Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Prêmio Imprensa Maria Mariá - Agradecimentos

Bom, quero, enfim, agradecer direito pelo fato de termos ganho o Prêmio Imprensa Maria Mariá. A cerimônia de entrega aconteceu ontem, com uma estrutura que estava bem além do esperado.


Como nas minhas palavras de ontem, na hora do recebimento do Troféu Imprensa, quero agradecer, antes de tudo, a Nosso Senhor que é a razão deste nosso trabalho de apostolado. Ele, que é o autor da nossa existência e de tudo quanto de bom podemos ter, é ainda Aquele que nos inspira e motiva a alimentar frequentemente este blog. Tudo o que, ao contrário, não puder ser visto, neste espaço, como um suspiro de amor pelo Verbo divino, que seja tido como irrelevante e digno de desprezo.

Em seguida, quero agradecer ao Clesivaldo Mizael, que foi quem concebeu por primeiro toda a idéia do evento. Realmente, repito uma terceira vez, uma idéia muito feliz e que vem valorizar o nosso esforço e empenho, enquanto blogueiros e difusores de saberes. Além do seu mérito de idealizador do Prêmio, merece ainda dignos elogios pela belíssima organização, não só da noite de ontem, objeto maior das nossas expectativas e, naturalmente, termo de todo este processo, mas também pelo trabalho no percurso destes, se não me engano, três meses.

Eu, na hora do recebimento do Troféu Imprensa Maria Mariá
Este foi um evento que, sem dúvida, extrapolou o âmbito municipal, tendo sido repercutido a nível estadual - talvez até nacional - e fazendo com que a cidade de União dos Palmares, mais uma vez, apareça neste cenário mais amplo como um centro irradiador de cultura e conhecimento. Nossa cidade já é bastante conhecida tanto pela sua história, pelos seus negros, pelas suas lutas, pela Serra da Barriga, como pelos seus poetas e escritores, como Jorge de Lima, Maria Mariá, dentre outros tantos nomes que honram este lugar. Mas é também um expoente a nível nacional pelo seu potencial matemático e pelo seu altíssimo nível artístico. E agora, novamente, União se faz ver a partir do trabalho de homens, mulheres, meninos e meninas que, com seus blogs e sites, tratando de política, religião, poesia, história, se destacam como seres pensantes, formadores de opinião e protagonistas destes diversos discursos.


Antes de ir ao evento, eu ficava pensando nisso tudo. E fiz uma interessante analogia desta nossa cidade, localizada no interior de Alagoas, um estado conhecido pelo seu alto nível de analfabetismo e violência e que tende a ser visto, de modo muito frequente, e sob lentes preconceituosas, como um lugar de gente atrasada. De fato, a educação no Estado não é mesmo das melhores. Mas eu lembrava que, há dois mil anos, algo semelhante foi dito de uma cidadezinha na Galiléia, chamada Nazaré: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" E, no entanto, foi lá onde viveu a Virgem Maria e Nosso Senhor Jesus Cristo nos seus primeiros trinta anos. Se alguém, hoje, perguntar ironicamente: "Pode vir alguma coisa de União?", dentre outras coisas, poderemos apresentar-lhes a nossa história, os nossos músicos, os nossos poetas, intelectuais e, por que não, os nossos blogueiros.

A fotógrafa do GRAA, a Rafaely, tava tão emocionada que a foto saiu  assim.
Voltando ao evento, agradeço também a todos os demais concorrentes das diversas categorias. Aquilo que eu dizia ontem, na minha curta fala, de que eu me senti honrado de fazer parte desta festa, não foi mera demagogia. De fato, fiquei muito feliz em estar concorrendo com tanta gente boa e inteligente. Algum tempo atrás, uns amigos nos acusavam, a nós católicos, de uma certa subestimação dos demais, como se os víssemos de cima para baixo. Isto absolutamente não é verdade. De fato, como católicos, sustentamos a idéia da vocação universal dos homens à religião cristã. Isto significa dizer que, em nosso discurso, todos os que não têm um catolicismo prático andam como que fora dos trilhos. Mas isto não significa, de modo algum, que nos sintamos superiores; diríamos que nos sabemos mais felizes, talvez. Portanto, a honra da qual eu afirmei estar animado pelo evento de ontem foi muito verdadeira. Alguns outros, ainda, nos criticam porque não participamos de certos outros acontecimentos, e isto lhes parece reafirmar o nosso senso de superioridade ou, também, a nossa alienação. Se não participamos de certas coisas, isto pode ser por falta de tempo - o que é muito comum - ou, ainda, por não partilharmos de certas ideologias, muito frequentes como pano de fundo de certas mobilizações. Mas isto, mais uma vez, não faz que nós, Anjos de Adoração, cultivemos qualquer sentimento de sobrestimação de nós mesmos. Eu, particularmente, posso me dizer fã de certos personagens deste nosso meio cultural, e ficaria imensamente feliz de partilhar um trabalho contínuo com estes. Portanto, quero realmente elogiar - de coração, Deus o sabe - a todos os que fizeram parte desta festa belíssima, e dizer, mais uma vez, que nos sentimos honrados, compreendendo que o nosso trabalho - do GRAA - é, ainda, modesto, reconhecendo, ao mesmo tempo, o empenho e o valor de todos estes que concorreram ao prêmio. Todos nós, participantes, podemos nos dizer vencedores, pois este evento deu-nos visibiliade, e é isto, talvez, o que precisamos para que a eficácia do que fazemos se estenda mais e mais.

