Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

25 de março - Anunciação do Senhor, Encarnação do Verbo e Consagração à Virgem Santíssima


"Vedes com que simplicidade? - "Ecce ancilla!..." - E o Verbo se fez carne. - Assim agiram os santos: sem espetáculo. Se houve, foi apesar deles. (...) Ó Mãe, Mãe!  Com essa tua palavra - "fiat" - nos tornaste irmãos de Deus e herdeiros da sua glória. - Bendita sejas! (S. Josemaria Escrivá, Caminho)

Hoje, dia 25 de março de 2011, é um grande dia para nós, cristãos, e, de um modo bastante particular, também para mim.

Como se sabe, hoje nós celebramos a Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria e, partir do seu consentimento ao plano divino, a Encarnação do Verbo ao seio bendito desta que se proclamou ser a humilde serva.

Dia feliz, porque é o início da reconciliação de Deus com os homens! Deus veio habitar entre nós, primeiramente no seio daquela que será como o seu "paraíso particular", segundo a expressão de S. Luís Maria Grignion de Montfort. Neste abismal ato da Encarnação, em que o Filho de Deus assume a nossa pobre condição de homens, com exceção do pecado, reside, já, todo o segredo íntimo da vida de Nosso Senhor, que é, em última instância, uma perfeita submissão à vontade do Pai. Habitando no seio virginal da Virgem Maria, Nosso Senhor em tudo se lhe torna submisso e, mesmo depois de ter nascido, não obstante fosse Deus verdadeiro, Soberano e Onipotente, permaneceu submisso a ela, imitando o seu "faça-se", que repetirá na sua angústia.

Bendito mistério! Deus vem partilhar da dor humana para que o homem participe da alegria divina. Verdadeiro esponsal entre a terra e o céu, consumado na Cruz, a nova árvore da vida, prefigurado no batismo do Senhor pelo abrir dos céus, mas já iniciado efetivamente neste mistério da Encarnação.

Contemplar Jesus residindo em Maria é grandioso. E eis aí o segredo: se o nosso perfeito e adorável modelo é o próprio Cristo, devemos imitar-lhe a submissão a esta bondosa Mãe. É Maria quem forma os filhos de Deus. Foi por ela que nos veio o fruto divino, anunciado por Gabriel, em oposição a Eva que, tentada pelo anjo soberbo, ofereceu à humanidade o fruto da perdição.

A santidade, portanto, consistirá em imitar a Cristo submisso. Deixemos que Nossa Mãe, assim como ensinou Jesus a andar, a falar, a ler as escrituras, etc., ensine-nos, também, para que cheguemos à plenitude da idade perfeita de Nosso Senhor. A Virgem Santíssima, não obstante o seu silêncio e escondimento, foi elevada por Deus a grandes alturas. Deus assim o quis, para nossa felicidade!

E eis, agora, Maria, diante do anjo, totalmente ciosa de sua pureza e plenamente submissa ao projeto divino, que, por ora, não entende perfeitamente. Mas, à semelhança de Abraão, ainda que sem ver, ela aceita e se abandona. Eis, caríssimos, o traço comum de todos os amigos de Deus. Que Maria, verdadeira Mãe de Deus, nos ensine.

E hoje é, ainda, o dia em que eu me consagrarei, juntamente com mais dois amigos, à Virgem Santíssima pelo método de S. Luís Maria Grignion de Montfort. Dia feliz! Mil vezes feliz! Neste dia veio a nós o Novo Adão, Aquele que tudo recriou. Também para nós, hoje é início de uma nova vida.  E isto é particularmente significativo para mim que, a princípio, não era muito devoto de Maria. Mas Deus varreu meus escrúpulos. Ser devoto e íntimo da Mãe de Deus - coisa não apenas recomendável, mas necessária - é como ter acesso a um constante bálsamo de ternura. A Santíssima Virgem, agora o sei um pouco, é mui doce.

Que a Soberana Senhora providencie para que esta nova vida possa ser agradável aos olhos divinos. Que ela nos ensine o segredo da sua humildade e do seu abandono, para que também nós, seus filhos, possamos com ela dizer:

"Olhou para a pequenez de seus escravos... Por isso nossa alma exulta n'Ele, nosso Salvador"

Bendito seja Deus por nos conceder esta honra.
Bendito seja Deus pelo mistério da sua Encarnação.
Bendito seja Deus pela Virgem Santíssima.
Bendito seja Deus por Si mesmo.

Salve Maria Santíssima

Fábio.

**

Sugiro, para o dia de hoje, esta breve, singela e profunda oração.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...