe rebatê-los e sequer tem o equilíbrio pra se manter no debate de idéias, agora você quer dar uma de mãe dinah e sondar as entranhas alheias. Quem é que precisa de tratamento?

    Dizes que interpretei erradamente as palavras do Cristo. Então, diga qual é a interpretação certa. Mas, antes, diga-me onde é que tiveste acesso às palavras do Cristo. Estou muito curioso pra saber.

    Não tenho conflitos internos. Tenho uma alma muito tranquila, se quer saber. Você é que provavelmente deve ser um neurótico se projetando nos outros. E além de tudo, é um ignorante...

    Rezo para que Deus te acorde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as uma demonstração de seu ego doentio, sua resposta é tipica, daqueles que ficam alterados ao serem contrariados, mas tudo bem eu te entendo, a lavagem cerebral que te fizeram realmente fez efeito em você. No que tange ao Cristo ele veio pregar a paz e o amor e não trazer a espada, no sentido da espada do odio, da discordia, do desamor, encerro a discussão por aqui, pois para sua alma perturbada, ainda serão necessarias muitas dores e anos de reflexão, "senhor das verdades absolutas".

      Excluir
  9. kkkkk Eu me alterei onde? rsrs Se você soubesse como estou tranquilo.. hahaha.. Você só se projeta nos outros ou consegue fazer mais alguma coisa?

    Meu caro, tu não conheces do Cristo nem a sombra. A tua imagem do Cristo é somente a 'paz' e o 'amor' dos hippies. Porém, Nosso Senhor veio sim trazer a divisão entre os que crêem e os que não crêem, entre os que com Ele juntam e os que separam, etc.

    Me chamas de "senhor das verdades absolutas". Não sou senhor delas, eu sou um servo delas: as verdades proclamadas por Deus através de Sua Única e Santa Igreja Católica Romana.

    Deixe de ser ignorante e imbecil, e vá estudar e rezar, pra que Deus tire essa frescura e esse engodo da sua alma.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, tua resposta acaba de enfatizar tua presunção em achar que só você esta certo, acha que todos são ignorantes, acha que teu pseudoconhecimento, abrange todas as coisas, filosofo Zinho de merda, e ainda por cima é amigo intimo de Jesus e seu profundo conhecedor, te digo e repito você é perigoso, é por conta de fanáticos do seu naipe, que acontecem as grandes tragédias, é por conta de arrogantes que arrotam para todos os cantos que só eles tem a verdade, que o mundo esta assim, infelizmente você não vai mudar, sem antes se desfazer de todo o fanatismo que existe dentro de você, tuas respostas são nervosas, ofendes, por não teres alto controle, faz uma releitura de tuas respostas e perceberás que sempre estas querendo denegrir o outro, que merda de Cristão é esse, fanático religioso, ego doentio, tenho medo de pessoas como você, por isso é que tudo esta do jeito que esta.

    ResponderExcluir
  11. De novo eu pergunto: você sabe fazer alguma coisa além de se projetar nos outros? Você só supõe que sabe, mas não sabe porcaria nenhuma. Você é vítima de uma certa auto-hipnose.. Se esconde por trás dessa pseudo-tolerância, mas só sabe ofender.. Interessante é que até vc parece acreditar que vc é cheio do bom senso.. Superficial, isso..

    Você me critica por acreditar ter a verdade, mas você parece não perceber que a tua atitude é a de quem acredita possuí-la também.. A diferença entre nós é que eu não sou poser, e estou disposto a discutir idéias. Você, não.. és o clássico "debatedor ad hominem" o que significa que, para um debatedor sério, estás infinitamente longe.

    Minhas respostas são nervosas? huahuahuaha.. A força da neurose é o ser crédulo das próprias suposições. É o teu caso..

    Não quero ter uma verdade só minha, nem quero ser o único a saber das coisas. Mas eu estudo e olho as coisas com seriedade. Você, pelo contrário, está contaminado pelo politicamente correto (com exceção desta última mensagem em que fala coisas nem tão politicamente corretas assim, hehe)e acha que a tua falta de informações e de preparo é qualquer tipo de pretexto para a esquiva das idéias e o apelo às ofensas pessoais, todo posudo.

    Eu acredito que a verdade é infinitamente maior do que eu. A verdade sobre o cristianismo está na Igreja.. Tive a sobriedade de observar isto direito e, desde então, consigo notar algumas das contradições dos inimigos da Santa Igreja. Posso afirmar que esta sua posição - talvez tu penses ser muito original - parece ser construída numa fabricazinha de autômatos.. São sempre sujeitos que se furtam a olhar as coisas com seriedade e projetam os próprios problemas nos outros. Mas posso te dizer que, mesmo dentre esses construtos ideológicos, tu não és dos mais interessantes.