Percebam o nosso talento para fotografias. Não é fácil dar esse efeito levemente embaçado...

Quero, também, agradecer aos nosso votantes. É claro que, sem vocês, o blog não teria vencido. Eu não me envergonho, de nenhum modo, de ter feito campanha. Fiz mesmo! E isto, penso, demonstrou também como valorizei todo este trabalho. E quero agradecer, imensamente, aos que escolheram o nosso blog. Mesmo aquelas pessoas de tão longe. Este prêmio é, também, para todos vocês. Isto nos estimula a, dentro deste serviço primeiro a Nosso Senhor, querer melhorar a qualidade do que fazemos para que, também vocês, possam se beneficiar. Como já sabem, a nossa proposta com este blog pode ser resumida em dois pontos: a glória de Deus e a salvação das almas. Ambas enveredam pela defesa sistemática da Santa Igreja, tão difamada hoje em dia, tão caluniada por quem não se deu ao esforço de fazer mais do que assistir o Super Pop ou frequentar aulas de cursinho pré-vestibular. É por isto que fazemos circular textos, sejam espirituais - que é a nossa tônica, pois somos um grupo contemplativo - sejam filosóficos, teológicos, históricos, poéticos, e até, vez ou outra, jornalísticos. Então, mais uma vez, obrigado. Deus os abençoe profusamente e que tudo isto sirva para Sua maior glória e para a promoção da Sua Igreja, a Católica Apostólica Romana - dizemos sem medo e sem escrúpulos. Somos inimigos do falso irenismo, aquela falsa paz e concórdia que se adquire em detrimento da clareza com a verdade.

Agradecemos, ainda, aos que compuseram o Juri Acadêmico e que, após diligente exame dos blogs, premiaram também este nosso sítio virtual. A partir desta premiação, estarei mais atento e cuidadoso com estas questões de layout. Eu mesmo considero meio excessivo a quantidade de informações que ponho na lateral. E foi, sobretudo, a notícia de que seria avaliado também neste aspecto, que me fez pensar nestes pontos. Mas, muito obrigado pela vossa escolha que nos concedeu o Selo Imprensa da Liberdade. Que Deus os abençoe e que a Virgem Maria os conduza e os converta ^^.

E agradeço, por fim, ao Grupo de Resgate Anjos de Adoração que, de modo algum, é feito só por mim. Como os amigos podem ver, sou eu quem faz a imensa maioria das postagens; quase a totalidade delas. Mas, de nenhum modo esgoto o grupo. Hoje somos nove integrantes e é por eu estar com eles, meus amigos irmãos, íntimos de combates, conhecedores de minhas mazelas e virtudes, com quem posso contar a toda hora e com quem aprendo tanto; é por estar entre eles que posso vir aqui e estudar, e ler, e escrever, e transcrever, e parodiar, e ironizar e falar bobices, às vezes. Eu posso dizer que tudo o que sou, devo à Santa Igreja. E, dentro disto, estes meus irmãos de caminhada têm um papel fundamental. A gente se empurra, a gente se levanta, a gente se abraça, a gente se compreende, a gente se corrige, a gente se ensina. Portanto, estes prêmios que recebemos vão para todos os que fazem o grupo. Obrigado por me permitirem cuidar deste espaço. É uma alegria poder estar entre vocês. Que Deus nos conduza à santidade.

Enfim, termino dizendo que fiquei imensamente feliz pela premiação e entendendo que este evento foi, sobretudo, uma valorização do nosso trabalho enquanto blogueiros palmarinos, uma confraternização entre os diversos sujeitos difusores do saber nestas bandas interioranas de Alagoas; em suma, uma união, como o sugere o nome da nossa cidade, entre estes que são, como já dizia alguém, não o futuro, mas o presente do Brasil.

Nesta foto, eu em um êxtase após a treva divina de Pseudo Dionísio Areopagita
ter se fundido com a Lumen Gloriae num movimento retilíneo uniforme na vertical
disparado pelo mindinho da mão direita do corpo glorioso de Jesus que repousava no centro do 3º céu


Que Deus nos abençoe e que a Virgem nos guarde.

Pax.

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Fábio e todos do Graa,

    Todos estão de parabéns, pois esta união de vocês é que faz este belo trabalho de testemunho, na vivencia da comunhão diária na anis amizade na missão.
    Em particular ao Fábio, que conduzido pela Virgem Santíssima, como um consagrado, dividindo tudo, para levar-nos a Deus através da verdade.

    QUE O ESPÍRITO DE VERDADEIROS ADORADORES ESTEJA SEMPRE ESTE BLOG.

    PAX

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Wilson...

    Oferecemos este prêmio também a vc, um dos nossos primeiros. Que Deus o abençoe. Abraço. ^^

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...