Hoje, dia 16 de junho, além de meu aniversário, é ainda a data em que um amigo irmão meu, o Everton (centro da foto), vai viajar sem previsão de volta. Primeiramente, irá a Minas Gerais; depois de um mês lá, mais ou menos, rumará para São Paulo. Seja como for, haverá uma despedida e sentirei saudades...
Na verdade, tenho outros amigos que moram longe. Há o Claudemir, pra ficar num exemplo (e é um exemplo especialíssimo) que vive em São Paulo. Não obstante a distância, conversamos sempre e somos bons amigos; amigos-irmãos, eu diria... Eu sempre tive o desapego como uma grande virtude; ele é efeito da virtude da pobreza, que é das que mais estimo, embora também haja um desapego que é fruto da indiferença.
Bem, esta virtude sempre me ensinou a lidar com estas despedidas. Hoje, porém, em que o Everton vai embora, meu coração está mais enternecido... Na primeira vez que ele foi a São Paulo, já éramos amigos, mas não tanto. Depois que ele voltou (e já fazem quatro anos), mantivemos contato durante todo este tempo e conversávamos demoradamente..rs... É um rapaz muito nobre, que ama Nosso Senhor e quer servi-Lo da forma correta. Aprendeu a ser um bom católico e não tem respeito humano quando se trata de debater com hereges e fazer convites a conhecidos para que vão à Igreja.
Ficou encantado ao ler o livro "Confissões" de Sto Agostinho e confidenciou a um amigo: "eu queria, um dia, dar aulas disso..."
Ah Everton.... que saudades, meu caro, deixarás neste meu coração... Isso não se faz: que raios de presente de aniversário é esse que me dás? Sentirei falta das tuas visitas, das tuas conversas, dos teus sorrisos, das tuas expressões que tão bem já conheço...rs, das tuas danças a imitar o Renato Russo, rs..., dos relatos dos teus debates e conversas com professores que falam abobrinhas nas aulas de história..., dos teus abraços amigos.
Só peço a Deus, caro irmão, que não te deixe escapar das Suas mãos. Peço que a Virgem Santíssima te segure firme e que, onde quer que fores, sejas sempre este Éverton que ama cada mais a Jesus Cristo, que O leva aos outros, que O vive.
Em cada Santa Missa, estaremos juntos, aos pés da Cruz do Senhor.
E que Deus o guarde. Até...
Abaixo, uma música japonesa, uma das tantas que gosto, e que tenho escutado muito de ontem pra hoje... Ontem tivemos uma como que despedida. Estávamos lá o Éverton, o Breno (direita da foto) e eu. Foram eles os primeiros a me dar os parabéns quando o relógio marcou as doze horas da noite. Esta música, então, fica como um tema...
"E nossa história não estará pelo avesso assim, sem final feliz; teremos coisas bonitas pra contar.
E até lá, vamos viver. Temos muito ainda por fazer. Não olhe pra trás... apenas começamos...
O mundo começa agora.. apenas começamos." (Renato Russo)
"Força Sempre!"
Amigos, quando em Deus, são pra eternidade...
Fábio.
Feliz Aniversário! Que Jesus, Maria e José te abençoe e te guarde.
ResponderExcluirPuxa Fábio, por que você não entrou no msn? Feliz aniversário caríssimo irmão. Já disse uma vez que a palavra amigo já é demasiado pequena para expressar tamanho apreço e familiaridade que tenho contigo. Também o desejo de felicidades torna-se insignificante... Ele sabe o que realmente desejo a ti, e certamente o concederá. Ele sempre paga mais que 100 por 1.
ResponderExcluirAbraços,
Claudemir Leandro.
Maria Goretti, obrigado pelos parabéns.
ResponderExcluirQue Deus lhe retribua o bem que me desejou.
Salve Maria.
Pax
Claudemir...
ResponderExcluirNão se preocupe.rs.. O "dia" de aniversário é só um dia e num instante passa..rs..
A amizade, o carinho transcendem isto.
De fato, o "apreço" dos amigos e a "familiaridade" dos irmãos é o que distingue a nossa amizade. Por isto, falo que somos "amigos-irmãos", ainda que isto seja, também, só um termo....
Daqui a pouco, iremos falar de "amizade apofática". kkk..
Enfim, meu caro. Que Deus o abençoe, que Santa Maria o conduza. Que S. Josemaria interceda por ti.... Te desejo todo o bem... Abraço.
De qualquer maneira fiz uma reflexão sobre amizade no meu blog. Dediquei-a a ti. Me inspirei no Tanquerey.
ResponderExcluirAbraços,
Claudemir Leandro.
P.S.: Mas você não disse o que seria do Everton, por que ele mudará? Será este mais um fruto do GRAA?
kk...
ResponderExcluirSobre a postagem que me dedicaste, eu já a li e agradeço pela homenagem...
Sobre o Everton, a sua viagem propriamente dita não é fruto do GRAA, mas ainda assim ele levará muitos frutos do GRAA sim...
Abraço.
Meus parábens, Fábio! Vi agora pelo teu blog.
ResponderExcluirContinue firme na luta com a graça de Deus!
Abraços!
Magna, obrigado pelos parabéns.
ResponderExcluirSigamos na luta.
Grande Abraço. Pax.