    ResponderExcluir
  12. Estive lendo os debates entre você e o anônimo e sei que você professa fervorosamente a fé catolica, respeito isso sou frequentador da igreja, já fui seminarista, só penso que você colocou textos interessantes mas que não são irrefutaveis, sã textos com base no seu acreditar, textos feitos pelos defensores da igreja, entendo tudi isso, só que você não pode nega, a igreja teve sim participação em varios atos incorretos em nossa história, a corrupção tomou conta do catolicismo e por isso ocorreram inumeras reformas, se hoje a igreja ainda se sustenta é por conta de sua flexibilização ao longo dos tempos, o que o anônimo teima em reafirmar é que você age cegamente, tem que ter meio termo, amar sem perder a noção do certo e do errado, penso que o mundo necessita, de paz e essa paz só vira quando pequenos pontos de vista diferenciados, deixem de causar tantas dores a humanidade, por conta de uma falta de aceitação,por conta de um não saber calar, por conta de um querer sobrepujar o outro, o nosso amado Cristo, representante de nosso Deus na Terra, veio pregar justamente isso a paz e não a discordia, por conta de fundamentações religiosas. Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  13. A verdade sobre o cristianismo não esta na igreja e sim no Cristo, em seus preceitos, a igreja é mera invenção humana, cheia de convenções e arbitrariedades, sejam elas protestantes, catolicas, anglicanas, é um bando de padres e pastores filhos da puta, que cometem atos de pedofilia, roubalheira, todo tipo de politicagem e sacanagem, quem eles pensam que são só porque vestem uma batina ou estão em um pulpito, cambada de manipuladores que usam idiotas, para pregarem uma fé que eles mesmos não tem, vivem das coisas do mundo, verdadeiros parasitas que se acostumaram a explorar os menos favorecidos pela inteligência, fala sério, quem esses padrecos e esse papa pensa que é para dizer como a vida deve seguir, quem els pensam que são para proibirem o uso da camisinha, do aborto, cambada de escrotos, comedores de cu de criancinhas, se liga meu irmão, concordo plenamente com o que o anônimo disse mais acima, e por conta da existência de tantos otários, que essas merdas de igrejas ainda se sustentam.

    ResponderExcluir
  14. Respondendo ao primeiro anônimo:

    - Nunca falei que os textos que eu pus são irrefutáveis. Disse apenas que, se alguém não concorda, que aponte os erros. E não são textos com bases no meu acreditar, são textos com base em fontes confiáveis e oficiais, da época. O fato de serem textos feitos pelos defensores da Igreja não invalida em nada. Seria a mesma coisa se eu dissesse que um texto não presta porque é escrito por inimigos da Igreja. Com relação à história, essas coisas pouco ou nada importam. O que importa é a fidelidade do texto às fontes. Agora, como é assunto que facilmente desemboca pra um viés ideológico, o cuidado com as fontes deve ser redobrado. Muito dos mitos que nos chegaram foram totalmente inventados pelos escritores iluministas. O Diderot, por exemplo, escreve no seu diário que se rasgava de rir ao escrever aquelas tolices. E muita gente hoje toma aquilo por fonte histórica irrefutável. Ora, sinceramente...

    - Você diz que a Igreja teve parte em vários atos incorretos na história. Não.. Atos incorretos e abusos aconteceram, isto é fato. Mas nunca foi um ato "da" Igreja, mas sim, atos de homens que faziam parte da Igreja. Há uma grande diferença aí. E isto é absolutamente compreensível. Supor uma Igreja formada por homens impecáveis é de uma ingenuidade infantil. Mesmo no grupo dos 12 Apóstolos, houve Judas. Deus quando acolhe alguém no seio de Sua Igreja, não impõe à pessoa os seus preceitos. Ele os expõe e respeita a nossa liberdade. Se ainda assim quisermos fazer merda, faremos.

    - Uma coisa é o meio termo, outra a mediocridade. Muita gente usa essa conversa pra manter a vida morninha, sem se comprometer de verdade. Ora, seguir, como se fosse brincadeira, um Deus que deu sua vida numa Cruz chega a ser uma ofensa. Jesus mesmo disse: "Vim trazer fogo à terra e só quero que arda". É por causa dessa tibieza bem justificada que hoje quase ninguém conhece Nosso Senhor de fato. Jesus, ao contrário, nos propõe um amor violento, à semelhança do Seu que o Apóstolo João chamou de "amor em excesso". E não ajo cegamente, eu observo, considero os argumentos quando os há. Mas entendam que foi justamente por considerar as coisas dessa forma que me tornei um católico absoluto. Eu perguntaria a ti se vc também relativiza essa sua posição.. Será que passa pela tua cabeça que a Igreja pode estar absolutamente certa? Porque, se não passa, você está caindo naquilo que você mesmo está criticando.

