Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feliz Aniversário, Santidade! Viva o Papa!


Neste dia em que Sua Santidade, o Papa Bento XVI, Sumo Pontífice da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, completa mais um ano de vida, queremos também nós render-lhe a nossa modesta homenagem e rogar a Deus que lhe conceda ainda muitos anos de vida, desta vida que tem sido um presente para todos. Na verdade, muitos são os que o difamam e atacam; porém, é fato que ele é um grande homem, um sujeito de fibra, um magistral filósofo e teólogo. Além disso, como dizia Sta Catarina de Sena, o Papa é a doce sombra de Cristo na terra; ele é ainda a pedra escolhida por Nosso Senhor para sustentar a Santa Igreja e para conduzi-la nestes tempos difíceis. Há muitos, no entanto, que cometem a temeridade de fazer uma espécie de livre exame de cada ato do Santo Padre. Se ele não corresponde às expectativas ou aos acentos místicos ou teológicos que um ou outro dão, já veem nisso um motivo para lhe lançar pedradas. E tudo isto em nome do catolicismo quando, na verdade, é o respeito pelo Santo Padre a verdadeira herança dos santos e doutores da Igreja. 

Enfim, neste dia feliz, em plena Páscoa, o nosso coração se alegra por tê-lo conosco. Rogamos a Deus que lhe dê forças e coragem ainda por muito tempo. Reforçamos, aqui, nossa submissão ao sucessor de Pedro, gloriosamente reinante, e proclamamos juntamente com S. Josemaria Escrivá: Os três amores da nossa vida são Nosso Senhor, a Virgem Santíssima e o Papa. 

Viva Bento XVI! 



Deixo-vos com Sua Santidade: 

***

“Conhecendo um pouco da história dos santos, sabendo que nos processos de canonização se procura a virtude “heroica”, podemos, quase inevitavelmente, formar um conceito equivocado da santidade porque tendemos a pensar: “Isso não é para mim”, “eu não me sinto capaz de praticar virtudes heroicas”, “é um ideal alto demais para mim”... Nesse caso, a santidade estaria reservada a alguns “grandes” cujas imagens vemos nos altares e que são muito diferentes de nós, pecadores comuns. No entanto, seria uma ideia totalmente errada da santidade [...]. 

Virtude heroica não quer dizer que o santo seja uma espécie de “atleta” da santidade, que consegue fazer uns exercícios inexequíveis para as pessoas normais. Quer dizer, pelo contrário, que na vida de um homem se revela a presença de Deus, e se torna mais patente tudo aquilo que o homem não é capaz de fazer por si mesmo. No fundo, talvez se trate de uma questão terminológica, porque o adjetivo “heroico” foi com frequência mal interpretado. Virtude heroica não significa propriamente que alguém faz coisas grandes por suas forças pessoais, mas que na sua vida aparecem realidades que não foi ele quem fez, porque ele só esteve disponível para deixar que Deus atuasse. Noutras palavras, ser santo não é senão falar com Deus como um amigo fala com o amigo. Isto é a santidade.” 

Bento XVI, Santidade e Alegria
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...