Tradutor / Translator


English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Em visita à Livraria Paulinas

Em nova visita à livraria Paulinas, em Maceió, é espantoso como os livros do Augusto Cury vão ganhando espaço nas prateleiras. Há também diversos outros livros modernos - não necessariamente modernistas - e outras coisas que bem poderiam chamar-se desinteressantes.

Muitos outros livros, clássicos da espiritualidade, filosofia e teologia católicas, ou lá não estavam, ou andavam bem escondidos, ou foram todos vendidos, ou simplesmente não os vi. Não sei... Não quero dizer que não havia livros interessantes (os havia sim), mas há muitos outros que deveriam constar.

Esclarecendo: dentre os livros interessantes que faço menção, não incluo, com certeza, os do Augusto Cury, nem os do seu equivalente em matéria de vendas, o monge Anselm Grün.

Uma coisa, porém, que notei é que há livros tratando da espiritualidade de alguns santos, mas que trazem como título o sugestivo nome de "releitura". Não sei, de fato, do que se tratava. Cheguei a ler a capa posterior de um deles, mas o que aparenta é que são tentativas de dar uma interpretação alternativa à obra do santo. Ora, isto é muito confortável de se fazer... é como um livre exame. 

Veja só: se os santos denunciam a nossa hipocrisia e mediocridade, nada mais fácil do que demonstrar que eles foram, na verdade, produtos do seu tempo, da sua cultura e que os exageros de suas expressões devem ser lidos à luz da modernidade.

Isso é somente uma suposição. Mas... do jeito que as coisas vão, eu ficaria surpreso se não fosse assim.
Havia até um livro cujo título era: "Cristo precisa da Igreja?" Não sei o que tinha lá, não sei se a resposta era positiva ou negativa, então me isento de dizê-lo, mas...

Enfim, os clássicos sumiram. Uma das exceções que vi é que havia a Suma Teológica em seis tomos para vender, embora estivesse em meio a outras coisas que não lhe chegam aos pés e o preço de cada livro fosse um tanto salgado.

Fábio.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Ah, interessante: Procurando por alguma coisa de interessante num alfarrábio, encontrei uma obra curiosa: "A Teologia da Libertação à Luz da Renovação Carismática"... rs..

    Que coisa....

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar. Mas, se for criticar, atenha-se aos argumentos. Pax.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...