    Enfim. A Igreja é muito mais do que se supõe. Foi fundada por Nosso Senhor e tem a Sua promessa de que as portas do inferno não prevalecerão. Quem estudá-la seriamente verá, sem dúvidas, que a promessa se cumpriu e se cumpre com rigor. Pax.

    ResponderExcluir
  15. Respondendo ao segundo anônimo:

    - Vc diz que a verdade não está na Igreja e sim no Cristo e nos seus preceitos. Agora quero que você me diga como que você chegou a ter contato com Cristo e seus preceitos. Foi pela Bíblia? Ora, mas a Bíblia é filha da Igreja. Foi a Igreja quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos. Foi a Igreja quem escolheu a lista dos livros canônicos do Novo Testamento. Se você conhece algo do Cristo, agradeça à Igreja e constate, para sua dor, a sua contradição.

    - A Igreja é mera invenção humana? Haha.. Bastaria um modesto estudo histórico dos primeiros séculos para ver que isso não é verdade. Mas pra que estudar, né? Dá trabalho, né? É mais fácil fazer de conta que sabe, né? Vivemos na sociedade da aparência, né? Qualquer tolo tem posição sobre qualquer coisa, né? Você é mesmo um filho do seu tempo. Diz o Gustavo Corção que os tolos de outrora eram geniais: ficavam calados.

    - Aí você começa com uma generalização imbecil - o que mostra que você não tem a mínima noção de nada - e que tem por pressuposto, mais uma vez, uma suposta necessidade de impecabilidade na Igreja como prova da sua autenticidade. Oh God! Ingenuidade, filho.. Ingenuidade...

    - Aí você critica a Igreja por proibir o uso da camisinha - alguém com boa vontade entenderia as razões da Igreja - e do aborto - defender assassinato de criança é uma coisa boa desde quando?.

    Bicho, sinceramente...

    Mais uma coisa: você parece pretender conhecer muito bem os preceitos do Cristo. Mas com base em quê? Se é pela Bíblia, já mostrei que tu deves isso à Igreja. Se não é pela bíblia, é pelo quê? Pela "voz do teu coração?" rsrs.. Queria saber, ainda: esse "cristo" de que tu falas já falou alguma coisa com a qual vc discordasse? Ou tudo quanto ele diz se identifica com o que você pensa? Porque, se for isso, que confortável, não? Supor que Deus é à tua imagem e semelhança e elevar as tuas próprias opiniões a um status divino. Se esse é o caso, tu és um megalomaníaco. Vá se tratar.

    ResponderExcluir
  16. Bando de idiotas que não tem o que fazer, ficam discutindo por um monte de baboseiras que não existem, vcs vão todos morrer e o que os espera é o nada quero ver a igrejinha de vcs provar que existe alguma coisa, não existe é porra nenhuma, puro engodo, para manipular idiotas, para conquistar o poder, para fazer com a vida do outro o que bem entender, massa de manobra que se deixa levar pela consolação do nada, kkkkkkkk, vcs são fracos, por terem que se dependurarem em religião e em figuras mitologicas, para poderem sustentar a vidinha mediocrem que começou em nada e em nada terminará.

    ResponderExcluir
  17. E você com esse comentário ganha o Selo Jumentex, além de conseguir uma participação especial no programa da Luciana Gimenez.

    Queria ver vc provar que viemos do nada e iremos ao nada, burrico. Asno não tem senso de ridículo, né?

    ResponderExcluir
  18. Fanático, acredita em papai do céu, em papi noel, kkkkkkk, em histórinha de livro velho, kkkkkkkkk, isso sim é ser burro, além do que seu jumento, como você pode provar a existenca desse teu deus, com os livrinhos que tu lestes? kkkkkkkkk, é ser muito ingênuo. Só dando risadas, kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  19. Fábio Graa, vai tomar um calmante rapaz! Pelo amor de Deus! Quando li seus comentários fiquei questionando se estava lendo as opiniões de um cristão ou de um muçulmano da Al-Qaeda, cara! Que coisa mais desagradável!
    Mas pelo amor de Cristo, da Virgem Maria e de todo muno lá em cima, não me esculhamba como você fez com os teus irmãozinhos tambem não, tá? Abraço

    ResponderExcluir

  20. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOLEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça (g) com quem você gostaria de estar (três vezes)Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre de (B)Onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (B) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (B) não pense mais nas outras mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo.
    Amém).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em un forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã
    esteja preparada para o maior choque de sua vidaS Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça (g) com quem você gostaria de estar (três vezes)Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre de (B)Onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (B) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (B) não pense mais nas outras mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo.
    Amém).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em un forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã
    esteja preparada para o maior choque de sua vida

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...